3 dicas para começar a utilizar o Data Analytics em sua empresa

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3 dicas para começar a utilizar o Data Analytics em sua empresa

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Não é mais segredo que utilizar o Data Analytics nos negócios pode ser extremamente interessante para empresas de qualquer tamanho ou segmento.

Apesar disso, um estudo mostrou que quase 46% dos comerciantes passam por dificuldades ao tentar obter análises compatíveis e insights que possam lhes fornecer vantagem competitiva e lhes colocar à frente dos seus concorrentes.

Pensando nisso, hoje ajudaremos você a começar a utilizar o Data Analytics, mostrando ainda como sua empresa pode se beneficiar desse poderoso recurso.

COMO UTILIZAR O DATA ANALYTICS NA MINHA EMPRESA?

1. Rastreando vendas por meio de fontes de campanha 

A maioria das empresas possui meios de gerar leads, geralmente no próprio website. Mas, além disso, é preciso direcionar esse tráfego para um sistema onde você possa utilizá-lo.

É possível usar diferentes meios para captar esse tráfego, incluindo AdWords, e-mail, redes sociais e eventos especiais, como webinars e apresentações de conferências.

Considerando que o tempo e o orçamento da sua empresa têm um limite, certamente será de grande utilidade saber quais abordagens funcionam melhor. Isso permitirá o direcionamento correto dos esforços da companhia no futuro.

2. Fazendo análises preditivas

Considerada como a próxima grande tendência de mercado, a análise preditiva é extremamente útil para a equipe de vendas. Esse tipo de tecnologia possibilita que as empresas coletem dados a respeito de comportamentos passados para prever futuras ações e eventos.

Se uma companhia costuma vender determinado produto, por exemplo, a análise preditiva permite estudar as interações com os clientes anteriores e prever onde serão as possíveis vendas futuras desse produto.

Em vez de perder tempo fazendo ligações para clientes que provavelmente não se interessarão por aquele produto, a equipe pode utilizar a análise preditiva para buscar os nomes da lista que são mais propensos a se interessar pelo que está sendo vendido.

3. Criando campanhas de e-mail

O e-mail é um ótimo meio de alcançar um grande público e abranger diversas perspectivas ao mesmo tempo. A maior parte dos destinatários não comprará algum produto diretamente de um e-mail, entretanto, eles podem solicitar mais informações.

Por meio da análise de dados, é possível usar essa solicitação de informação para determinar qual tipo de assunto gera mais chances de um contato bem-sucedido com o usuário.

Também é possível utilizar o Data Analytics para definir o melhor horário e dia para enviar e-mails para a lista de potenciais clientes da sua empresa, disponibilizando essa informação para que o restante da equipe a utilize no futuro.

QUAIS SETORES DA EMPRESA PODEM SER BENEFICIADOS?

Com o uso do Data Analytics, outros setores da sua empresa também podem ser beneficiados. Confira:

1. Cultura e Recursos Humanos

Ao tratar dos possíveis usos da análise de dados em uma empresa, o setor de RH ainda é pouco considerado.

Utilizar esse tipo de tecnologia é bastante útil, pois possibilita mensurar o desempenho e auxiliar no entendimento do perfil da empresa e seus funcionários. Dessa forma, você pode contar também com contratações cada vez mais precisas e colaboradores com maior afinidade com os objetivos da companhia.

2. Desenvolvimento de negócios

Esse é o setor que geralmente recebe os resultados das análises. Além disso, a área comercial costuma se beneficiar bastante quando pode contar com os resultados de uma equipe de desenvolvimento de negócios.

Essas informações podem ser utilizadas para a avaliação de tendências de compras dos clientes, previsão de variações no câmbio, definição de público da empresa ou, ainda, para pesquisas de satisfação do consumidor.

3. Comunicação e Marketing

A área de marketing e comunicação das empresas também é uma grande beneficiada dos serviços de Data Analytics, visto que é responsável por acompanhar a ação da concorrência e os comportamentos do público e, então, auxiliar na definição de setores do mercado.

Além disso, a equipe de marketing também é capaz de analisar o desenvolvimento da imagem da empresa no decorrer dos anos.

Entendeu um pouco melhor como utilizar o Data Analytics na sua empresa? Então saiba mais sobre a análise de dados! E conte com a Maximiza para contribuir para a gestão automatizada do seu negócio!

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