Vendas e tecnologia: como podem caminhar juntas?

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Vendas e tecnologia: como podem caminhar juntas?

Os gestores de empresas das mais diversas áreas já perceberam que para aumentar suas vendas e garantir uma base maior de clientes não há outra solução que não seja integrar a tecnologia nos mais diversos processos de sua empresa. A união entre vendas e tecnologia tem gerado resultados positivos, mesmo em um cenário de crise econômica.

De um lado, isso acontece porque o e-commerce é um mercado em franca expansão no Brasil. A expectativa para este ano, por exemplo, é de um crescimento entre 10% e 15% — o ano de 2016 registrou expansão de 8%. Por outro lado, as empresas têm apostado no uso da tecnologia para preencher lacunas e otimizar os serviços.

No texto de hoje vamos mostrar três ferramentas tecnológicas que podem ser extremamente úteis para alavancar o seu negócio.

Por que apostar em um CRM para aliar vendas e tecnologia?

O CRM, sigla em inglês para Gestão de Relacionamento com o Cliente, é um software que, se bem utilizado, pode ser o braço direito do gestor para atrair novos clientes, fidelizar os atuais e alavancar as vendas.

E como isso é possível? Ao armazenar quaisquer tipos de informação sobre os seus clientes (dados pessoais, profissionais, comentários em redes sociais, hábitos de consumo, etc), o CRM consegue traçar um perfil do consumidor e ajuda a elaborar uma espécie de plano de venda específico para ele, de acordo com suas particularidades, gostos e hábitos.

Alguns CRMs, como o Dynamics 365, conseguem traçar diagnósticos mais precisos, por exemplo:

  • identificação de potenciais clientes, que estejam mais propensos a comprar;
  • criação de oportunidades mais assertivas, com a recomendação de produtos mais relevantes;
  • oferecimento de soluções personalizadas para cada cliente.

Como usar a inteligência artificial no seu negócio?

Outra forma de aliar vendas e tecnologia é apostar no uso da inteligência artificial (IA). Mas não se assuste, esse não é um tema que só diz respeito a multinacionais, mas pode e está sendo utilizado por pequenas e médias empresas dos mais diversos setores.

Não se trata de um super robô inteligente mas, muitas vezes, a IA é uma ferramenta simples que pode mudar, por exemplo, o atendimento ao seu cliente. Hoje em dia, as empresas têm apostado em aumentar os canais de diálogo com os consumidores, a fim de não só resolver o problema deles de forma mais rápida — o que garante uma chance maior de fidelização desse cliente — mas também de expandir os mecanismos de venda.

Automatizar o atendimento virtual por meio de chatbots é uma dessas alternativas que acabou virando tendência. Dentre as vantagens dessa tecnologia estão o atendimento instantâneo, a solução de problemas em tempo real e a fluidez do diálogo.

De que forma a tecnologia te ajuda a fidelizar os clientes?

Esse é um dilema clássico para os gestores. Tudo bem, você concluiu uma venda, mas o que te garante que esse mesmo cliente voltará para comprar outras vezes? Mais uma vez a tecnologia pode ajudar o seu trabalho nessa questão.

No ambiente digital, os consumidores deixam rastros em todas as ações que desempenham — sites acessados, compras canceladas ou efetivadas, buscas no navegador, etc. Ter informações relevantes como essas em seu banco de dados facilita o processo de venda e de pós-venda.

Estratégia, excelência no atendimento e uma boa dose de marketing digital ajudam a garantir que o cliente volte.

Agora que você sabe como as áreas de vendas e tecnologia estão atuando juntas para melhorar os indicadores das empresas, aproveite e confira mais um de nossos posts: Conheça 8 vantagens do Microsoft Azure para desenvolvedores!

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