Como otimizar seus prompts para extrair o máximo do Copilot?

Carol More Carol More
Como otimizar seus prompts para extrair o máximo do Copilot?

Saiba como utilizar os prompts para obter resultados precisos e melhorar sua interação com o Microsoft Copilot;

Desde que a IA generativa explodiu em cena, a tecnologia tem liberado criatividade, produtividade e aprimorado habilidades em diferentes setores e profissionais. Neste caso, os “prompts”, ou seja, os comandos, basicamente frases ou perguntas, são essenciais como estímulo, para que um modelo de IA gere respostas.

Após a equipe interna da Microsoft realizar inúmeras análises com o Copilot, foi percebido que, quanto melhor for a sua habilidade de dar instruções à IA, melhor será o seu resultado. Confira abaixo como otimizar os prompts para extrair o máximo do Copilot e interagir de forma mais eficaz.

Quanto melhor for seu prompt, melhor será seu resultado

A melhor maneira de aproveitar todo o potencial de uma ferramenta de IA é aprender como ativá-la. No caso dos prompts, quanto melhor for a orientação contextual dada, melhor será a ajuda que você receberá.

Com seus recursos intuitivos e integração ao pacote Microsoft 365, o Copilot veio para revolucionar a forma como se trabalha. Ao aprender com o seu estilo ao longo do tempo, a plataforma torna-se mais precisa e personalizada em suas sugestões. Isso economiza tempo, melhora a qualidade e consistência dos resultados. Aqui vão algumas dicas:

Ativando seu prompt

1 – Entenda sua persona

Comece informando ao Copilot qual função você deseja que ele desempenhe, para que a ferramenta possa formular suas respostas de maneira adequada. Por exemplo, você pode dizer: “Você é um gerente interno, crie uma mensagem que informe aos funcionários que eles precisam executar a mais nova atualização de segurança do Windows”.

Dê ao Copilot uma persona para que ele possa gerar respostas a partir dessa perspectiva.

Diga ao Copilot o que você precisa

Existem muitos tipos de prompts que você pode usar, dependendo da tarefa que deseja realizar.

  • Aprenda sobre projetos e conceitos: “O que é o [Projeto X] e quem são as principais partes interessadas que trabalham nele?”
  • Edite texto: “Verifique a justificativa de lançamento deste produto para ver se há inconsistências.”
  • Transforme documentos: “Transforme este FAQ em um guia de integração de 10 slides.”
  • Resuma as informações: “Escreva um resumo da sessão sobre esta [apresentação].”
  • Crie conteúdo envolvente: “Crie uma proposta de valor para o [Produto X].”
  • Acompanhe reuniões e informações perdidas: “Forneça um resumo das atualizações e itens de ação no [Projeto X].”

2 – Tenha um objetivo claro

O objetivo é o que você gostaria que o Copilot fizesse. Resumir uma reunião? Rascunhar um e-mail? Criar um resumo executivo de uma apresentação?

Não precisa ser algo formal. O objetivo pode ser algo vago como ‘fazer um brainstorming de algumas ideias para um documento’. Pode ser intimidante olhar para uma página em branco e não saber como preenchê-la, mas o Copilot trará algo para discutir e isso pode ser um bom ponto de partida.

Inclua aos prompts os pontos-chave corretos

Para obter a melhor resposta, é importante focar em alguns pontos-chave principais.

  • Objetivo: Que resposta você deseja do Copilot?
  • Contexto: Por que você precisa disso e quem está envolvido?
  • Fonte: Quais fontes de informação ou amostras o Copilot deve usar?
  • Expectativas: Como o Copilot deve responder para atender às suas expectativas?

Aqui está um exemplo: Copilot, gere de 3 a 5 pontos principais [seu objetivo] para me preparar para uma reunião com o Cliente X para discutir a “campanha de marca Fase 3+ [seu contexto]. Concentre-se em emails e chats do Teams desde junho [sua fonte]. Por favor, use uma linguagem simples para que eu possa atualizá-lo rapidamente [sua expectativa].

3 – Conheça seu público

Conhecer o seu público e deixar isso claro para o Copilot é um elemento essencial para os prompts, porque públicos diferentes têm necessidades e expectativas diferentes. Você está tentando alcançar um gerente com 20 anos de experiência? Um novo funcionário iniciante? Um profissional de TI? Um CEO ocupado?

Diga isso para a ferramenta. Forneça instruções claras para que o Copilot tenha um desempenho melhor dependendo da audiência, seja ao criar um e-mail interno comemorando uma vitória ou uma comunicação externa aos clientes.

4 – Crie parâmetros

O Copilot poderá ajudar você a comunicar algo informal ou profissional, quando entender o que você procura em termos de tom de voz, duração, contagem de palavras ou quaisquer outros parâmetros que você definir.

Por exemplo, uma apresentação altamente técnica de uma hora em uma conferência terá um tom diferente de um tweet. Utilizar humor provavelmente não é apropriado para uma mensagem a um executivo. Por outro lado, a formalidade pode não ser a melhor ideia para uma postagem nas redes sociais.

Aqui, novamente, um resultado adequado depende da qualidade da informação transmitida. Um resumo para alguém do alto escalão da empresa terá parâmetros diferentes de uma postagem de blog voltada para o consumidor. Diga quantas palavras, que formato você gostaria que tivesse (como uma lista, crie pontos-chave para abordagem) e se há alguma restrição – e então deixe a ferramenta fazer o seu trabalho.

Continue a conversa

Ao acompanhar seus prompts, o Copilot pode oferecer respostas mais úteis e personalizadas.

  • Crie ideias para conteúdo: faça solicitações mais amplas e, em seguida, forneça detalhes específicos sobre o conteúdo;
  • Esclareça assunto das reuniões: solicite uma recapitulação da reunião e, em seguida, peça mais informações sobre o que você deveria saber;
  • Assistência para storytelling: peça ao Copilot para escrever uma história e, em seguida, oriente fornecendo detalhes mais específicos e relevantes;
  • Obtenha insights: peça um resumo de um arquivo específico e, em seguida, faça perguntas relevantes para obter insights mais profundos;
  • Tradução de idiomas: peça ao Copilot para traduzir uma frase para um dos idiomas suportados e, em seguida, peça por mais contextos ou uma gíria regional;
  • Resolva problemas técnicos: Apresente um problema técnico e, em seguida, peça orientação passo a passo.

5 – Adicione contexto

Para um melhor resultado, seja bem específico e adicione o máximo de informações possíveis. Geralmente, quanto mais detalhes você fornecer, melhores serão as contribuições do Copilot. Se você tiver um documento de exemplo semelhante ao formato que deseja, mostre-o à ferramenta.

Não economize no contexto! A ferramenta não pode ler sua mente (ainda!).

Não é preciso necessariamente escrever um prompt longo para que ele seja eficaz. Seja assertivo na mensagem (como ‘Certifique-se de falar sobre esses três itens’). Instruções claras evitam retrabalho e edições posteriores.

As solicitações ficam mais rápidas conforme você avança. Salve os prompts que funcionam bem para personalizá-los e reutilizá-los no futuro.

Exemplo de prompt

Você é um [comunicador interno, líder, gerente de negócios] criando um [boletim informativo, relatório de status, página inicial da equipe] informando o [público] sobre [assunto]. O tom é [otimista, divertido, profissional]. Incluir: [pontos-chave ou CTA].

Dicas úteis para manter em mente

Certifique-se de revisar todo o conteúdo que o Copilot fornece antes de usá-lo.

  • Conheça as limitações do Copilot: a ferramenta está limitada à sua conversa atual, portanto, forneça detalhes;
  • Seja profissional: use uma linguagem educada para melhorar as respostas do Copilot;
  • Comunique-se com clareza: preste atenção à pontuação, gramática e letras maiúsculas;
  • Use aspas: isso ajuda o Copilot a saber o que escrever, modificar ou substituir para você;
  • Comece do zero: evite interrupções e insira “novo tópico” ao trocar de tarefa;

Experimentação e melhorias

O prompting é uma arte, não uma ciência, por isso, requer essa experimentação para o máximo de proveito da IA, de acordo com seus propósitos. Brinque e se divirta; você não pode quebrar o Copilot. Use uma estrutura inteligente para que os prompts possam ajudá-lo.

Para um trabalho mais produtivo, criativo e de alto nível, não é preciso nenhuma habilidade técnica. Você apenas precisa auxiliar a ferramenta da melhor maneira.

Dicas para aproveitar melhor o Copilot

  • Use os 5 elementos poderosos para melhor comunicação com prompts : persona, objetivo, público, parâmetros e contexto;
  • Lembre-se de que a solicitação é um componente crucial do trabalho com o Copilot – quanto melhor as instruções, melhores serão os resultados;
  • Qualquer profissional pode se beneficiar com essas dicas – lembre-se que quase todo trabalho envolve comunicação de um tipo ou de outro, seja para escrever e-mails, criar apresentações ou interagir com clientes;
  • O Copilot é apenas uma ferramenta na sua caixa. Não substitui ninguém, pelo contrário, aumenta o seu próprio conhecimento e suas capacidades.

Maximize seus negócios com as mudanças trazidas pela IA

O Copilot para Microsoft 365 já está disponível para empresas de todos os tamanhos. A IA ​​generativa e responsável é boa para os negócios e também para os clientes. Aproveite o poder do aprendizado de máquina e dos algoritmos para obter vantagem competitiva no cenário digital e rápida evolução de hoje.

Para colocar o Copilot em prática, tirar dúvidas sobre IA e testar o desempenho da solução, entre em contato conosco agora mesmo. 

Fonte: Inside Track Microsoft

Veja também

Copilot no OneDrive transforma a maneira como você interage com seus arquivos

Copilot no OneDrive transforma a maneira como você interage com seus arquivos

O Copilot no OneDrive começará a ser implementado no final de abril de 2024. O novo recurso chega para transformar…

CONTINUE LENDO
5 maneiras de usar IA para potencializar sua PME

5 maneiras de usar IA para potencializar sua PME

Grande porcentagem das pequenas empresas (PME) que utilizam ferramentas de IA vêem melhorias na eficiência, rentabilidade e competitividade; Um recente…

CONTINUE LENDO
Microsoft Copilot for Security: revolucione sua defesa cibernética com IA

Microsoft Copilot for Security: revolucione sua defesa cibernética com IA

Ao colocar o poder da IA ​​em 1º plano, o Microsoft Copilot for Security fornece recursos valiosos para as equipes…

CONTINUE LENDO