10 principais tendências tecnológicas para 2023, segundo o Gartner 

Redacao Maximiza Redacao Maximiza
10 principais tendências tecnológicas para 2023, segundo o Gartner 

SuperApps, Metaverso, Observação aplicada, entre outras. De acordo com o Gartner, essas são as principais tendências tecnológicas que moldarão os negócios em 2023

A tecnologia tem sido fundamental para o sucesso das empresas que buscam impactar o crescimento de suas receitas ou acelerar negócios digitais.

Diante disso, o papel das tendências tecnológicas é justamente ajudar líderes, empresários, administradores de TI, a impulsionarem suas ideias, mesmo se os seus objetivos estratégicos não estiverem tão claros para o futuro.

Pensando nisso, confira a lista do Gartner que traz 10 principais tendências tecnológicas para 2023. Saiba quais são as mudanças e prepare-se:

10 principais tendências de tecnologia do Gartner para 2023

  1. Sistema imunológico digital
  2. Observação aplicada
  3. Gestão de segurança, risco e confiança de IA (AI TRISM)
  4. Plataformas do setor na nuvem
  5. Engenharia de plataformas
  6. Realização do valor da tecnologia sem fio
  7. Superapp
  8. IA adaptativa 
  9. Metaverso 
  10. Tecnologia sustentável

Como aplicar as tendências tecnológicas ao seu negócio?

Talvez você tenha a necessidade de diminuir custos, melhorar a margem de seus negócios, ou sua empresa ainda esteja tentando crescer. De qualquer maneira, as tendências são lançadas para que o seu impacto seja avaliado dentro de um mercado ou das estratégias específicas de uma empresa ou organização.

Sua análise pode ajudar a criar diretrizes, como determinada tecnologia poderá impulsionar um planejamento ou uma ação estratégica. A função é tentar adaptá-las para o crescimento da receita, aceleração digital, maximização do valor dos dados ou da proteção, construção de marca, por exemplo.

O importante, neste mundo de incertezas e ciente dos insights, olhar para frente e cada vez mais economizar, crescer e transformar. Esta pode ser a hora de uma mudança ou de reinventar o seu modelo de negócios.

As tendências de tecnologia para 2023 abordam as 4 prioridades de negócios

  • Otimização – da resiliência, das operações ou da confiança;
  • Escalonamento – alavancar soluções verticais, entrega de produtos ou crescimento;
  • Pioneirismo – no engajamento do cliente, em respostas mais rápidas ou oportunidades de modelos de negócios;
  • Busca de soluções tecnológicas sustentáveis;

Otimização

Essas tendências otimizam sistemas de TI para uma maior confiabilidade, melhoram a tomada de decisão orientada a dados e mantêm o valor e a integridade dos sistemas de inteligência artificial (IA) na produção. 

Sistema imunológico digital 

Cria uma experiência do cliente aprimorada, ao combinar várias estratégias de engenharia de software de proteção. Por meio da observação, automação, design e teste extremos, entrega sistemas resilientes que minimizam riscos operacionais e de segurança.

Observação aplicada

Trabalha com os dados emitidos por uma organização, utilizando-se da IA para analisar e fazer recomendações, que permitem uma empresa tomar decisões futuras mais rápidas e mais precisas. Quando aplicada sistematicamente, pode reduzir a latência das respostas e otimizar as operações dos negócios em tempo real.

Gestão de segurança, risco e confiança de IA (AI TRISM)

Dá suporte à governança do modelo de inteligência artificial, além de confiabilidade, imparcialidade, segurança, robustez, eficácia e proteção de dados. Combina métodos para explicar os resultados de IA, implementa rapidamente novos modelos, gerencia ativamente a segurança de IA e os controles éticos e de privacidade.

Escalonamento

Essas tendências aceleram ofertas verticais, aumentam o ritmo da entrega de produtos e ativam a conectividade.

Plataformas na nuvem do setor 

Combinam SaaS (Software as a service), PaaS (Platform as a service) e IaaS (Infrastructure as a service) com funcionalidades sob medida e específicas do setor. As organizações podem então, usar para adaptar-se mais facilmente ao fluxo incansável de interrupções.

A engenharia de plataformas 

Os engenheiros de plataforma programam os códigos que fazem o elo entre o software e o hardware. Fornecem um conjunto selecionado de ferramentas, recursos e processos. Supervisionam os processos de empacotamento de aplicativos, enquanto mantêm a qualidade ideal, tanto para uso de desenvolvedores ou usuários finais. A função aumenta a produtividade dos usuários finais e reduz a carga sobre as equipes de desenvolvimento. 

Realização do valor da tecnologia sem fio 

Cobre a provisão de serviços de rede wireless, incluindo a computação tradicional do usuário final, suporte para dispositivos de borda, soluções digitais de marcação, etc. Essas redes vão muito além da conectividade; fornecem localização, informações e insights em tempo real a partir de uma análise, fornecendo aos sistemas energia diretamente da rede.

Pioneirismo

Superapps 

São mais do que aplicativos compostos que agregam serviços. Um superapp combina os recursos de app, plataforma e ecossistema – em um único aplicativo. Fornece ferramenta para terceiros desenvolverem e publicarem seus próprios miniapps.

IA adaptativa 

Permite que o comportamento de um modelo mude após a implantação, usando feedback em tempo real, para treinar e aprender continuamente dentro de ambientes de desenvolvimento e de um tempo de execução, com base em dados e metas ajustadas rapidamente às mudanças nas circunstâncias do mundo real.

Metaverso 

Permite que as pessoas repliquem, aprimorem ou transformem suas atividades virtuais ao mundo físico. É uma inovação combinatória composta por vários recursos e tecnologias.

Soluções tecnológicas sustentáveis

Não basta apenas implementar o uso de uma excelente ferramenta se ela não dispõe de uma tecnologia sustentável. A Tecnologia sustentável é uma estrutura de soluções que aumenta a eficiência dos serviços de TI; é capaz de gerar economia de energia e permitir o uso inteligente e eficaz dos recursos da cadeias produtiva, por meio de rastreabilidade, análise, software de gestão de emissões e IA. Além disso, ajuda os clientes a alcançarem seus próprios objetivos. 

Os investimentos em tecnologia sustentável também têm o potencial de criar maior resiliência operacional e desempenho financeiro, proporcionando novos caminhos para o crescimento.

MAXIMIZE SEUS NEGÓCIOS

  • As 10 principais tendências tecnológicas do Gartner ajudarão a suprir as necessidades dos negócios para otimizar, escalar ou inovar;
  • As tendências permitem alinhar inovação com os futuros objetivos estratégicos de uma empresa;
  • O investimento em tecnologia sustentável proporciona vantagens operacionais, financeiras e pode criar oportunidades de crescimento;

A tecnologia, quando combina a cultura e a liderança certa, pode criar um cenário melhor para todos. Que tal Maximizar os seus negócios? Entre em contato conosco hoje mesmo.

Fonte: David Groombridge para Gartner – vice-presidente da equipe de líderes de TI no Gartner Research.

Veja também

Copilot no chat, melhorias para reuniões e mais: Novos recursos no Teams

Copilot no chat, melhorias para reuniões e mais: Novos recursos no Teams

Com a nova experiência do Copilot no chat do Teams, agora é possível acessar o app acima de seu bate-papo. A atualização…

CONTINUE LENDO
Atualizações de produtos e recursos Azure estão disponíveis no Brasil 

Atualizações de produtos e recursos Azure estão disponíveis no Brasil 

Azure Ultra Disk Storage e Azure Red Hat OpenShift são alguns recursos Azure que estão disponíveis agora no Brasil; Com…

CONTINUE LENDO
Bing Chat Enterprise, Sales Copilot e mais: as novidades de IA Microsoft

Bing Chat Enterprise, Sales Copilot e mais: as novidades de IA Microsoft

Resumo No último Microsoft Inspire 2023, a Microsoft anunciou os próximos passos que capacitam o trabalho alimentado por IA. Entre…

CONTINUE LENDO