Microsoft Fabric: Plataforma alimentada por IA integra ferramentas e análise dados 

Redacao Maximiza Redacao Maximiza
Microsoft Fabric: Plataforma alimentada por IA integra ferramentas e análise dados 

Gerencie seus dados em uma única plataforma de análise alimentada por IA e transforme a forma como sua organização trabalha;

Empresas de todos os setores aproveitam informações e dados para obter vantagens competitivas. Agora, nessa nova era definida pela Inteligência Artificial, os dados tem se tornando ainda mais importantes. Serviços generativos de IA e de modelo de linguagem estão permitindo que os clientes usem e criem experiências diárias para reinventar a forma como os funcionários trabalham.

Para isso, é preciso fornecimento constante de informações, um sistema de análise bem gerenciado e ferramentas bem integradas – quando normalmente, a maioria das empresas possui serviços especializados desconectados que trazem informações de forma fragmentada.

Para remodelar a forma como todos acessam, gerenciam e agem com base em dados e insights, conectar fontes e serviços de análise em conjunto em uma só plataforma, a Microsoft anunciou o Microsoft Fabric.

O que é Microsoft Fabric?

O Microsoft Fabric é uma plataforma de análise unificada de ponta a ponta que reúne todos dados e ferramentas que as organizações precisam. O Fabric integra tecnologias como Azure Data Factory, Azure Synapse Analytics e Power BI em um único ambiente. Esses componentes são apresentados em várias experiências personalizadas ao usuário, capacitando profissionais a desbloquearem seu potencial e estabelecer bases para a era da IA. 

Com o Fabric, você não precisa reunir diferentes serviços de vários fornecedores. Em vez disso, você poderá utilizar o único produto altamente integrado, fácil de usar e projetado para simplificar suas necessidades de análise. A plataforma é criada com base em SaaS (Software como Serviço), que leva simplicidade e integração a um novo nível.

Com a experiência de SaaS do Microsoft Fabric, todos os dados e os serviços são integrados perfeitamente. As equipes de TI podem configurar centralmente os principais recursos corporativos e as permissões são aplicadas automaticamente em todos os serviços subjacentes. Além disso, os rótulos de confidencialidade de dados são herdados automaticamente entre os itens do pacote.

O que diferencia o Microsoft Fabric? 

O Microsoft Fabric é um produto de análise de ponta a ponta que aborda todos os aspectos das necessidades de análise de uma organização. Mas há cinco áreas que realmente o diferenciam do resto do mercado:

1. Fabric é uma plataforma de análise completa

Todo projeto analítico tem vários subsistemas. Cada subsistema precisa de um conjunto diferente de recursos, muitas vezes exigindo produtos de vários fornecedores. Integrar esses produtos pode ser algo complexo, ineficiente e caro. 

Com o Fabric, os clientes podem usar um único produto com experiência e arquitetura unificadas que fornecem todos os recursos necessários para que um desenvolvedor extraia insights de dados e os apresente. E, ao oferecer a experiência de software como serviço (SaaS), tudo é automaticamente integrado e otimizado.

A ferramenta capacita cada equipe no processo de análise com as experiências específicas e funções que precisam, para que engenheiros, profissionais de armazenamento de dados, cientistas e analistas de dados, além de outros usuários corporativos, possam extrair o melhor da ferramenta. 

O Fabric vem com sete cargas de trabalho principais: 

  • O Data Factory (em visualização prévia) fornece mais de 150 conectores para fontes de dados locais e na nuvem, experiências de arrastar e soltar para transformação de dados e a capacidade de orquestrar pipelines de dados. 
  • Synapse Data Engineering (em visualização prévia) permite ótimas experiências de criação para Spark, início instantâneo com trechos ao vivo e a capacidade de colaborar. 
  • O Synapse Data Science (em visualização prévia) fornece um fluxo de trabalho de ponta a ponta para que os cientistas de dados criem modelos sofisticados de IA, colaborem facilmente, treinem, implantem e gerenciem modelos de aprendizado de máquina. 
  • O Synapse Data Warehousing (em visualização prévia) fornece uma experiência convergente de data warehouse e lake house com desempenho SQL líder do setor em formatos de dados abertos. 
  • O Synapse Real-Time Analytics (em visualização prévia) permite que os desenvolvedores trabalhem com fluxo de dados de dispositivos da Internet das Coisas (IoT), telemetria, logs e muito mais, e analisem grandes volumes de dados semiestruturados com alto desempenho e baixa latência. 
  • O Power BI in Fabric fornece visualização líder do setor e análises orientadas por IA que permitem que usuários corporativos obtenham insights dos dados. A experiência do Power BI também está profundamente integrada ao Microsoft 365, fornecendo informações relevantes onde os usuários corporativos já trabalham. 
  • O Data Activator (em breve) fornecerá detecção e monitoramento de dados em tempo real e poderá acionar notificações e ações quando encontrar padrões específicos nos dados – tudo em uma experiência sem código. 

2. O Fabric usa código aberto e centrado em um data lake 

Os data lakes de hoje podem ser confusos e complicados, tornando difícil para os clientes criar, integrar, gerenciar e operá-los. E uma vez que estejam operacionais, vários produtos de dados usando diferentes formatos, em um mesma data lake, podem causar duplicação significativa e preocupações sobre o bloqueio do fornecedor. 

OneLake—O OneDrive para dados

O Fabric vem com um data lake SaaS e multinuvem chamado OneLake, integrado e disponível automaticamente para todos os usuários. Todas as cargas de trabalho são conectadas automaticamente ao OneLake, assim como todos os aplicativos do Microsoft 365 são conectados ao OneDrive. Os dados são organizados em um hub de dados intuitivo e indexados automaticamente para descoberta, compartilhamento, governança e conformidade. 

Um dos principais recursos são os “Atalhos”, permitindo fácil compartilhamento de dados entre usuários e aplicativos sem ter que mover e duplicar informações desnecessariamente. Os atalhos permitem que o OneLake virtualize o armazenamento de data lake em ADLSg2, Amazon Simple Storage Service (Amazon S3) e, em breve, no Google Storage, permitindo que os desenvolvedores componham e analisem dados em diferentes nuvens. 

3. O Fabric é alimentado por IA 

O Fabric é integrado ao Azure OpenAI Service em todas as camadas para ajudar clientes e desenvolvedores a aproveitar o poder da IA generativa em seus dados e encontrar insights. Com o Copilot no Microsoft Fabric em todas as experiências de dados, os usuários podem usar linguagem de conversação para criar fluxos e pipelines de dados, gerar código e funções inteiras, construir modelos de aprendizado de máquina ou visualizar resultados.

Os clientes podem até mesmo criar suas próprias experiências de linguagem de conversação que combinam modelos de serviço Azure OpenAI e seus dados e publicá-los como plugins. 

4. Fabric capacita todos os usuários corporativos 

Os clientes desejam conduzir uma cultura de dados em que todos os seus colaboradores possam tomar melhores decisões com base nos dados. Para isso, o Fabric integra-se profundamente aos aplicativos do Microsoft 365 que as pessoas usam todos os dias. 

O Power BI é uma parte essencial e já está inserido no Microsoft 365. Por meio das integrações profundas do Power BI com aplicativos como Excel, Microsoft Teams, PowerPoint e SharePoint, dados relevantes do OneLake são facilmente descobertos e acessíveis aos usuários diretamente no Microsoft 365—ajudando os clientes a obter mais valor de seus dados. 

Com o Fabric, você também pode transformar os apps do Microsoft 365 em hubs para descobrir e aplicar insights. Por exemplo, os usuários do Microsoft Excel podem descobrir e analisar dados diretamente no OneLake e gerar um relatório do Power BI com o clique de um botão. No Teams, eles podem inserir dados em seu trabalho diário com canais incorporados, bate-papo e experiências de reunião.  

5. Fabric reduz custos por meio de capacidades unificadas 

A compra e o gerenciamento de recursos são massivamente simplificados com o Fabric. Os clientes podem comprar um único pool de computação que alimenta todas as cargas de trabalho do Fabric. Com essa abordagem completa, podem criar soluções que otimizem as frentes de trabalho livremente, sem qualquer atrito em sua experiência ou comércio. 

Essas soluções universais têm a capacidade de reduzir os custos significativamente, pois realocam uma capacidade não utilizada em outra atividade otimizando o trabalho. 

Microsoft Fabric reduz o tempo de entrega, elimina a sobrecarga do uso de vários serviços díspares. Ao consolidar os serviços necessários de provisionamento, transformação, modelagem e análise de dados em uma interface, o tempo dos dados brutos para a inteligência de negócios é significativamente reduzido. O Fabric afeta significativamente os grupos de armazenamento, engenharia e análise de dados, já que todas essas cargas de trabalho agora podem ser feitas na mesma interface do usuário para uma entrega mais rápida de insights.

O que acontece com as soluções atuais de análise da Microsoft?

Os produtos existentes da Microsoft, como o Azure Synapse Analytics, o Azure Data Factory e o Azure Data Explorer, continuarão a fornecer uma solução robusta de plataforma como serviço (PaaS) de nível empresarial para análise de dados. O Fabric representa uma evolução dessas ofertas na forma de uma solução SaaS simplificada que pode se conectar às ofertas PaaS existentes. Os clientes poderão atualizar seus produtos atuais para o Fabric em seu próprio ritmo.

Maximize sua maneira de trabalhar

O Microsoft Fabric está atualmente em pré-visualização. É possível testar o que o Fabric tem a oferecer e utilizar a plataforma usado para qualquer recurso, desde a integração de dados até a criação de modelos de aprendizado de máquina. Entre em contato conosco

Fonte: Azure/Microsoft

Veja também

Desbloqueie o potencial dos registros de chamadas no Microsoft Teams

Desbloqueie o potencial dos registros de chamadas no Microsoft Teams

O Call Record Insights simplifica a maneira de extrair dados úteis dos registros de chamadas no Microsoft Teams; O Microsoft…

CONTINUE LENDO
Copilot no Teams: novos recursos aprimoram colaborações e reuniões híbridas

Copilot no Teams: novos recursos aprimoram colaborações e reuniões híbridas

Novos aprimoramentos do Copilot no Teams chegam para turbinar a colaboração e tornar as reuniões híbridas ainda melhores; Uma recente…

CONTINUE LENDO
Microsoft 365 Copilot otimiza o fluxo de trabalho para PMEs

Microsoft 365 Copilot otimiza o fluxo de trabalho para PMEs

Disponível para clientes de pequenas e médias empresas (PMEs), o Microsoft 365 Copilot fornece assistência inteligente em tempo real, permitindo…

CONTINUE LENDO