Educação: Como o Microsoft Teams pode ajudar professores, alunos e instituições de ensino?

Redacao Maximiza Redacao Maximiza
Educação: Como o Microsoft Teams pode ajudar professores, alunos e instituições de ensino?

maximiza-microsoft-teams-educacao-02
Microsoft Teams: a solução é um hub para trabalho em equipe do Microsoft 365. Com a ferramenta, é possível conversar, fazer reuniões, ligar e colaborar em um único local, não importa onde você esteja.
Utilizada por mais de 500 mil empresas em todo o mundo, o Microsoft Teams tem facilitado a colaboração e a produtividade em organizações de todos os tipos e tamanhos e aumentado a produtividade de quem faz home office. No contexto educacional, ele vem provando ser uma forma poderosa de ajudar alunos e professores a trabalharem de forma mais dinâmica. 
O software, integrado ao Microsoft 365, traz recursos de reuniões, anotações, bate-papos e mais. Também é possível utilizar as várias extensões da Microsoft e de terceiros, como integrações com Skype, SharePoint e Exchange.
Já a ferramenta no ambiente escolar é possível criar salas de aula colaborativas, reunir arquivos e comunicados e utilizar outros valiosos recursos, como OneNote e Forms. Vamos falar então de algumas de suas funcionalidades na educação? Confira!

FUNCIONALIDADES MICROSOFT TEAMS NA EDUCAÇÃO

maximiza-microsoft-teams-educacao-01

Por que utilizar Microsoft Teams em sala de aula?

O Teams realmente reune tudo em um só lugar. É uma plataforma ininterrupta que simplifica fluxo de trabalho de ensino, mas também possibilita que você crie um espaço para uma colaboração mais robusta entre os alunos. 
O programa que tem sido um excelente aliado dos professores no ensino e no aprendizado dos alunos. Ele permite a comunicação em grupos ou individualmente, uma importante forma de continuar a dar voz para cada uma das crianças e adolescentes na pandemia, seja para tirar dúvidas, dar novas ideias e compartilhar seus aprendizados. 

  • Os professores podem mandar mensagens e comunicados para alunos individualmente ou para turmas inteiras; 
  • Com o recurso “Canais”, os professores podem criar subcategorias dentro de cada equipe. Isso é especialmente útil para armazenamento de arquivos, projetos especiais ou um assunto específico;
  • Os usuários podem realizar videoconferências usando a tecnologia interna do Skype ou participar de discussões em vídeo com o Flipgrid, que também é integrado diretamente à plataforma;
  • Os professores podem utilizar o OneNote para compartilhar anotações e arquivos para a turma inteira no TeamsO OneNote também podem ser compartilhados entre os membros do corpo docente para coletar e selecionar recursos, colaborar e desenvolver novos documentos e compartilhar materiais de desenvolvimento profissional. 

A Microsoft se uniu a plataforma Chalkup no início de 2018 e novas atribuições foram feitas ao programa. Os professores também podem gerenciar seus exercícios sem sair do ambiente do Teams. 

Com as ferramentas de tarefas, os professores agora podem: 

  • Criar, atribuir, coletar e dar feedback sobre os exercícios;
  • Anexar arquivos relevantes — ferramentas do Microsoft Office como Word, PowerPoint, Excel e OneNote são criadas diretamente na plataforma, para que você possa criar com essas ferramentas e atribuir aos alunos o mesmo desempenho. 
  • Criar, salvar e usar rubricas para avaliar o trabalho do aluno: O criador de rubricas é personalizável e permite que os usuários adicionem comentários por escrito. 

Como o Teams pode mudar o modo como os professores trabalham? 

Com o tanto que se pode ter em uma única plataforma, não é mais necessário lidar com o incômodo de misturar contas, fazer login múltiplo e alternar entre aplicativos. Dessa forma, sobra mais tempo e energia para se adaptar e realmente aproveitar o que essas ferramentas têm a oferecer. 

  • O professor poder fazer uma videochamada rápida com um colega para trocar ideias; 
  • Saber que os alunos podem interagir em um ambiente perfeito significa que o professor pode atribuir mais projetos colaborativos e monitorar o andamento das coisas em cada grupo;
  • Fazer com que o treinamento seja realizado em uma plataforma onde todos podem participar promove a integração até dos alunos mais introvertidos — até mesmo os alunos tranquilos têm a oportunidade de ter uma voz ativa nas discussões;
  • Ter um local central para aprender e interagir com os colegas de profissão — onde os professores podem compartilhar informações e discutir questões e projetos importantes — pode significar menos reuniões demoradas;

Por onde começar? 

Sim, realmente são muitos recursos apresentados dentro do Microsoft Teams. Podem parecer demais no começo e causar medo, principalmente para quem não tem muito jeito com tecnologia. 
Recomendamos aprender aos poucos e com calma, escolher um projeto específico e tentar operar o projeto inteiro com o Microsoft Teams. 
Aprender também com o Microsoft Teams pode ser uma aventura dinâmica, prática e divertida, não só para os alunos! Depois de testar o Teams com um único projeto, você terá uma ideia melhor de como poderá usá-lo em outras áreas. 
Ficou interessado no Microsoft Teams? A Microsoft está oferecendo gratuitamente o Microsoft Teams para organizações e escolas de todo o mundo. Inscreva-se aqui. 

Veja também

Termo de uso de celular corporativo: como elaborar um?

Termo de uso de celular corporativo: como elaborar um?

Os dispositivos móveis têm sido cada vez mais utilizados em empresas, especialmente em setores que operam com equipes externas ou…

CONTINUE LENDO
Agentes de IA chegam ao Microsoft Security Copilot

Agentes de IA chegam ao Microsoft Security Copilot

Após um ano de lançamento do Microsoft Security Copilot, que detecta, investiga e responde a incidentes de segurança de forma…

CONTINUE LENDO
Copilot é disponibilizado no centro de administração do Microsoft 365

Copilot é disponibilizado no centro de administração do Microsoft 365

No Ignite 2024, a Microsoft anunciou a disponibilidade geral do Copilot nos centros de administração do Microsoft 365, um conjunto de recursos…

CONTINUE LENDO