Modernize seu futuro de IoT com Azure e Microsoft Power Platform

Redacao Maximiza Redacao Maximiza
Modernize seu futuro de IoT com Azure e Microsoft Power Platform

Crie aplicativos de negócios rapidamente com menos código usando o Power Apps. Dimensione e estenda esses aplicativos com os serviços do Azure

maximiza-power-apps-01

 

Você já ouviu falar em aplicativos de baixo código (LCAD –Low Code Application Development) na solução Azure? O LCAD no Azure demonstra os recursos robustos de desenvolvimento da integração do Microsoft Power Apps de baixo código e os produtos Azure com os quais você pode já estar familiarizado.

Mas primeiro, vamos falar o que é LCAD no Azure, fornecer uma visão geral da IoT nas Funções Azure, como puxar uma Função Azure para o Microsoft Power Automate e como integrar seu fluxo Power Automate ao Power Apps, e ainda saber como essas tecnologias podem modernizar a sua empresa ainda mais. Confira:

O que é LCAD no Azure?

O LCAD (Low Code Application Development) no Azure ajuda os desenvolvedores a criar aplicativos de negócios rapidamente com menos código. Utilizar o Microsoft Power Platform, e mais especificamente o Power Apps, ajuda os desenvolvedores a dimensionar e estender seus Power Apps com os serviços Azure. Por exemplo, um desenvolvedor profissional que trabalha para uma empresa de manufatura pode precisar criar um aplicativo de linha de negócios (LOB) para ajudar os funcionários do armazém a rastrear o inventário recebido. Esse aplicativo levaria meses para ser construído, testado e implantado. Usando o Power Apps, isso pode levar apenas algumas horas —poupando tempo e recursos.

No entanto, digamos que os funcionários do armazém queiram que o aplicativo faça automaticamente pedidos de aquisição para o inventário quando ele atingir um determinado nível. No passado, a equipe teria um trabalho pesado para reformular sua iteração anterior de aplicativos. Devido à integração do Power Apps e do Azure, um desenvolvedor profissional pode criar uma API no Visual Studio (VS) Code, publicá-la em seu portal Azure e exportar a API para o Power Apps, integrando-a ao seu aplicativo como um conector personalizado.

Depois, essa mesma API é reutilizável indefinidamente no estúdio do Power Apps para uso futuro com outros aplicativos, economizando mais tempo e recursos para a empresa e os desenvolvedores.

Sua Empresa

  • Atende à demanda dos negócios mais facilmente;
  • Reduz os custos de desenvolvimento;
  • Faz o gerenciamento contínuo de aplicativos;
  • E tem integração e extensibilidade sem esforço;

Os benefícios são automatizar os processos de negócios com conectores prontos para uso, soluções integradas para casos de uso comuns e simplicidade de arrastar e soltar. Os serviços do Azure, como o Gerenciamento de API e o Azure Functions, oferecem a flexibilidade para dimensionar e estender aplicativos e responder às alterações mais rapidamente.

IoT nas Funções Azure

Mas como usar o Azure IoT Hub e o Power Apps para controlar um dispositivo IoT? Para começar, escreva o código no Hub IoT do Azure para enviar comandos diretamente para o seu dispositivo IoT.

Os comandos são enviados através do código no Hub IoT do Azure, que a princípio é executado localmente. Uma vez testado e confirmado que está funcionando corretamente, a próxima pergunta é como se pode ligar rapidamente para a API de qualquer lugar do mundo? A resposta é criar um fluxo no Power Automate e conectar esse fluxo ao Power Apps, que será um painel completo que controla o dispositivo IoT de qualquer lugar do mundo. Para realizar esta tarefa, primeiro crie uma Função Azure, que será puxada para o Power Automate utilizando uma função Get criando o fluxo.

Depois de criar a Função Azure, execute-a e teste-a localmente, teste os estados de ligar e desligar através da URL da Função Azure. Para criar um gatilho para a Função Azure, neste caso, um fluxo de Automatização de Energia, você precisa criar um grupo de recursos Azure para verificar a Função Azure e testar seus recursos locais. Se o teste falhar, pode ser que você não tenha criado ou tenha um token de acesso para o dispositivo IoT. Para conectar um dispositivo, IoT ou de outra forma à nuvem, você precisa ter um token de acesso.

maximiza-power-apps-02

Função do Azure automatizada com o Power Automate

Depois de criar a Função Azure, você pode criar seu fluxo Power Automate para começar a construir seu painel de controle globalmente acessível para operar seu dispositivo IoT. Você pode começar construindo uma estrutura básica do Power Automate, depois fluir e testar o fluxo uma vez concluído. Faça uma solicitação HTTP e implemente um comando Get. A partir daí, é um processo simples para testar e fazer com que o dispositivo IoT seja executado.

Fluxo do Power Automate para o Power Apps

Depois de criar seu fluxo do Power Automate, você desenvolve uma interface de usuário simples para ligar e desligar. Faça isso criando um aplicativo Power Canvas e importando o fluxo do Power Automate para o aplicativo.

Para começar, crie um aplicativo canvas em branco e nomeie-o. Na faixa de opções do Power Apps, selecione o botão e escolha a origem do botão, selecionando Power Automate e adicione um fluxo. Selecione o fluxo que está conectado ao dispositivo Azure IoT—o nome deve ser refletido no menu de seleção. Se tudo estiver funcionando corretamente, seu dispositivo IoT será ligado.

Então, quer saber mais sobre como modernizar sua empresa? Entre em contato com a Maximiza e comece hoje mesmo!

Fonte: Azure Microsoft

Veja também

Impulsione sua trajetória de transformação da IA com o Microsoft Viva 

Impulsione sua trajetória de transformação da IA com o Microsoft Viva 

O Microsoft Viva ajuda a melhorar continuamente a participação dos funcionários e o desempenho dos negócios em sua jornada de…

CONTINUE LENDO
Como preparar sua pequena empresa para o sucesso da IA

Como preparar sua pequena empresa para o sucesso da IA

Economize tempo e concentre-se nas coisas que mais importam ao implementar soluções de IA em sua pequena empresa; De imagens…

CONTINUE LENDO
5 maneiras dos profissionais utilizarem Copilot para uma comunicação mais eficaz

5 maneiras dos profissionais utilizarem Copilot para uma comunicação mais eficaz

Transforme sua produtividade com o Microsoft Copilot para Microsoft 365. Explore como utilizar a IA na comunicação; Assim como a…

CONTINUE LENDO