Glossário: 12 termos da computação em nuvem que você precisa conhecer

Redacao Maximiza Redacao Maximiza
Glossário: 12 termos da computação em nuvem que você precisa conhecer

Com uma aplicabilidade cada vez maior e mais presente em nossas vidas, a computação em nuvem tem mostrado ser uma tendência que veio para se estabelecer no mercado de T.I. Contudo, muitas ainda são as dúvidas que pairam sobre esta moderna tecnologia, principalmente no que diz respeito ao seu funcionamento e também quanto às terminologias que envolvem a Cloud Computing.

Pensando nisso, hoje esclareceremos alguns dos termos mais utilizados no mundo da computação em nuvem para que você possa entender melhor esse recurso. Para facilitar as coisas, vamos antes explicar para você o que de fato é Cloud Computing.

Apesar da terminologia parecer se referir a algo complexo, na realidade trata-se de uma tecnologia de princípio bem simples. Cloud Computing ou computação em nuvem é um recurso que possibilita que uma empresa ou um usuário comum possa rodar aplicações ou utilizar serviços dos mais diversos tipos de forma remota, via internet, sem que estejam instaladas em seu dispositivo local.

A partir dessa definição, já é possível entender um pouco sobre a operação do sistema de computação em nuvem. Listaremos agora alguns termos técnicos que, provavelmente, você irá encontrar a respeito do assunto e que podem gerar dúvidas. Continue a leitura e confira!

Saiba como a IT Broker aumentou sua rentabilidade com a ajuda da nuvem!

Confira como a nuvem ajudou a Tracan a otimizar os negócios! 

Maximiza é destaque no Microsoft Inspire para soluções Cloud e casos de sucesso, em Washington, D.C.

1 – Data Center

Esse termo é utilizado para definir o ambiente onde existe uma grande quantidade de servidores, equipamentos de processamento e armazenamento de dados, além de outros sistemas de rede. É uma gigantesca estrutura de máquinas operando em conjunto.

2 – Big Data

É o que define toda a infraestrutura física utilizada para trabalhar com um fluxo imenso de dados que circulam nas mais diversas atividades do cotidiano.

3 – PaaS (Plataform as a Service ou Plataforma como Serviço)

Tal terminologia é empregada para definir um ambiente baseado na nuvem em que é possível desenvolver, testar, executar e gerenciar as aplicações. Esses recursos são fornecidos por meio de um provedor de serviços de nuvem e acessíveis por uma conexão via internet.

4 – SaaS (Software as a Service ou Software como Serviço)

É o uso de um software em regime de utilização web. Em outras palavras, é um programa que não é instalado em nenhum computador e é utilizado como um serviço pela internet. A título de exemplo temos o Spotify® e Google Docs.

5 – IaaS (Infrastructure as a Service ou Infraestrutura como Serviço)

Neste modelo, contrata-se a infraestrutura como um serviço com base na demanda de recursos físicos, hardware, servidores e discos de armazenamento. Assim, todo esse aparato físico fica à disposição do contratante, que só paga pelo que utilizar.

6 – Nuvem privada

As nuvens privadas são as construídas unicamente para atender um determinado usuário. Esse usuário tem total controle sobre seus recursos. Nessa arquitetura, existe mais privacidade e segurança, contudo, o custo tende a ser maior.

7 – Nuvem pública

É a terminologia utilizada para definir o modelo, sem dúvida, mais utilizado de computação em nuvem. Por meio dele, diferentemente da nuvem privada, o serviço é prestado de forma compartilhada por um fornecedor a usuários comuns ou a empresas pela internet.

Esse modelo tem como um dos principais benefícios a redução de custos, já que a operação é compartilhada, sendo indicada para empresas de pequeno e médio porte que trabalham com uma quantidade menor de dados sigilosos.

8 – Nuvem híbrida

Como o próprio nome já induz, trata-se de um sistema mesclado que possibilita manter os serviços na nuvem privada e também na nuvem pública de forma simultânea.

É um modelo que permite ao usuário ou à empresa estabelecer a melhor dinâmica para a operacionalização dos seu negócios, utilizando as melhores características dos dois modelos de nuvem.

9 – Load Balancer em Cloud

Essa é uma terminologia um pouco complicada, mas que vale a pena você saber. O Load Balancer em Cloud é uma técnica utilizada para distribuir a carga de trabalho exigida dos computadores de maneira uniforme. É uma maneira de distribuir a demanda igualmente em diversos hardwares, como os processadores, enlaces de rede, discos rígidos, entre outros. Isso otimiza o desempenho, melhora o tempo de resposta das solicitações e evita sobrecarga em algum componente.

10 – Servidor Cloud

É a tecnologia usada para guardar dados e informações importantes na nuvem com possibilidade de acesso a qualquer momento e por qualquer dispositivo móvel conectado à internet, mediante fornecimento de credenciais de login e senha. É, em suma, uma forma de manter esses dados e informações seguros na nuvem — uma forma de fazer backup sem a necessidade de mídias físicas.

11 – VPN (Virtual Private Network)

A base da computação em nuvem está na possibilidade de utilizar diversos recursos remotamente por meio da internet. Dessa forma, invariavelmente, os dados de um cliente irão trafegar de um ponto até a nuvem. E é aí que o conceito de VPN é importante!

A VPN é uma rede privada, mas que utiliza da infraestrutura de uma rede pública, no caso a internet, para transportar dados e informações de maneira segura. Ela cria uma espécie de túnel, por onde essas informações trafegam livres de interferências externas, além de criptografá-las.

12 – Escalabilidade

É comum se deparar com esse termo quando o assunto é computação em nuvem. Escalabilidade é uma das características e também um dos benefícios da Cloud Computing. É ela quem define a possibilidade do serviço de nuvem se adaptar à demanda do usuário. Em outras palavras, é a possibilidade de expansão dos recursos tecnológicos disponíveis conforme a demanda.

Por exemplo: uma loja online que utiliza o serviço de nuvem, em razão da chegada das festividades natalinas, tem um aumento na quantidade de acessos em seu site. Nesse período, em razão da escalabilidade, é possível que a loja solicite mais recursos da nuvem para atender a demanda e depois retornar, pagando apenas pelo que utilizou.

Por fim, ao entrar em contato com o mundo da computação em nuvem, certamente em algum momento você irá se deparar com alguns dos termos listados aqui. Felizmente, agora você já sabe o que eles significam, não é mesmo?

Contudo, se ainda tem curiosidade ou alguma dúvida sobre a computação em nuvem, não deixe de conferir este outro artigo: Computação em nuvem: Tire aqui todas as suas dúvidas! Nele encontrará tudo o que precisa saber sobre essa tecnologia!

Veja também

Copilot no chat, melhorias para reuniões e mais: Novos recursos no Teams

Copilot no chat, melhorias para reuniões e mais: Novos recursos no Teams

Com a nova experiência do Copilot no chat do Teams, agora é possível acessar o app acima de seu bate-papo. A atualização…

CONTINUE LENDO
Atualizações de produtos e recursos Azure estão disponíveis no Brasil 

Atualizações de produtos e recursos Azure estão disponíveis no Brasil 

Azure Ultra Disk Storage e Azure Red Hat OpenShift são alguns recursos Azure que estão disponíveis agora no Brasil; Com…

CONTINUE LENDO
Bing Chat Enterprise, Sales Copilot e mais: as novidades de IA Microsoft

Bing Chat Enterprise, Sales Copilot e mais: as novidades de IA Microsoft

Resumo No último Microsoft Inspire 2023, a Microsoft anunciou os próximos passos que capacitam o trabalho alimentado por IA. Entre…

CONTINUE LENDO