Como utilizar inteligência artificial nas vendas e atendimento ao cliente?

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Como utilizar inteligência artificial nas vendas e atendimento ao cliente?

Mais do que tema de filme de Hollywood, a inteligência artificial (IA) se tornou um aliado de primeira hora para gestores que querem impulsionar suas vendas e oferecer melhor atendimento a seus clientes no ambiente digital.

E para comprovar que chegou a hora de apostar nessa tecnologia, preste atenção nesse dado: somente empresas e investidores localizados no Vale do Silício desembolsarão U$S 1 bilhão nos próximos anos para implementar um centro de pesquisa sobre o assunto. O objetivo é desenvolver um sistema de IA geral, que permite desenvolver máquinas capazes de “pensar como seres humanos”.

Apesar de a invenção ainda não ter data para ser desenvolvida, podemos citar uma série de exemplos que já estão sendo utilizados nas áreas de vendas e atendimento ao cliente. No artigo de hoje, vamos destacar 9 deles. Confira!

Vá direto ao ponto com os chatbots

Chatbots são nova tendência de atendimento virtual das grandes empresas. Em vez de você falar com um atendente de telemarketing que te atende como um robô, que tal bater um papo com um robô por meio de um chat? Com comandos pré-definidos, os chatbots interagem com seres humanos para resolver problemas do usuário.

Antecipe o comportamento do seu cliente

As informações deixadas pelos usuários no ambiente digital valem ouro. Hoje em dia, por meio da IA, é possível seguir esses rastros e “prever” os próximos passos do seu cliente. Dessa forma, fica mais fácil aumentar a conversão e fidelizá-los.

Use a inteligência artificial para um remarketing inteligente

Sabe quando parece que uma informação te persegue na internet? Você passa uns dias pesquisando preço de um eletrodoméstico e ele começa a aparecer em anúncios no seu e-mail, buscas no Google e banners em outros sites? A informação te persegue mesmo! O remarketing usa a IA para que você volte ao site e finalize a compra.

Reinvente suas vendas com o Machine Learning

Pode um campo da ciência da computação se tornar a principal ferramenta de vendas de uma empresa? Sim! O machine learning (ou aprendizado de máquina, em português) é uma tecnologia cada vez mais usada pelas empresas, pois permite criar e testar modelos a partir de dados coletados de seus clientes. Se bem utilizado, pode ser uma ferramenta usada para antecipar tendências e auxiliar a tomada de decisão pelos gestores.

Torne suas tarefas mais automatizadas

A automação de tarefas burocráticas, como o cruzamento de dados de setores diferentes de sua empresa, permite que o gestor dedique seu tempo em atividades que realmente demandam a presença do profissional. Muitas vezes essas tarefas, se feitas de forma manual, além de consumirem muito tempo (e agregarem pouco valor à atividade profissional), podem ocasionar erros indesejados.

Processe dados e chegue a resultados mais rápido

A IBM investiu pesado em uma solução que está servindo de modelo para outras empresas. O Watson é um supercomputador inteligente capaz de processar uma infinidade de dados e, de certo modo, aprender com eles para buscar soluções que o ser humano demoraria muito tempo para encontrar. Aconteceu em um hospital oncológico e, graças à IA um paciente foi diagnosticado com um tipo raro de câncer.

Entenda os gostos dos clientes

Como direcionar um conteúdo relevante para uma determinada pessoa que tem gostos, desejos, aspirações diferentes de outra? A inteligência artificial ajuda a traçar um determinado perfil do cliente a partir de suas escolhas e, com isso, sugerir novos conteúdos com base no que ele curtiu ou compartilhou, o que pode ser bastante útil para garantir vendas mais assertivas.

Reconheça fala e linguagem

Uma das tendências da IA é a aposta na tecnologia do reconhecimento de fala e linguagem. Isso significa não só entender o que você diz, mas apresentar resultados precisos para o que você quer saber.

Seja mais assertivo nos preços

Monitore preços de um determinado produto no mercado e alterá-lo conforme as buscas, a oferta e a demanda. A precificação de produtos de forma dinâmica (baseada em algoritmos) pode ajudar a impulsionar as vendas.

Agora que você sabe que tem instrumentos de

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