Crie análises automatizadas e descubra insights com Power BI Datamarts

power bi datamarts

Compartilhe esse post

O novo recurso nativo permite construir um datamart sobre qualquer data warehouse ou várias fontes de dados. Saiba mais sobre o Power BI Datamarts;

power bi datamarts

Atualmente, os analistas de dados dependem muito de fontes de dados centrais criadas por profissionais de TI ou desenvolvedores. No entanto, se um usuário precisar de alguma informação diferente ou com alterações, como por exemplo, criar uma nova fonte de dados ou dados combinados, pode ser um desafio para estas equipes ajudarem em tempo hábil.

Como resultado, é preciso esperar ou seguir por conta própria criando um datamart com as ferramentas à sua disposição, como um banco de dados do Access, um site do SharePoint ou uma planilha. Essas soluções portanto careciam de recursos importantes, têm um desempenho ruim, não são dimensionadas à medida que os volumes de dados e os usuários crescem e podem ser difíceis de controlar.

Foi pensando nisso que a Microsoft recentemente anunciou o Power BI Datamarts, novo recurso automatizado para gerenciar dados e compartilhar insights sem que os usuários precisem de qualquer ajuda das equipes de TI.

 

power bi datamart
Democratize sua empresa com Datamarts no Microsoft Power BI;

O que é um Datamart?

O DataMart permite uma visão departamental dos dados para oferecer maior agilidade nas análises e diminuir os custos de uma estrutura de armazenamento. É mais simples do que um Data Warehouse (repositório de dados em um formato estruturado para facilitar consultas e análises)e pode ser implementado em conjunto com ele.

Os Datamarts fornecem uma experiência simples para usuários identificarem dados de diferentes fontes, extrair insights, transformar e criar relatórios automatizados sem o uso de código (usando o Power Query), além de ser possível fazer o upload em um banco de dados SQL Azure totalmente gerenciado.

Ou seja, agora, em vez de apenas criar um modelo de dados e armazenar no relatório, o Power BI projetará e implantará uma análise de dados relacionais completa e os pipelines necessários para atualizá-los.

Benefícios do Power BI Datamarts

Os Datamarts oferecem os seguintes benefícios:

  • Os usuários podem facilmente realizar análises automatizadas e de autoatendimento relacionais de banco de dados, sem a necessidade de um administrador de banco de dados;
  • Os Datamarts alimentam, preparam e exploram os dados de ponta a ponta com SQL, incluindo a experiência sem código;
  • Permitem a construção de modelos e relatórios semânticos em uma experiência holística;

Além da inclusão do Datamart no Power Bi, a Microsoft também traz:

  • Métricas no Power BI e outras melhorias;
  • Storytelling de dados no PowerPoint;
  • Integração com Outlook e Office Hub;

 

maximiza-power-bi-datamarts-outlook
Power BI integrado com o principal produto de storytelling, o Power Point, capacitando todos a contar histórias utilizando dados;

Recursos do Power BI Datamarts

Os Datamarts aproveitam o fluxo de dados em nuvem (Power BI Dataflows) removendo a dependência do Power BI Desktop. Agora, a experiência traz visualização ‘design’, onde é possível arrastar e soltar tabelas, e também foi implementada no navegador. Esta é uma boa opção para quem gosta de fazer tudo on-line, em vez de dividir os esforços. Os Datamarts também têm um editor de consultas SQL integrado para quem deseja escrever suas próprias consultas T-SQL.

Esse novo recurso traz o poder dos bancos de dados SQL para as mãos dos analistas de BI, ajudando a descobrir mais insights e impulsionar a transformação digital. Veja alguns dos benefícios e recursos dos Datamarts:

  • 100% baseado na web, sem necessidade de outro software;
  • Experiência sem código, resultando em um datamart totalmente gerenciado;
  • Ajuste automatizado de desempenho;
  • Editor de Consulta visual e SQL integrado para análise ad hoc;
  • Suporte para SQL e outras ferramentas populares;
  • Integração nativa com o Power BI, Microsoft Office, Outlook, Office Hub e outras plataformas de análise da Microsoft;
  • Incluso no Power BI Premium e Premium por usuário;
  • Criação completa de relatórios para usuários de Mac, Linux e Chromebook também;
power bi datamarts powerpoint
Power BI integrado ao Outlook e ao hub do Office ajuda usuários a descobrir, consumir dados e insights no contexto de suas conversas;

Quando usar o Power BI Datamarts?

Os Power BI Datamarts são uma excelente escolha para usuários e equipes de análise que precisam de:

Independência das equipes tradicionais de TI

Com o Power BI Datamarts, usuários corporativos não precisam esperar que a TI esteja disponível. Além da experiência sem código, não há necessidade de se preocupar em criar e gerenciar atualizações  – tudo é automatizado e feito como em um autoatendimento.

Acesso a dados centralizados

A governança é simplificada. Os usuários criam seus próprios bancos de dados SQL gerenciados para modelagem e relatórios downstream. O acesso aos dados pode ser controlado por meio de permissões de espaço de trabalho, permissões de conjunto de dados ou segurança em nível de linha.

Análise estendida com o Power BI

Os Datamarts do Power BI podem ser consultados e explorados com o T-SQL, tanto on-line quanto no seu IDE preferido e, eventualmente, no Excel, Teams e Power BI Data Hub. O Azure Synapse e outros serviços no ecossistema Azure também podem aproveitar o Power BI Datamarts. A capacidade de consumir datamarts do Power BI em outras ferramentas suporta a democratização de dados – disponibilizando as informações para mais profissionais, responsáveis por resolver problemas de negócios.

Governança integrada

O datamart também pode ser gerenciado e governado em outros serviços. Os usuários podem aplicar rótulos de confidencialidade do Microsoft Purview, rastrear o impacto dos dados ou recuperar todos os datamarts e metadados por meio de automação (APIs do scanner), além de serem endossados (certificados ou promovidos) para ajudar a descobrir e reutilizar dados confiáveis. Quando forem concluídos, é possível gerenciar facilmente a implantação de datamart, do desenvolvimento ao teste e à produção, por meio dos recursos avançados dos pipelines.

Democratize os dados da sua empresa

Capacitar os usuários a criar soluções analíticas de ponta a ponta pode reduzir o tempo de insights, democratizar dados em todo um departamento ou organizar e incentivar a exploração dos mesmos. A Maximiza pode ajudá-lo a entender como incorporar o Power BI Datamarts à sua plataforma existente ou a começar a usar o BI automatizado. Fale com a nossa equipe!

Fonte: Microsoft Power BI Blog

Não perca conteúdos como este

Se inscreva em nossa newsletter

Mais artigos