Computação em nuvem: tire aqui todas as suas dúvidas!

Redacao Maximiza Redacao Maximiza
Computação em nuvem: tire aqui todas as suas dúvidas!

computacao-em-nuvem-tire-aqui-todas-as-suas-duvidas-300x300

A complexidade e a agilidade dos processos corporativos exigem que gestores busquem formas de otimizar o modo como lidam com as informações, para ganharem mais produtividade e elevarem seu padrão de qualidade. Já faz bastante tempo que as empresas têm usado modelos de computação em nuvem para buscar soluções, mas é recente o uso que algumas fazem ao incorporar o sistema em sua estratégia de negócios.

A computação em nuvem, ou cloud computing, não é exatamente uma tecnologia, mas sim, um modelo de computação que permite o acesso a arquivos e produtos de software por meio de serviços online.

Entenda mais como funciona esse sistema e quais as principais vantagens que a computação em nuvem pode trazer para o seu negócio. Acompanhe o post e tire todas as suas dúvidas!

Como a computação em nuvem funciona?

Em vez de armazenar os dados e rodar aplicações em dispositivos locais, o usuário pode, por meio dos serviços em nuvem, guardar e acessar informações e fazer uso de diversos tipos de software instalados em servidores a distância, conectados à internet.

O fornecedor do serviço pode disponibilizar não só o espaço de armazenamento, mas também um conjunto de ferramentas que funcionam em uma plataforma online. O usuário necessitará apenas de uma conexão com a internet para ter à sua disposição uma infinidade de recursos, sem precisar de uma máquina com hardware robusto, já que os dados não serão processados localmente. Esses recursos podem ser operados através do navegador de internet ou outro programa específico.

Quais são os principais tipos de aplicações oferecidas?

Embora termos como cloud computing e computação em nuvem sejam relativamente recentes, as aplicações baseadas nesse modelo já estão disponíveis há algum tempo, e vêm crescendo em um ritmo acelerado. Algumas dessas aplicações servem como clientes de e-mail, como o Outlook; armazenamento e compartilhamento de arquivos, como o OneDrive; e plataformas de desenvolvimento similares ao Microsoft Azure.

Mesmo aqueles tipos de software normalmente instalados localmente nas máquinas, como as ferramentas de escritório e players de música e vídeo, ganharam suas opções na nuvem com recursos muito mais dinâmicos. Desses, um dos mais utilizados pelas empresas é o Office 365, que disponibiliza seus aplicativos em plataformas online, além dos modelos tradicionais que rodam na própria máquina.

Quais os principais modelos de computação em nuvem disponíveis?

Existem diversos modelos de computação em nuvem disponíveis, e sua escolha dependerá do tipo de serviço que será contratado e as necessidades específicas da empresa. Conheça um pouco mais sobre os principais modelos:

SaaS

Software as a Service (SaaS), ou Software como Serviço, é o mais simples e comum. Trata-se de uma aplicação instalada nos servidores, acessada pela internet. O software roda no navegador do usuário, onde ele usufruirá dos seus recursos contratados sob regime de utilização.

Um exemplo prático desse modelo é o pacote Office online, oferecido gratuitamente pela Microsoft. Por meio do browser, o usuário terá ao seu dispor as ferramentas do produto, sem a necessidade de instalá-lo. Todos os dados produzidos e acessados também ficam armazenados em servidores de banco de dados, sem o risco de perder qualquer informação.

PaaS

Na Platform as a Service (PaaS) ou Plataforma como Serviço, como o nome sugere, é possível que as empresas criem seus próprios aplicativos na nuvem. Nesse modelo, normalmente um sistema operacional fica disponível para rodar as aplicações.

Microsoft Azure é um dos principais modelos desse serviço, com suporte a Web Apps, SQL Data Base e máquina virtual. A empresa encontra nele todas as ferramentas para o desenvolvimento e atualização de aplicativos. O Azure também oferece recursos de IaaS.

IaaS

Infrastructure as a Service (IaaS), ou Infraestrutura como Serviço, é um passo à frente da PaaS. O modelo oferece uma infraestrutura de hardware ou máquinas virtuais, permitindo ao usuário o acesso a todos os recursos de um sistema operacional. O IaaS pode ser oferecido em três subcategorias, ou modelos de implantação de nuvem:

  • Nuvem pública: os recursos de TI disponíveis são compartilhados de forma padronizada, embora cada um tenha seus dados privados protegidos.
  • Nuvem privada: com acesso restrito a um grupo ou empresa, não compartilha os recursos de TI com outros usuários, apresentando maior segurança, flexibilidade de personalização e estabilidade.
  • Nuvem híbrida: pode manter características das nuvens privadas e públicas, o que for de maior interesse para a empresa.

Como os serviços em nuvem podem beneficiar sua empresa?

Quando comparado a uma infraestrutura tradicional de armazenamento e processamento, os serviços em nuvem apresentam inúmeras vantagens, em especial quando utilizadas no ambiente corporativo de forma estratégica. Observe algumas das principais vantagens:

Segurança

Essa é uma das maiores preocupações dos gestores quando o assunto é integridade dos dados corporativos. Por meio de um sistema de criptografia avançada, o armazenamento em nuvem garante a segurança dos dados, limitando o acesso a pessoas autorizadas. O fornecedor do serviço mantém uma política rígida de controle de acesso para certificar-se da inviolabilidade das informações confidenciais.

Além disso, o risco de perda de informações é mínimo, porque os dados armazenados em servidores passam por backups contínuos. Dessa forma, mesmo que um dos servidores apresente mau funcionamento, as informações continuarão seguras.

Escalabilidade e flexibilidade

A empresa poderá contratar a infraestrutura ou os serviços sob demanda, de acordo com suas necessidades. Além disso, ela só pagará pelos recursos que utilizar. Isso se adapta bem aos modelos de negócios sazonais, em que a exigência de demanda varia no decorrer do ano.

Acessibilidade e trabalho colaborativo

Enquanto no armazenamento local e em modelos de software instalados localmente o uso fica restrito a máquinas específicas, a computação em nuvem permite que os dados e o serviço fornecido fiquem disponíveis em qualquer dispositivo com acesso à internet.

Os dados corporativos podem ser acessados a partir de dispositivos móveis, em uma home office ou em escritórios remotos. Isso rompe paradigmas corporativos que delimitam um espaço físico para o processamento das informações, pois estende os serviços da empresa para uma plataforma online que conecta a tríade Gestor x Cliente x Colaborador.

Redução de custos

As empresas poderão economizar — e muito — com a contratação de software e de infraestrutura baseada na nuvem. Isso porque, ao usar serviços em nuvem, não será necessário comprar equipamentos potentes, pois todo o processamento dos dados ocorre nos servidores.

Os gestores economizam, ainda, na compra de licenças de software. Licenças tradicionais limitam o número de computadores em que os programas podem ser instalados. No entanto, como no modelo em nuvem o software não é instalado localmente, o usuário poderá acessar a plataforma utilizando qualquer equipamento, bastando estar conectado à internet.

A computação em nuvem tem revolucionado o modelo de negócios de empresas de todos os portes. As possibilidades são infinitas no momento em que os gestores usam as vantagens da cloud de forma estratégica, buscando inovar nos serviços e produtos que oferecem aos usuários.

Ainda ficou alguma dúvida sobre a computação em nuvem? Deixe sua pergunta nos comentários!

Veja também

Copilot no chat, melhorias para reuniões e mais: Novos recursos no Teams

Copilot no chat, melhorias para reuniões e mais: Novos recursos no Teams

Com a nova experiência do Copilot no chat do Teams, agora é possível acessar o app acima de seu bate-papo. A atualização…

CONTINUE LENDO
Atualizações de produtos e recursos Azure estão disponíveis no Brasil 

Atualizações de produtos e recursos Azure estão disponíveis no Brasil 

Azure Ultra Disk Storage e Azure Red Hat OpenShift são alguns recursos Azure que estão disponíveis agora no Brasil; Com…

CONTINUE LENDO
Bing Chat Enterprise, Sales Copilot e mais: as novidades de IA Microsoft

Bing Chat Enterprise, Sales Copilot e mais: as novidades de IA Microsoft

Resumo No último Microsoft Inspire 2023, a Microsoft anunciou os próximos passos que capacitam o trabalho alimentado por IA. Entre…

CONTINUE LENDO