Construa resiliência aos requisitos de seu negócio com Azure

Carol More Carol More
Construa resiliência aos requisitos de seu negócio com Azure

Lojas on-line, estabelecimentos que prestam serviços ligados a saúde, instituições financeiras: em qualquer espaço comercial, as falhas e as interrupções tecnológicas podem ocasionar tempo de inatividade, consequentemente, prejudicar os negócios, além de afetar a reputação diante de clientes e usuários finais.

De acordo com suas necessidades comerciais, como as empresas podem aumentar a disponibilidade das cargas de trabalho de missão crítica?

Confiabilidade com Azure

Em um mundo onde os líderes empresariais sentem pressão para fazer mais com menos, organizações de todos os tamanhos e setores buscam adotar a nuvem como um caminho para a resiliência digital e empresarial. 

Para manter a empresa eficiente e resiliente, o Azure tem se mostrado um parceiro confiável ao longo de toda a jornada para a nuvem, ajudando a aumentar a agilidade, a otimizar os investimentos em tecnologia e a criar experiências baseadas em dados.   

Especialmente para cargas de trabalho de missão crítica, o Azure oferece aos clientes várias opções para aumentar a fiabilidade. Para que o sistema possa cumprir os objetivos de disponibilidade através da arquitetura e configuração, é preciso avaliar os requisitos técnicos e comerciais em relação às estas opções.

Você pode usar a flexibilidade dos serviços em nuvem para ativar ou desativar alguns desses recursos se suas necessidades mudarem. Além da configuração técnica, é fundamental verificar regularmente a prontidão e os processos de sua equipe. A cooperação entre o cliente e o provedor de nuvem evita a possibilidade de incidentes futuros e maximiza o retorno do investimento.

Princípios de Design

A resiliência permite que o aplicativo reaja a uma falha e ainda permaneça funcional. Para construir uma carga de trabalho confiável, alguns elementos-chave são bastante importantes. Estabeleça uma meta disponível, acordada entre as partes interessadas, pois isso influencia as escolhas de design e configuração. 

Meça o tempo de atividade em relação à linha de base. É fundamental estar pronto para adotar quaisquer novos serviços ou recursos que possam beneficiar a disponibilidade da sua carga de trabalho, dado o ritmo da inovação na nuvem.

Depois, adote uma abordagem de validação contínua para garantir que o sistema se comporte conforme projetado quando ocorrerem incidentes ou identifique pontos fracos antecipadamente, juntamente com a prontidão de sua equipe, para minimizar interrupções nos negócios. 

  • Conheça e compare com suas metas
  • Avalie e otimize continuamente
  • Teste, simule e esteja pronto

Conheça e compare com suas metas

Os clientes do Azure podem ter metas de disponibilidade desatualizadas ou cargas de trabalho que não têm metas definidas com as partes interessadas. por isso, consulte o guia Azure de métricas de negócios para projetar aplicativos resilientes

Os proprietários das aplicações devem rever os objetivos de disponibilidade com as respectivas partes interessadas, e em seguida, avaliar se a arquitetura atual do Azure foi projetada para suportar essas métricas, incluindo SLA, Objetivo de Tempo de Recuperação (RTO) e Objetivo de Ponto de Recuperação (RPO). 

Saiba mais: Execute e dimensione aplicativos inteligentes com IA no Azure

Ser resiliente em caso de qualquer falha é uma responsabilidade partilhada. A responsabilidade do cliente versus os da nuvem/fornecedor, depende do modelo de serviço em nuvem que está sendo usado: infraestrutura como serviço (IaaS), plataforma como serviço (PaaS) ou software como serviço (SaaS).

Diferentes serviços do Azure, juntamente com diferentes configurações ou níveis de SKU, possuem SLAs diferentes. Você precisa garantir que o design reflita, no mínimo: 

SLA definido versus SLA composto

Sua arquitetura de carga de trabalho é uma coleção de serviços do Azure. Você pode executar toda a sua carga de trabalho com base em máquinas virtuais (VMs) de infraestrutura como serviço (IaaS) com armazenamento e rede em todas as camadas e microsserviços, ou pode combinar suas cargas de trabalho com PaaS, como Azure App Service e Azure Database para PostgreSQL; ambos fornecem SLAs diferentes para os SKUs e configurações selecionadas. 

Enquanto alguns clientes não possuem SLA, uns tem um SLA desatualizado e outros tem SLAs irrealistas. O segredo então é confirmar com os proprietários da empresa o SLA e calcular o SLA composto com base nos recursos da carga de trabalho. Isso mostra até que ponto será possível atender aos objetivos de disponibilidade do negócio.

Avalie continuamente as opções e esteja pronto para otimizar

Um dos impulsionadores mais significativos da migração para a nuvem são os benefícios financeiros. No entanto, algo frequentemente esquecido é o investimento e a inovação contínuas nos mais recentes hardwares, serviços e recursos.

Muitos clientes migraram suas cargas de trabalho do local para o Azure de uma forma rápida e simples, replicando a arquitetura, sem utilizar as opções e funcionalidades adicionais que a plataforma oferece para melhorar a disponibilidade e o desempenho. 

Outros, não enxergam como os recursos funcionam juntos e que podem ser alterados por melhores opções. No entanto, ao fornecer uma plataforma como serviço (PaaS) e software como serviço (SaaS), há oportunidade em concentrar recursos e esforços limitados em funções que destaquem o seu negócio.

Recomendações e adoção de confiabilidade de arquitetura

Esforços para garantir as recomendações específicas e mais recentes, podem ser entendidos por meio do Azure Advisor. Coletivamente, há uma lista abrangente de recomendações documentadas para os serviços, na Biblioteca de Resiliência Proativa do Azure (APRL). 

Segurança e resiliência de dados

Embora o ponto anterior se concentre em configurações e opções para aproveitar os componentes do Azure da arquitetura do seu aplicativo, é preciso garantir que o ativo mais crítico seja protegido e replicado. A arquitetura fornece uma base sólida para resistir a falhas no nível de serviço em nuvem; porém é fundamental ter os dados necessários e a proteção de recursos contra quaisquer exclusões acidentais ou maliciosas. 

O Azure oferece opções como bloqueios de recursos, permitindo a exclusão reversível nas contas de armazenamento. Sua arquitetura é tão sólida quanto o gerenciamento de segurança e acesso de identidade aplicado a ela como uma proteção geral. 

Avalie suas opções e adote

Embora existam muitas recomendações que podem ser feitas, a implementação continua sendo uma decisão do cliente. Para alterar a arquitetura é preciso garantir que os testes nas cargas de trabalho sejam abrangentes e isso pode envolver tempo, esforço e custos. 

Por isso, estamos preparados para ajudá-lo a explorar as opções e compensações para aumentar a disponibilidade e atender aos requisitos de negócios. Essa mentalidade de mudança não se limita à confiabilidade, mas também a outros aspectos de um framework bem estruturado, como a otimização de custos. 

Teste, simule e esteja pronto

O teste deve ser contínuo, tanto a nível técnico como de processo, sendo a automação uma parte fundamental. Além de garantir a seleção dos SKUs e configurações de recursos de nuvem corretos para buscar o SLA composto, aplicar a engenharia do caos ajuda a encontrar pontos fracos e verificar a prontidão do sistema de outra forma. 

Monitorar o aplicativo para detectar quaisquer interrupções, reagir para uma recuperação rápida e, por fim, envolver o suporte de maneira eficaz, quando necessário, pode ajudar a definir as expectativas adequadas em caso de um incidente. 

Validação contínua – engenharia do caos

Operar um aplicativo distribuído, com microsserviços, diferentes dependências entre serviços centralizados e cargas de trabalho, aplicar a engenharia de caos, encontrar proativamente pontos fracos e validar sua estratégia de mitigação, inspira confiança em um design de arquitetura resiliente.

Para clientes que buscam o sucesso do DevOps por meio da automação, a validação contínua (CV, além da integração contínua (CI) e da entrega contínua (CD) tornaram-se componentes críticos para a confiabilidade. A simulação de falhas também ajuda a entender como seu aplicativo se comportaria em caso de falha parcial, como o design responderia a problemas de infraestrutura e o nível geral de impacto para os usuários finais. Por isso, o Azure Chaos Studio agora está disponível para ajudar ainda mais com essa validação contínua. 

Detecte e reaja

É importante também garantir que a carga de trabalho seja monitorada no nível do aplicativo e do componente, para obter uma visão abrangente da integridade. Por exemplo, o Azure Monitor ajuda a coletar, analisar e responder ao monitoramento de dados nos ambientes de nuvem e locais. 

O Azure também oferece um conjunto de experiências para mantê-lo informado sobre a saúde dos seus recursos de nuvem através do Azure Status, que informa sobre interrupções de serviço do Azure, Service Health que fornece comunicações sobre impacto no serviço, como manutenção planejada, e Resource Health em serviços individuais, como um VM. 

Plano de resposta a incidentes

Por fim, faça parceria com a equipe de suporte técnico para desenvolver em conjunto um plano de resposta a incidentes. O plano de ação é essencial para desenvolver a responsabilidade compartilhada. Nossa equipe também está pronta para realizar testes e validar este plano de resposta para um sucesso conjunto. 

Transforme o seu negócio em qualquer lugar com Azure  

Confiabilidade é um resultado que você só poderá alcançar se levar em conta todas essas abordagens e otimização. A resiliência é a capacidade de um sistema se recuperar de falhas e continuar a funcionar. Não se trata apenas de evitar falhas, mas também envolve responder de forma que minimize o tempo de inatividade ou a perda de dados, além de proteger a aplicação.

A Maximiza fornece um conjunto abrangente de serviços Azure com resiliência integrada e controles individuais com base em seus negócios. Para obter mais detalhes, consulte nossa equipe especializada!

Fonte: Azure Blog / Resilience in Microsoft Azure whitepaper.

Veja também

Copilot no OneDrive transforma a maneira como você interage com seus arquivos

Copilot no OneDrive transforma a maneira como você interage com seus arquivos

O Copilot no OneDrive começará a ser implementado no final de abril de 2024. O novo recurso chega para transformar…

CONTINUE LENDO
5 maneiras de usar IA para potencializar sua PME

5 maneiras de usar IA para potencializar sua PME

Grande porcentagem das pequenas empresas (PME) que utilizam ferramentas de IA vêem melhorias na eficiência, rentabilidade e competitividade; Um recente…

CONTINUE LENDO
Microsoft Copilot for Security: revolucione sua defesa cibernética com IA

Microsoft Copilot for Security: revolucione sua defesa cibernética com IA

Ao colocar o poder da IA ​​em 1º plano, o Microsoft Copilot for Security fornece recursos valiosos para as equipes…

CONTINUE LENDO