Microsoft Teams usa IA para reduzir eco, otimizar conteúdos e qualidade das chamadas

microsoft teams novos recursos IA

Compartilhe esse post

A IA está sendo usada para cancelar o eco, melhorar o áudio e suavizar as chamadas quando duas pessoas falam ao mesmo tempo. Saiba todos os novos recursos do Teams

microsoft teams novos recursos IA

Efeitos de eco, acústica ruim em uma sala, vídeos instáveis, são alguns problemas comuns que dificultam o entendimento das equipes nas chamadas e reuniões on-line. Foi pensando nisso que a Microsoft decidiu usar IA (inteligência artificial) e aprendizado de máquina para melhorar e aprimorar seus serviços.

Isso reflete principalmente ao Microsoft Teams, que com a redução, eliminação de ruídos de comunicação e videochamadas aprimoradas, tem tido um ótimo resultado, além de ser escalável em todos os ambientes.

A disponibilidade destes novos recursos do Teams, incluindo cancelamento de eco, ajuste de áudio em ambientes acústicos ruins e chamadas em que os usuários falem e ouçam ao mesmo tempo sem interrupções, foram lançados recentemente, junto com a expansão da supressão de ruído de fundo.

A empresa garante que após mais de 30 mil horas para treinar a ferramenta, a IA é capaz de diferenciar perfeitamente a fala natural do eco. Todo esse processo é feito localmente, na máquina ou dispositivo móvel do usuário, portanto não há tráfego de dados para a nuvem. Saiba mais:

Melhorias na qualidade de voz

Cancelamento de eco

Durante chamadas e reuniões, quando um participante tem o microfone muito próximo do alto-falante, o Microsoft Teams agora consegue reconhecer a diferença entre o som de um alto-falante e a voz do usuário, eliminando o eco sem suprimir a fala ou inibir a capacidade de várias partes falarem ao mesmo tempo.

“Desreverberação” se ajusta para a acústica de ambientes ruins

Em ambientes específicos, a acústica da sala pode fazer com que a voz do usuário soe superficial e abafada. Agora, o Microsoft Teams usa um modelo de aprendizado de máquina para converter o sinal de áudio capturado em som como se os usuários estivessem falando em um microfone de curto alcance.

Interruptibilidade, para conversas mais naturais

Em uma conversa, é natural interromper alguém para esclarecimento ou validação. O Microsoft Teams agora usa um modelo “treinado” com 30.000 horas de amostras de fala para reter as vozes desejadas enquanto suprime sinais de áudio indesejados, resultando em diálogos mais fluidos.

Supressão de ruído de fundo

Todo mundo já teve uma reunião interrompida também pelos sons inesperados como um cachorro latindo, um alarme de carro ou uma porta batida. Há mais de dois anos, a Microsoft lançou a supressão de ruído baseada em IA no Teams. Após muitos testes, agora foi habilitada a supressão de ruído baseada em aprendizado de máquina como padrão – para clientes que usam o Windows (incluindo o Microsoft Teams Rooms), bem como usuários de Mac e iOS. Uma versão futura desse recurso está planejada para Teams Android e clientes da web.

Melhorias na qualidade do vídeo

Também foram aprimorados recentemente a qualidade de vídeo e compartilhamento de tela baseados em IA para o Teams. De ajustes para pouca luz a otimizações com base no tipo de conteúdo que está sendo compartilhado, a IA ajuda equipes a apresentarem o seu melhor.

Otimização da tela em tempo real se ajusta ao conteúdo compartilhado

Diferentes tipos de conteúdo compartilhados exigem diferentes abordagens para garantir a mais alta qualidade de vídeo, ainda mais se alguém está sob restrições de largura de banda. O Teams agora usa o aprendizado de máquina para detectar e ajustar as características do conteúdo apresentado em tempo real, otimizando a legibilidade dos documentos ou a suavidade da reprodução de vídeo.

Otimização baseada em IA garante que vídeo fique ótimo, mesmo sob restrições de largura de banda

Problemas inesperados com a largura de banda da rede podem apresentar vídeos instáveis que acabam com o foco das apresentações. Otimizações orientadas por IA no Teams agora ajustam esta reprodução, mesmo em condições desafiadoras de largura de banda, para que os apresentadores possam usar o serviço sem preocupações.

Filtros de brilho e foco colocam você na melhor luz

Os novos filtros também oferecem a opção de ajustar o brilho e adicionar foco suave nas reuniões. Basta uma simples alternância nas configurações do dispositivo, para acomodar melhor a sua imagem em ambientes com pouca luz.

maximiza-microsoft-teams-ajuste-brilho

Microsoft Teams: chamadas e reuniões on-line mais naturais, resilientes e eficientes

Alguns desses recursos foram anunciados no Build 2022, mas estão disponíveis a partir de hoje. A IA chega junto com outras mudanças como otimizações para exibição de texto em vídeo. Outro lançamento é o ajuste aprimorado do consumo de banda durante chamadas de vídeo ou compartilhamento de tela.

Agora que você já sabe de todas essas funcionalidades extras, não deixe de considerar a plataforma na sua empresa. Fale com a Maximiza e saiba mais sobre soluções de comunicação integrada. Entre em contato conosco hoje mesmo!

Fonte: Microsoft 365 Blog

Não perca conteúdos como este

Se inscreva em nossa newsletter

Mais artigos