Simplificar a gestão de TI é a chave para o sucesso. Entenda!

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Simplificar a gestão de TI é a chave para o sucesso. Entenda!

A adoção em larga escala de tecnologias como a computação em nuvem, a internet das coisas, o big data e novas políticas de gestão tornaram o ambiente computacional mais complexo. A atual infraestrutura de TI corporativa, composta por vários equipamentos e softwares que conversam entre si constantemente, exige do gestor de TI uma grande flexibilidade, uma vez que ele irá lidar com profissionais de várias áreas constantemente. Além disso, as chances de um erro levar a problemas operacionais são altas, já que qualquer gargalo pode impactar no dia a dia do negócio.

Nesse cenário, um dos maiores desafios enfrentados pelo gestor de TI passou a ser a necessidade de simplificar suas políticas de governança. Tornar processos, rotinas e políticas mais flexíveis pode ser visto como uma abordagem estratégica, que aumenta a produtividade do setor e a capacidade de profissionais atenderem às demandas do mercado. Para que isso seja possível, é necessário mudar a forma como a gestão de infraestrutura é vista, indo em busca de processos e tecnologias mais ágeis e com maior flexibilidade.

Quer saber como isso pode ser feito? Então veja a nossa lista com cinco dicas para simplificar a sua gestão de TI!

1. Invista na computação em nuvem

A computação em nuvem é uma das principais tecnologias que surgiram no mercado de TI corporativa nos últimos anos. A execução de plataformas de serviço e sistemas computacionais em ambientes de cloud trouxe mais flexibilidade, agilidade e escalabilidade para uma série de soluções empresariais. Além disso, a nuvem torna a gestão do negócio mais simples e com um custo operacional mais preciso.

Ao investir em soluções baseadas na nuvem, o gestor de TI consegue diminuir a sua carga operacional e tornar os seus processos mais ágeis. Várias rotinas de manutenção de infraestrutura são eliminadas sem que isso cause uma queda de desempenho no ambiente computacional do negócio. E como atualizações e modificações nas ferramentas serão distribuídas com mais agilidade, o tempo necessário para adaptação a novos softwares será reduzido.

A simplificação da gestão de TI também se dará por meio dos modelos de negócio das soluções de cloud computing. Por serem mais flexíveis, a empresa terá mais facilidade para se planejar, além de ter um custo operacional mais preciso. Assim, a estrutura orçamentária do setor será mais robusta e com um impacto menor nos resultados da companhia.

2. Adote metodologias de trabalho integradas

A integração entre profissionais pode ser a chave para o sucesso de uma série de estratégias operacionais e projetos de TI. Ao garantir que todos os técnicos e analistas atuem lado a lado, o gestor de TI consegue reduzir o tempo necessário para a execução de atividades, amplia a produtividade da área e reduz o número de conflitos que ocorrem diariamente. Vale destacar, também, que essa abordagem aumenta a eficiência das rotinas do setor, o que terá um impacto direto na forma como o empreendimento presta seus serviços a clientes e parceiros comerciais.

Uma das metodologias baseadas na integração operacional é a DevOps. Criada com foco nos ambientes de desenvolvimento de software, essa forma de trabalho trouxe mais agilidade e fluidez para os projetos de criação de sistemas no mundo todo. O DevOps tem a sua base nas metodologias ágeis, que utilizam um conjunto de técnicas para ampliar a produtividade de cada time e, consequentemente, a sua capacidade de entrega de metas.

Times são divididos em pequenos grupos, com tarefas sendo distribuídas de acordo com os conhecimentos de cada profissional. Métricas e indicadores tornam-se ferramentas para que o gestor consiga rastrear falhas e gargalos operacionais. E por uma rotina constante de feedbacks, tais problemas são eliminados, criando um fluxo de melhorias contínuas para o negócio. 

3. Otimize a distribuição de tarefas

Como dito anteriormente, a distribuição de tarefas é crucial para que a empresa consiga tornar o seu fluxo de trabalho mais ágil e simples. Gestores devem evitar que os seus times fiquem sobrecarregados com um grande conjunto de atividades a serem executadas em um prazo curto, diminuindo a quantidade de erros operacionais. Para que isso não ocorra com frequência, a empresa pode investir em ferramentas que tornam a rotina do setor mais automatizada.

Sistemas de monitoramento, execução automática de rotinas e scripts eliminam a necessidade de profissionais terem de executar tarefas repetitivas continuamente. Eles podem ser implementados para que a empresa consiga identificar vulnerabilidades com mais agilidade e executar rotinas de manutenção em tempo real. Com isso, a infraestrutura de TI é mantida com alto desempenho, com analistas podendo priorizar atividades críticas para a empresa.

4. Tenha uma governança de TI efetiva

Bons modelos de governança de TI posicionam o setor em um ponto estratégico dentro da cadeia operacional do negócio. Quando o gestor passa a ver a sua área como uma que é vital para o sucesso das abordagens de mercado do empreendimento, expectativas e metas são alinhadas para que toda a empresa possa trabalhar lado a lado em busca de lucros maiores e menos burocracia.

Novas metodologias podem ser adotadas e rotinas racionalizadas. Todos os processos internos terão um alinhamento maior com os objetivos de médio e longo prazo da empresa. Assim, será possível criar um ciclo contínuo de geração de valor por meio da infraestrutura de TI. 

5. Adote o Bring Your Own Device (BYOD)

Sigla para “Traga o Seu Próprio Dispositivo”, BYOD é um termo utilizado para descrever políticas de gestão onde profissionais são incentivados a utilizarem os próprios aparelhos dentro do ambiente corporativo. Essa mudança de perspectiva possui um grande impacto no dia a dia da empresa, reduzindo custos, aumentando a performance de colaboradores e melhorando a qualidade de vida interna.

A adoção do BYOD diminui parte da carga de trabalho dos profissionais de TI de um negócio, que não terão mais de focar parte do seu tempo em atividades relacionadas à manutenção de computadores de trabalho e à troca de suas peças. No entanto, para que essa política seja adotada com sucesso, a empresa deve definir padrões de segurança digital e privacidade rígidos. Isso impedirá que um equipamento comprometido possa ser utilizado como porta de acesso aos recursos internos da empresa. Assim, a companhia pode tornar as suas rotinas mais flexíveis sem que isso impacte a sua segurança digital.

E você, o que faria para tornar a sua gestão de TI mais simples? Entre em contato através do telefone (16) 3602.8508 ou envie um e-mail para [email protected]

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