Armazenamento em Nuvem: O que esperar em um futuro próximo?

Redacao Maximiza Redacao Maximiza
Armazenamento em Nuvem: O que esperar em um futuro próximo?

giphy
Talvez nenhum assunto tenha sido tão comentado nos últimos anos dentro de armazenamento do que a nuvem (cloud computing). Por aqui, a gente já abordou bastante o tema, discutindo dúvidas e termos, esclarecendo mitos, falando sobre o poder que essa tecnologia tem para pequenas e médias empresas, porque utilizá-la como backup é uma boa solução, entre outros.
Mas quando falamos no futuro próximo, sobre uma ferramenta que tem se popularizado cada vez mais e passou de secundária para essencial na estratégia de crescimento em qualquer área do mercado, quais seriam os próximos passos?
Quem trabalha com TI sabe que manter-se informado é estar sempre um passo a frente. Pensando nisso, buscamos alguns insights, mudanças e tendências em cloud computing a curtíssimo prazo. Confira!

Gastos em Nuvem mais assertivos

Inicialmente, o cloud computing dentro dos escritórios tornava o gerenciamento de custos desafiador. Os responsáveis pela TI buscavam diversas soluções e alternativas para tirar o máximo da tecnologia. Atualmente, existem empresas que buscam avaliar e investir na nuvem de forma mais assertiva (como é o caso da Maximiza). Algumas empresas, inclusive, possuem profissionais especializados ou contratam uma parceria de consultoria apenas para garantir os melhores resultados. Daqui pra frente, veremos isso cada vez mais.

Cloud Monitoring como um serviço

Monitorar o sistema de nuvem também se transformou em um serviço. Chamado de CMaaS, o cloud monitoring ajuda a analisar performance, disponibilidade da infraestrutura de TI, detecta falhas no sistema, ameaças externas, e torna a empresa mais produtiva pelo maior tempo possível.

Portabilidade de Sistemas

Os provedores de serviços em nuvem (CSPs) cresceram muito nos últimos anos. Outra grande tendência é o aumento, cada vez mais, do uso de containers para o desenvolvimento de softwares, aplicativos e sistemas. A maioria dos grandes CSPs, como o Microsoft Azure, oferecem facilidades para esse tipo de estratégia modular e permitem que o TI migre todo o código de um serviço para o outro com facilidade. Assim, se você precisar futuramente de uma solução melhor para hospedar seu sistema, a mudança pode ser feita em menos tempo.
giphy-1

Armazenamento em Nuvem múltipla

A nuvem pública assume cada vez mais seu papel na operação de empresas. E o armazenamento em várias nuvens ainda tem alguns desafios. Mover dados para dentro e para fora da nuvem pode ser um pouco mais lento do que transferi-los para os sistemas locais. Porém uma excelente solução e cada vez mais adotada pelas empresas são os modelos de entrega híbridos e armazenamento de trabalho em várias nuvens. Esse modelo exige um modelo de armazenamento flexível.
Com ele, você também pode reduzir seus riscos de perda de dados ou tempo de inatividade se um dos seus serviços falhar. Por exemplo, se o provedor de nuvem pública tiver uma interrupção, seus clientes ainda poderão acessar os dados replicados em outras nuvens. A ideia por trás do modelo é a possibilidade de obter o melhor de cada provedor, levando em conta aspectos relativos a custo e performance.

Software Defined Storage (SDS) ou Armazenamento definido por Software

Ao adotar o Software-Defined Storage (SDS – armazenamento em softwares), as empresas de TI podem adicionar capacidade no armazenamento à medida que a demanda aumenta, — ao contrário de ter que investir em mais e mais hardware para arrays de armazenamento tradicionais. O SDS permite mais flexibilidade e traz custos mais baixos. Essa parece ser outra grande tendência para um futuro próximo, já que a gigantesca (e crescente) quantidade de dispositivos móveis em uso está causando um boom na quantidade de informações armazenadas na internet.
O sucesso do SDS está justamente nessa capacidade dos fornecedores de desenvolverem soluções que coloquem os dados certos, no lugar e na hora adequadas e com o custo justo.
giphy-2

Tecnologia 5G

Com o surgimento da tecnologia 5G, a velocidade de conexão será muito mais prática e rápida. Muitas empresas já estão realizando testes para realizar tarefas em nuvem e isso fornecerá uma maior agilidade necessária para migrarem definitivamente para esse tipo de armazenamento também.
Existem inúmeros estudos sobre como a implantação da tecnologia em nuvem traz economia e outros benefícios para os negócios e equipes de TI. Quando as empresas delegam a um fornecedor com boa infraestrutura e tecnologia, o desenvolvimento da solução se torna menos arriscada.

Nós estamos prontos para maximizar a sua empresa! Entre em contato agora e conheça nossas soluções de armazenamento em nuvem!

Imagens: Giphy

Veja também

Desbloqueie o potencial dos registros de chamadas no Microsoft Teams

Desbloqueie o potencial dos registros de chamadas no Microsoft Teams

O Call Record Insights simplifica a maneira de extrair dados úteis dos registros de chamadas no Microsoft Teams; O Microsoft…

CONTINUE LENDO
Copilot no Teams: novos recursos aprimoram colaborações e reuniões híbridas

Copilot no Teams: novos recursos aprimoram colaborações e reuniões híbridas

Novos aprimoramentos do Copilot no Teams chegam para turbinar a colaboração e tornar as reuniões híbridas ainda melhores; Uma recente…

CONTINUE LENDO
Microsoft 365 Copilot otimiza o fluxo de trabalho para PMEs

Microsoft 365 Copilot otimiza o fluxo de trabalho para PMEs

Disponível para clientes de pequenas e médias empresas (PMEs), o Microsoft 365 Copilot fornece assistência inteligente em tempo real, permitindo…

CONTINUE LENDO