5 dicas para ter sucesso em projetos de TI

5 dicas para ter sucesso em projetos de TI

Redacao Maximiza Redacao Maximiza
5 dicas para ter sucesso em projetos de TI

Entre as atividades de um profissional de TI, a gestão de projetos está entre as mais desafiadoras. Esse tipo de exercício coloca em prática as habilidades do gestor, que precisa avaliar corretamente uma série de fatores e, ao mesmo tempo, garantir a conformidade do negócio com prazos e métricas. Diante disso, muitas pessoas adotam técnicas para garantir o sucesso de cada iniciativa.

Da integração de equipes ao uso de novas tecnologias, várias são as formas de otimizar um projeto de TI. Quer saber quais são as principais? Então veja o nosso texto de hoje!

1. Investir em computação na nuvem

A computação na nuvem é uma das principais tecnologias que foram abraçadas pelo mercado corporativo na última década. A execução de serviços em servidores remotos traz mais agilidade, escalabilidade e economia para vários empreendimentos. Assim, é possível criar serviços e modelos operacionais mais funcionais e com maior performance.

Serviços na nuvem auxiliam gestores a tornarem os seus times mais integrados e ágeis. É possível criar plataformas de trabalho integradas à nuvem, que são acessíveis via rede em qualquer local do mundo. Isso será fundamental para a implementação de metodologias como a ITIL e o DevOps.

Em projetos de desenvolvimento, a computação na nuvem pode ser utilizada para a criação e o teste de softwares. Máquinas virtuais mais escaláveis e que simulam com mais precisão tornam o sistema final mais eficaz. Já as ferramentas de versionamento integradas à nuvem são mais ágeis e confiáveis.

2. Otimizar a distribuição de Tarefas

Um fator que tem grande influência na aderência a prazos é a forma como o gestor de TI distribui tarefas para os seus profissionais. Conseguir criar uma rotina de trabalho ágil, que aproveite o melhor de cada profissional e tenha baixo índice de gargalos operacionais é fundamental para garantir o sucesso de várias iniciativas. Nesse sentido, a tecnologia pode ser empregada por empreendimentos que buscam um fluxo de trabalho mais eficaz.

Nesse cenário, aplicativos como Wunderlist e Trello podem ser empregados pela companhia. Com eles, gestores de TI conseguem distribuir atividades, acompanhar o progresso de cada profissional e avaliar quais são os setores com maiores gargalos.

3. Integrar times de profissionais

A integração entre equipes de desenvolvimento, operações e testes agilizará a entrega de metas e melhora de indicadores. Esse processo pode ser feito com o auxílio do DevOps, uma política operacional inspirada nas metodologias ágeis e que torna os fluxos de trabalho do negócio mais eficientes.

Trata-se de uma cultura de trabalho, onde times são reduzidos, novas rotinas adotadas e processos otimizados. Com processos mais flexíveis, a capacidade da empresa responder às demandas do mercado torna-se maior. Projetos podem ser alterados sem um grande impacto no prazo final para a entrega de produtos.

O gestor de TI que escolher instalar o DevOps no seu empreendimento precisa adotar uma série de medidas. Para diminuir o impacto de problemas iniciais na rotina do negócio, a empresa pode utilizar essa metodologia em projetos menores. Assim, a capacidade de times se adaptarem ao novo fluxo de trabalho é ampliada.

Indicadores e métricas também podem ser utilizados para avaliar a forma como as novas rotinas estão impactando os fluxos operacionais. Avaliando como cada medida impacta os processos do negócio, será possível adotar medidas para tornar o uso do DevOps mais integrado a cada projeto.

Além disso, as ferramentas de TI que o empreendimento utilizará possuem um grande impacto nos fluxos dos projetos do negócio. Busque as que se adaptam melhor às necessidades de cada iniciativa e facilitam a criação de um ambiente de trabalho integrado.

4. Utilizar metodologias ágeis

A metodologia de desenvolvimento adotada em um projeto de TI possui um grande impacto na forma como o produto final será entregue. Ela pode tornar um software mais eficaz, robusto ou garantir a entrega de updates em maior velocidade. E em um cenário onde desenvolvedores precisam se adaptar rapidamente às mudanças do mercado e criar produtos que recebem novas funções em prazos menores, as metodologias ágeis ganham destaque.

Também chamadas de Agile, essa forma de criar produtos ganhou espaço nos últimos anos. Ao serem utilizadas, novas formas de documentar um softwares são adotadas, criando um ambiente de trabalho com maior colaboração entre developers, mais capacidade de resposta a mudanças e uso de ferramentas mais eficazes. O gerenciamento de projetos passa a ser mais dinâmico e flexível, o que afetará a segmentação de rotinas e diminuirá os gargalos de cada projeto.

O maior impacto causado pelas metodologias ágeis está na produtividade de profissionais. Com as mudanças implementadas em rotinas operacionais, cada desenvolvedor conseguirá fazer alterações no código fonte com prazos menores. Consequentemente, toda a equipe passará a ter uma forte aderência a prazos.

As metodologias ágeis podem ser vistas como uma opção de planejamento estratégica. Por meio dela, gestores conseguem aumentar a produtividade de sua equipe, o que tornará o tempo de resposta a demandas menor, além da otimização dos fluxos de trabalho.

5. Adotar boas práticas de gestão

Muitas empresas buscam boas práticas de gestão para tornar os seus processos mais ágeis e eficazes. Além das políticas mencionadas acima, uma série de práticas podem ser implementadas para que os fluxos de trabalho em projetos de TI tenham menos gargalos e maior agilidade. Entre as mais conhecidas, podemos citar a Biblioteca ITIL.

Sigla para Information Technology Infrastructure Library, a Biblioteca ITIL é um conjunto de rotinas de gestão que podem ser adotadas por profissionais de TI de várias áreas. Elas buscam tornar os processos de um negócio voltados para as necessidades do usuário, mudando o direcionamento de atividades e a forma como as estratégias são formuladas.

A ITIL é constituída de cinco livros, cada um tratando de um ponto das práticas de gestão de TI. A sua principal vantagem é a flexibilidade que permite que um empreendimento adote as que estão mais alinhadas com os objetivos de cada projeto de médio e longo prazo. Assim, é possível otimizar vários processos simultaneamente, com mais flexibilidade e performance.

Gostou do nosso texto? Aproveite e baixe o nosso ebook com tudo que você precisa saber para ter sucesso na gestão de TI!

Veja também

Copilot no chat, melhorias para reuniões e mais: Novos recursos no Teams

Copilot no chat, melhorias para reuniões e mais: Novos recursos no Teams

Com a nova experiência do Copilot no chat do Teams, agora é possível acessar o app acima de seu bate-papo. A atualização…

CONTINUE LENDO
Atualizações de produtos e recursos Azure estão disponíveis no Brasil 

Atualizações de produtos e recursos Azure estão disponíveis no Brasil 

Azure Ultra Disk Storage e Azure Red Hat OpenShift são alguns recursos Azure que estão disponíveis agora no Brasil; Com…

CONTINUE LENDO
Bing Chat Enterprise, Sales Copilot e mais: as novidades de IA Microsoft

Bing Chat Enterprise, Sales Copilot e mais: as novidades de IA Microsoft

Resumo No último Microsoft Inspire 2023, a Microsoft anunciou os próximos passos que capacitam o trabalho alimentado por IA. Entre…

CONTINUE LENDO