Conheça 8 vantagens do Microsoft Azure para desenvolvedores

Redacao Maximiza Redacao Maximiza
Conheça 8 vantagens do Microsoft Azure para desenvolvedores

A computação em nuvem já faz parte das estratégias de vários empreendimentos. Isso atraiu grande número de empresas para o setor, como é o caso da Microsoft. A sua plataforma Azure tem se destacado no mercado como um dos principais players na área de PaaS (Platform as a Service, ou plataforma como serviço) e IaaS (Infrastructure as a Service, ou infraestrutura como serviço).

Saiba como a IT Broker aumentou sua rentabilidade com a ajuda da nuvem!

Confira como a nuvem ajudou a Tracan a otimizar os negócios! 

Maximiza é destaque no Microsoft Inspire para soluções Cloud e casos de sucesso, em Washington, D.C.

Mas qual a razão de todo esse sucesso? Veja no nosso post de hoje 8 vantagens do Microsoft Azure!

1. Grande variedade de serviços

O Microsoft Azure é uma das plataformas de computação em nuvem mais flexíveis do mercado. Ela conta com mais de 30 serviços prontos para uso, que serão configurados conforme as necessidades do empreendimento em alguns cliques.

Como o deploy de um serviço é feito rapidamente, a empresa adotará novas ferramentas em prazos curtos. Isso diminui o tempo de resposta às demandas do mercado e facilita a implementação de políticas operacionais flexíveis, como as de home office.

2. Escala automática de servidores

Os mercados mudam rapidamente. Nesses momentos, a capacidade da empresa de escalar os seus serviços influenciará diretamente as suas receitas e o seu nível de competitividade.

Com o Microsoft Azure, os gestores de TI podem modificar a quantidade de recursos contratados com facilidade. A plataforma conta com ferramentas para escalar serviços automaticamente conforme a demanda, diminuindo gargalos e mantendo um desempenho unificado, independentemente da quantidade de usuários ativos.

3. Data center no Brasil

A latência é um fator que pode prejudicar uma série de serviços. Como a Microsoft conta com data centers espalhados por todo o planeta, os serviços corporativos hospedados na nuvem sempre serão acessados por meio do servidor mais próximo de cada usuário. Consequentemente, o tempo de resposta de um web app será reduzido ao máximo.

Ao mesmo tempo, empresas que precisam hospedar os seus serviços em um servidor brasileiro se beneficiam da existência de um data center da MS no Brasil. Isso se tornou importante especialmente após a aprovação do Marco Civil da Internet, que obriga as empresas a hospedarem dados sobre os seus serviços em servidores brasileiros.

4. Preço baseado nos serviços usados efetivamente

A grande base de usuários aliada a um modelo de serviços inovador torna o Microsoft Azure uma das plataformas de cloud computing mais competitivas do mercado quando comparamos preços a médio e longo prazo. Os pacotes de serviços possuem preços que variam conforme o número de recursos e usuários ativos. Esse modelo, também chamado de pay-as-you-go, torna os gastos precisos.

Esse é um fator que auxilia o planejamento do empreendimento a longo prazo, permitindo que novos investimentos sejam feitos. Uma vez que o custo com infraestrutura não utilizada é eliminado, a empresa terá recursos para adotar novos sistemas ou plataformas que aumentem o nível de competitividade do serviço.

5. Ambiente híbrido

Ao contrário dos concorrentes, o Microsoft Azure é uma plataforma que permite a criação de ambientes híbridos de computação em nuvem, para integrar serviços e soluções de TI. Isso gera uma grande vantagem competitiva para empreendimentos que utilizam aplicativos modernos e estratégias híbridas. A integração entre tais ferramentas será feita com agilidade e segurança, por meio de APIs ou de controles de acesso.

Para quem já trabalha com o ecossistema da Microsoft, o uso de serviços como Visual Studio, Active Directory, Microsoft Office 365 e Power Shell será feito lado a lado com aplicações de cloud storage, como o Microsoft OneDrive e os sistemas de ERP. Dessa forma, a companhia poderá gerenciar as suas principais ferramentas em um ambiente centralizado, reduzindo o tempo necessário para solucionar problemas e modificar políticas de governança.

6. Possibilidade de integrar serviços com outras plataformas

A infraestrutura de TI de vários empreendimentos conta com soluções de diferentes ecossistemas. Diante disso, o empreendimento deve investir em estratégias que facilitam a integração entre plataformas, unificando os processos de TI e simplificando a gestão de TI.

Nesse sentido, o Microsoft Azure destaca-se pela sua flexibilidade. Além de se integrar facilmente aos serviços da empresa, como o SharePoint e o Exchange, a plataforma também pode ser utilizada para conexão com serviços de outras empresas. Assim, os gestores de TI conseguem adotar estratégias mais inovadoras e competitivas.

7. Profunda integração com o Big Data

O Big Data trouxe uma série de benefícios para empreendimentos que buscam novas formas de compreender o mercado e antecipar tendências. Por serem capazes de analisar posts de redes sociais, históricos de vendas e até mesmo imagens, os analistas levaram as suas estratégias de marketing para um novo nível. Dados estruturados e não estruturados se unem em torno de uma plataforma centralizada para que as pessoas possam obter insights relevantes ao negócio.

Nesse sentido, o Microsoft Azure pode ser definido como um dos principais serviços para quem já tem o Big Data integrado ao seu dia a dia. Por meio do Azure HDInsight, o Apache Hadoop é levado à nuvem com poucos cliques. Isso potencializa a quantidade de registros que podem ser utilizados durante a análise de dados.

Caso julgue necessário, o analista conseguirá exportar todas as informações obtidas para outras ferramentas, como o Microsoft Office Excel. Assim, a visualização dos registros é feita com facilidade, permitindo a descoberta de novos dados com agilidade e precisão.

8. Automação dos processos de TI

A automação pode causar grande impacto na capacidade da empresa de atender a demandas e direcionar os seus serviços de acordo com as demandas do usuário. Uma vez que o gestor de TI possa automatizar tarefas como o backup de dados, os técnicos terão mais tempo para dedicarem-se a projetos internos ou mesmo a tarefas críticas.

Nesse sentido, o Microsoft Azure é um serviço em que vários processos podem ser programados para ser executados automaticamente. Isso vale tanto para tarefas complexas como para as mais simples.

Limpeza de logs, cópia de dados e envio de registros por meio de uma API são apenas algumas das tarefas programáveis no Microsoft Azure. Também será possível programar rotinas por meio de chamadas HTTP ou HTTPS, diminuindo o tempo gasto com monitoramento de recursos.

Gostou da nossa lista de vantagens do Microsoft Azure e quer integrar a plataforma da Microsoft na sua empresa? Então entre em contato com um de nossos consultores para escolher o serviço mais adequado para o seu negócio!

Veja também

Copilot no chat, melhorias para reuniões e mais: Novos recursos no Teams

Copilot no chat, melhorias para reuniões e mais: Novos recursos no Teams

Com a nova experiência do Copilot no chat do Teams, agora é possível acessar o app acima de seu bate-papo. A atualização…

CONTINUE LENDO
Atualizações de produtos e recursos Azure estão disponíveis no Brasil 

Atualizações de produtos e recursos Azure estão disponíveis no Brasil 

Azure Ultra Disk Storage e Azure Red Hat OpenShift são alguns recursos Azure que estão disponíveis agora no Brasil; Com…

CONTINUE LENDO
Bing Chat Enterprise, Sales Copilot e mais: as novidades de IA Microsoft

Bing Chat Enterprise, Sales Copilot e mais: as novidades de IA Microsoft

Resumo No último Microsoft Inspire 2023, a Microsoft anunciou os próximos passos que capacitam o trabalho alimentado por IA. Entre…

CONTINUE LENDO