Power Platform: Solução da Microsoft redefine desenvolvimento de Apps Low-Code

Redacao Maximiza Redacao Maximiza
Power Platform: Solução da Microsoft redefine desenvolvimento de Apps Low-Code

A plataforma de aplicativos de baixo código e alta produtividade da Microsoft, Power Platform, capacita desenvolvedores e automatiza fluxos de trabalho

À medida que o trabalho e as empresas evoluem, mais dispositivos móveis tem sido utilizados. Porém, é necessário fazer mudanças rápidas para atender às novas necessidades. Assim, as plataformas Low-Code tem crescido cada vez mais.

Os aplicativos de baixo código, como o nome diz, facilitam a transformação digital e simplificam o desenvolvimento ao utilizar técnicas e funcionalidades como “arrastar e soltar” e orientação visual. Isso tem oferecido para as empresas maior habilidade para criar apps e vários benefícios no fluxo de trabalho da T.I.

Benefícios de uma Plataforma Low-Code

As “plataformas Low-Code”, como a Microsoft Power Platform, fornecem interfaces gráficas e um ambiente de desenvolvimento integrado para um amplo espectro de usuários, abrindo novas possibilidades para aplicativos web e móveis, de forma rápida e sem a necessidade da codificação extensa.

São várias ferramentas que podem ser usadas para modelar e armazenar dados, integrar dados externos, definir a lógica do aplicativo e projetar interfaces de usuário. Todos os apps criados são armazenados na nuvem do Microsoft Azure e, portanto, estão automaticamente disponíveis em uma ampla gama de dispositivos.

As plataformas Low-code tornam as empresas mais produtivas e ágeis. Além disso, oferecem flexibilidade, maior capacidade de resposta, de alteração e interação com clientes, através de modelos predefinidos. Esses benefícios também ajudam a empresa aumentar a lucratividade.

Novos recursos Microsoft Power Platform

Em 2019, a Gartner reconheceu a Microsoft como Líder em Plataformas de Aplicativos de Baixo Código Empresarial. Na conferência Microsoft Build 2022, a Microsoft Power Platform trouxe atualizações para um low-code mais rápido, fácil de usar e inovador. Novos recursos lançados agora incluem:

  • Power Pages – o mais novo produto da Power Platform para criar sites de negócios modernos, seguros e responsivos. 
  • Power Apps Express Design – ao utilizar a IA cognitiva gera um aplicativo através de um arquivo de design existente no Figma, imagem estática, formulário ou PowerPoint.
  • Power Virtual Agents e Azure Bot Framework, agora em uma tela unificada – facilita a construção de robôs conversacionais sofisticados através nova experiência inteligente de autoria de bots.
  • Escala automática com bots de RPA hospedados – para escalar de forma rápida e fácil utilizando o Microsoft Power Automate. 
  • Datamarts no Power BI permitem a autossuficiência de dados – uma experiência facilitada de integração de dados. 
  • Plano de pagamento sob demanda do Power Automate e atualizações para o SDK incorporado – maneira flexível dos clientes e ISVs incorporarem o Power Automate em aplicativos de terceiros e pagar apenas pelo que usarem. 

Saiba mais sobre cada um destes recursos:

Crie sites modernos com o novo Microsoft Power Pages 

O Power Pages combina recursos e experiências low-code que capacitam a criar sites modernos focados em negócios, alimentados por dados e de forma segura.

Iniciar um novo projeto no Power Pages Design Studio facilita a configuração, o design e a publicação do site. É possível projetar páginas com textos, vídeos, imagens, formulários, listas de dados de negócios, ou usar os modelos já prontos do Power Pages, além de personalizar sites completos com exemplos de dados.

O Power Pages foi construído para criadores low-code e desenvolvedores profissionais. Os recursos se integram perfeitamente com o Visual Studio Code, GitHub e Azure DevOps. Isso não só permite implementar requisitos avançados de negócios, mas também automatizar fluxos de trabalho e aproveitar as práticas de CI/CD.

O conteúdo e os dados do site também são protegidos com controles de acesso baseados em função, segurança e conformidade incorporadas do Microsoft Azure e do Microsoft Dataverse. Os administradores de TI podem aproveitar as ferramentas “Center of Excellence” para controlar todo o processo de criação e gerenciamento. 

Crie automaticamente Apps low-code a partir de imagens e arquivos de design com o Express Design 

Agora, o Power Apps pode gerar automaticamente um aplicativo low-code funcional a partir de qualquer design – incluindo arquivos Figma, PDFs, formulários ou até mesmo uma imagem de um aplicativo desenhado à mão.

Usando a tecnologia de IA cognitiva, o Power Apps digitaliza os dados fornecidos em segundos e produz controles funcionais de apps com base no armazenamento de dados. 

Basta verificar os dados fornecidos, ligar seus conectores e o aplicativo estará pronto! É simples adicionar mais telas carregando e convertendo novos conteúdos e arquivos. 

Dados facilitados com Datamarts do Power BI

O Datamart no Power BI é um recurso automatizado que fornece uma experiência simples para abastecer dados de diferentes fontes. Ele Extrai, Transforma e Carrega (ETL) os dados por meio de uma Power Query e, em seguida, gera automaticamente um conjunto de dados otimizados prontos para a construção de relatórios.

É possível definir relações e regras no Datamart que podem ser utilizadas em relatórios e dashboards do Power BI. Os usuários também podem consultar o Datamart usando ferramentas comuns de T-SQL para análises mais aprofundadas. 

power bi datamarts powerpoint

A solução também permite, aos contadores e departamentos financeiros, por exemplo, construir o próprio universo de dados para responder questões de negócios com rapidez, mesmo se não houver familiaridade com aplicativos mais técnicos. 

Bots conversacionais avançados com o Power Virtual Agents 2.0

Ao trazer o desenvolvimento de bots low-code e pro-code para uma tela unificada, a Microsoft quer levar equipes para um outro nível.

A evolução dos Power Virtual Agents começa com a nova experiência inteligente de autoria de bots, que une a sofisticação dos recursos de código profissional do Azure Bot Framework Composer com a simplicidade da plataforma low-code do Power Virtual Agent, tornando ainda mais fácil para desenvolvedores profissionais e especialistas construir de forma colaborativa os bots. 

A tela de autoria do Power Virtual Agents foi recriada do zero, expandindo as possibilidades de autoria destes bots. A capacidade de alternar perfeitamente entre experiências gráficas e de código foi adicionada; as respostas multimídia permitem aos robôs conversacionais respondam com imagens, vídeos, cartões adaptativos, e muito mais. 

Automação através da nuvem com Power Automate

Os bots RPA hospedados (automação robótica de processos) permitem que você execute uma automação autônoma em escala sem a necessidade de fornecer ou configurar qualquer máquina. 

Agora disponíveis no Power Automate, os bots RPA hospedados podem ser criados como qualquer outro Software como um Serviço (SaaS) para RPA, provisionados automaticamente pela solução com base na configuração definida e em máquinas virtuais hospedadas (VM) alimentadas pelo Azure. 

Isso acaba com os ciclos de aprovação exaustivos e as implantações caras. Basta criar um grupo de bots configurando parâmetros básicos e usá-lo para escalar máquinas virtuais em cenários de RPA não atendidos – sem necessidade da assinatura do Azure. 

Power Automate ficou mais fácil de incorporar e comprar

A solução SDK para incorporar o Power Automate, que permite aos desenvolvedores incorporar recursos do Power Automate dentro de seus aplicativos SaaS, também recebe atualização, juntamente com a capacidade de possuir um plano de pagamento sob demanda. 

A combinação dos dois permite que os ISVs incorporem o Power Automate em seus aplicativos e paguem por isso em nome de seus clientes, como um serviço do Azure. 

A parceria da Microsoft com a Adobe, por exemplo, utiliza o SDK para incorporar o Power Automate no Adobe Acrobat Sign, habilitando um fluxo de trabalho avançado de processamento e assinatura de documentos. Os desenvolvedores já podem começar a usar o Technical Embed SDK.

Com o Low-Code, é bem mais fácil acelerar a inovação e alcançar agilidade na sua empresa

Saiba mais sobre o Microsoft Power Platform e leia como criar aplicativos colaborativos com o Microsoft Teams. A Maximiza pode ajudá-lo a entender e incorporar soluções Low-Code ao fluxo de trabalho da sua empresa. Fale com a nossa equipe!

Fonte: News Microsoft

Veja também

Desbloqueie o potencial dos registros de chamadas no Microsoft Teams

Desbloqueie o potencial dos registros de chamadas no Microsoft Teams

O Call Record Insights simplifica a maneira de extrair dados úteis dos registros de chamadas no Microsoft Teams; O Microsoft…

CONTINUE LENDO
Copilot no Teams: novos recursos aprimoram colaborações e reuniões híbridas

Copilot no Teams: novos recursos aprimoram colaborações e reuniões híbridas

Novos aprimoramentos do Copilot no Teams chegam para turbinar a colaboração e tornar as reuniões híbridas ainda melhores; Uma recente…

CONTINUE LENDO
Microsoft 365 Copilot otimiza o fluxo de trabalho para PMEs

Microsoft 365 Copilot otimiza o fluxo de trabalho para PMEs

Disponível para clientes de pequenas e médias empresas (PMEs), o Microsoft 365 Copilot fornece assistência inteligente em tempo real, permitindo…

CONTINUE LENDO