Internet das Coisas: Como ela impacta as estratégias de negócio?

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Internet das Coisas: Como ela impacta as estratégias de negócio?

Entre as principais tendências de TI do mercado, a Internet das Coisas (Iot) destaca-se por ser uma das mais versáteis e adaptáveis ao ambiente corporativo. Os gadgets dessa categoria de dispositivos de TI podem ser inseridos no ambiente corporativo para gerar mais competitividade ao negócio e, ao mesmo tempo, ampliar a quantidade de informações disponíveis para a formulação de estratégias.
Ficou curioso e quer saber mais sobre a Internet das Coisas? Então confira abaixo tudo sobre essa tendência e os desafios a ela relacionados!
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Imagem: Giphy

O que é a Internet das Coisas?

A Internet das Coisas é uma categoria de dispositivos de TI inteligentes. Eles conectam-se entre si e a sistemas web para troca, coleta e processamento de dados em tempo real. Além disso, a partir de configurações feitas pelo usuário, tais dispositivos podem executar ações de acordo com uma série de fatores.
São exemplos de dispositivos da Internet das Coisas termostatos conectados a redes WiFi, cafeteiras automatizadas, câmeras IP inteligentes e até mesmo fechaduras eletrônicas. Juntos, tais dispositivos tornam o nosso dia a dia mais simples, prático e ágil.

Como a Internet das Coisas pode ser utilizada no ambiente corporativo?

Projetos de IoT estão avançando lentamente para os departamentos de TI, obtendo eficiências, aumentando a segurança, unindo as equipes. De acordo com uma pesquisa recente, realizada pela Infobox, um terço de todas as empresas tem mais de mil dispositivos  em suas redes, conectados pelos funcionários, por conta própria. Por exemplo, 47% das empresas já possuem assistentes digitais no local de trabalho.
No ambiente corporativo, a Internet das Coisas pode servir para auxiliar a empresa em duas pontas: automatizando processos internos ou dando uma visão mais precisa sobre os seus clientes.
No primeiro caso, a companhia incorpora dispositivos da Internet das Coisas à sua cadeia operacional. Eles poderão conectar-se diretamente (ou não) aos processos relacionados ao core business do negócio, permitindo que rotinas sejam realizadas com maior agilidade, precisão e menor custo.
Um conjunto de termostatos inteligentes pode, por exemplo, ser adicionado a um ambiente que necessita de refrigeração constante. O dispositivo avalia o número de pessoas do local, além de fatores como horário e comportamento de outros dispositivos existentes na área, e, a partir dessas informações, a temperatura é ajustada automaticamente. Assim, a companhia pode reduzir os seus custos com energia.
Já uma empresa que trabalha com venda de produtos pode utilizar sensores para compreender como a sua cadeia de logística está estruturada. Ao rastrear os caminhos feitos por um produto em todas as etapas de sua entrega, gestores podem encontrar gargalos e tornar o seu processo de vendas mais eficaz.
Os dados dos dispositivos da Internet das Coisas também auxiliam empresas a conhecer melhor o perfil do seu público alvo. Uma academia, por exemplo, pode utilizar informações coletadas através de fitness trackers para avaliar como os seus clientes utilizam os equipamentos no dia a dia. Com tais informações, o ambiente pode ser modificado para atrair mais consumidores ou tornar o negócio mais competitivo.

Quais os principais desafios da Internet das Coisas no mundo corporativo?

A implementação da Internet das Coisas no ambiente corporativo traz uma série de desafios para o negócio. O principal deles está direcionado a questões de segurança digital.
Inserir novos dispositivos na infraestrutura de TI de uma empresa aumenta a quantidade de potenciais brechas de segurança que o negócio precisa enfrentar. Diante disso, é importante que o gestor crie uma estratégia para eliminar vulnerabilidades de forma proativa e, ao mesmo tempo, aproveite ao máximo os novos gadgets.
É necessário, também, monitorar todos os recursos de rede continuamente em busca de falhas e tentativas de conexões maliciosas. Além disso, deve-se segmentar a rede, impedindo que os dispositivos da Internet das Coisas sirvam de porta de entrada para outras partes da infraestrutura de rede (como servidores de sistemas críticos).
Essas abordagens devem ser utilizadas junto a medidas básicas, como manter os sistemas atualizados e não usar senhas padrão. Isso torna os equipamentos mais seguros e auxilia seu uso por completo. Assim, a companhia pode integrar a Internet das Coisas e outras tecnologias nas suas estratégias, gerando mais competitividade para o negócio.
E então, gostou de conhecer um pouco mais sobre a Internet das Coisas? Qualquer dúvida fale com a Maximiza! Assim, podemos ajudar você a entender como a IoT é importante para sua empresa!
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