Cloud computing e sucesso do cliente: descubra essa relação incrível

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Cloud computing e sucesso do cliente: descubra essa relação incrível

O valor de uma marca vai muito além daquilo que ela produz e entrega ao cliente. Relacionamento é uma das preocupações fundamentais de quem quer se manter de portas abertas, oferecendo serviços em software.

A nuvem democratizou o acesso a essa tecnologia e trouxe para o nosso cotidiano alternativas online que podem ser implementadas com alguns cliques. Cloud computing e sucesso do cliente passaram a ter uma relação intimamente conectada desde então.

Enquanto a nuvem pode agregar valor a seus atendimentos, ela também cria alguns problemas. As provedoras têm seu lucro atrelado a contratação do serviço, que é pago por assinatura mensal ou anual. Isso coloca as empresas reféns de seus consumidores, já que sua renda depende de um fluxo constante de negócios e cada vez mais de satisfação.

Oferecer a melhor tecnologia não é mais o suficiente para assegurar os rendimentos, e estar ao alcance do cliente é mais importante do que nunca. A nuvem dá à sua empresa os recursos para fazer ambos com eficiência. Conheça melhor a incrível relação entre cloud computing e sucesso do cliente!

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Maximiza é destaque no Microsoft Inspire para soluções Cloud e casos de sucesso, em Washington, D.C.

Como a computação em nuvem altera o relacionamento com o cliente?

A computação em nuvem, por si só, já revoluciona o relacionamento com o cliente, pois dá a ele completo controle sobre as ferramentas que utiliza. Agregar a essas plataformas estratégias que permitam sua empresa se comunicar de forma mais eficiente com cada negócio parceiro, é fundamental para que a revolução funcione também para sua organização.

A perda de clientes é o principal motivo que faz um SaaS (Software as a Service, ou Software como Serviço, em tradução livre) sair de mercado, e preços competitivos se tornaram a norma.

Construir canais se beneficiando da flexibilidade do mobile permite que o autosserviço funcione melhor e faz com que clientes se sintam mais seguros na implementação de uma atividade. Não importa em que área sua empresa pretende oferecer soluções em cloud computing, integrar recursos de engajamento à plataforma é investir no sucesso do cliente.

Plataformas integradas e comunicação eficiente

Fidelização é uma realidade, e hoje apenas um em cada quatro americanos diz não se sentir conectado a nenhuma marca. A maioria deles (um incrível 56%, de acordo com a Harris Interactive) mudaria de marca por um tratamento melhor a qualquer instante. Outro fato relevante que descobrimos nessa pesquisa é a importância de construir canais alternativos, que possibilitam sua empresa atender prontamente.

Oitenta e seis por cento dos consumidores esperam que marcas ofereçam mais de um canal de atendimento e horários alternativos nos quais possam solucionar demandas. Desses, 68% consideram uma companhia obsoleta e deixariam de fazer negócio com ela, caso existisse apenas um telefone como forma de contato.

Aplicativos, serviços de mensagens e helpdesks online são algumas das alternativas preferenciais desses consumidores.

Computação em nuvem e sucesso do cliente: maximizando resultados

Sucesso do cliente é a nova fronteira do SaaS, e entender e maximizar os resultados obtidos com cloud computing é um dos grandes desafios para sua empresa. Modelos de gestão que dependem de assinaturas mensais têm uma janela de oportunidades curta para encantar e surpreender seus clientes.

Com a alta competitividade, se um deles não se adapta a seu produto em no máximo três meses, a probabilidade é que busque um novo software para atender suas necessidades, o que faz sua empresa perder negócios.

Perder usuários porque seu software não deu conta do recado custa caro. Estudos do Gartner e da Harvard Business Review indicam o poder da fidelização no sucesso de uma marca e sinalizam que 80% da futura receita de uma empresa virão dos 20% de clientes mais fiéis, um consumidor que custa até 25 vezes menos para ser conquistado.

Sucesso é o cumprimento de expectativas

Cumprir as promessas feitas na hora que o cliente assinou o serviço é grande parte da estratégia de sucesso do cliente, o que exige otimização da tecnologia por parte das provedoras. Empresas de SaaS B2B têm de se beneficiar de um atendimento exclusivo e infraestrutura reforçada para lidar com a demanda de clientes maiores.

O sucesso do cliente deve ser proativo. A empresa precisa buscar seus principais consumidores para obtenção de feedback, entrando em contato com os gestores para entender se o seu software realmente atende às necessidades do cliente e como a tecnologia está sendo utilizada em sua organização.

O papel do gerente de sucesso

A maioria das provedoras de SaaS obtém resultados melhores com a contratação de um gerente de sucesso do cliente. Esse profissional tem como objetivo a satisfação do consumidor, e para isso busca soluções de longo prazo, capazes de construir um relacionamento com as empresas. Sua prioridade é reter negócios, mas ele tem atividades bem distintas das de um profissional de suporte.

Os gerentes de sucesso precisam estar atentos aos pontos de sinergia entre as estratégias de sua empresa e do cliente, aproximando os líderes dessas companhias à sua tecnologia. Oferecer treinamentos, workshops e apoio ao consumidor são integrais para o sucesso de um negócio em cloud computing.

Soluções de atendimento na nuvem

A cloud computing também muda as ferramentas que empresas têm para se integrarem melhor à rotina dos consumidores. Um negócio pequeno, por exemplo, não poderia manter a estrutura necessária para oferecer atendimento em tempo real, caso não existissem serviços na nuvem.

Eles permitem que um único atendente lide com diversas demandas, desde reclamações a dúvidas de suporte, por meio de interfaces unificadas que simplificam a administração de tickets e o acompanhamento das demandas.

Assim como seu negócio, funcionam com modelos de SaaS, o que as dá um excelente custo-benefício. Detectar onde e como seu consumidor deseja estabelecer contato e se fazer presente, é estratégico para a sobrevivência de qualquer empresa.

Cloud computing e sucesso do cliente têm uma relação mútua, e as ferramentas utilizadas na implementação de um deve servir às estratégias do outro. A tecnologia deve caminhar sempre lado a lado com o foco do seu negócio, e na nuvem essa realidade fica mais próxima.

Ainda tem dúvidas sobre como a cloud computing funciona e por que é tão importante para sua empresa? Conheça as modalidades de cloud e entenda melhor essa tecnologia!

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