Quais os impactos do uso excessivo do celular no trabalho?

Redacao Maximiza Redacao Maximiza
Quais os impactos do uso excessivo do celular no trabalho?

O uso excessivo do celular no trabalho é um grande desafio em várias empresas — provavelmente na sua também. Contudo, os impactos de um time com dificuldade em sair das telas vão além da desatenção e esquecimento das tarefas diárias. Esse comportamento pode prejudicar (e muito!) a experiência do cliente. 

Diferente do que muitos pensam, a empresa até pode proibir o uso dos celulares para fins pessoais. Inclusive, essa prática é respaldada pelo artigo 482 da CLT, que trata das situações de insubordinação e indisciplina. 

Porém, orientar é a melhor saída.  Vale lembrar também que, em muitas profissões, o celular faz parte e pode facilitar o trabalho. Basta lembrar de quem trabalha com vendas e atendimento ao público. 

Continue lendo para entender melhor sobre os impactos do uso excessivo do celular no trabalho. Veja também algumas dicas interessantes para gerenciar o uso dos dispositivos móveis na sua empresa. Boa leitura! 

Como o uso excessivo do celular no trabalho afeta as empresas?

Só no Brasil, existem mais de 249 milhões de smartphones em uso. A estimativa é de aproximadamente 1,2 dispositivos por habitante. Esses números só mostram uma realidade que todos nós já estamos acostumados.

Faça um teste: tente se lembrar de alguém que conhece que não usa o celular. Difícil, concorda? 

Para você ter uma ideia ainda melhor da dimensão do uso dos aparelhos celulares, o Brasil também ocupa a 5°posição do ranking mundial dos países com mais usuários de smartphones. 

De fato, não é segredo que os aparelhos já fazem parte da nossa rotina — incluindo a profissional. No entanto, o uso excessivo do celular no trabalho afeta a produtividade, uma vez que colaboradores podem ficar desatentos, confundir-se com as demandas e, até mesmo, deixar de oferecer uma boa experiência aos clientes. 

As notificações de grupos de WhatsApp, redes sociais e até os e-mails pessoais contribuem para que os funcionários foquem em outras questões e problemas. Estes, necessariamente, nem sempre são urgentes ou passíveis de resolução naquele momento. 

Com isso, o humor e as relações interpessoais são afetadas, já que as tarefas podem sofrer atrasos ou serem realizadas fora dos padrões. O time, então, sente esses impactos negativos. Os clientes, também. E quando os aparelhos corporativos estão sendo usados em excesso?

Nesse caso, os prejuízos financeiros podem ser ainda maiores. Afinal, muitas empresas não conseguem controlar o uso de dados móveis, a instalação de aplicativos e a quantidade de ligações realizadas pelos funcionários a partir desses dispositivos.

No final das contas, um recurso que deveria agilizar a rotina dos profissionais gera prejuízos financeiros. Em larga escala, esses gastos afetam negativamente a saúde das finanças do negócio

Apesar de tudo isso, o uso do celular no trabalho pode contribuir para o aumento da produtividade, desde que gerenciado de forma assertiva. 

Quando o uso do celular no trabalho pode contribuir para a produtividade do negócio?

Agora que já falamos sobre os impactos negativos do uso excessivo do celular no trabalho, vamos analisar esse tema por outra perspectiva. 

Usar o aparelho no trabalho ajuda a estreitar o relacionamento com os clientes, entre os colaboradores e aqueles com a própria empresa. Veja algumas situações em que os celulares facilitam a rotina de trabalho:

  • Vendedores podem criar listas de transmissão para aqueles clientes que aceitarem receber as ofertas em primeira mão;
  • Os setores voltados ao atendimento ao público, principalmente presencial, podem se comunicar com os demais de forma discreta e assertiva; 
  • A empresa pode criar grupos para divulgar informações importantes de maneira mais rápida; 
  • Os colaboradores podem usar seus aparelhos para registrar o ponto, fazer agendamentos de reuniões, solicitar férias, dentre outras, desde que a partir de um sistema específico.

É importante ressaltar que os colaboradores podem usar o seu aparelho pessoal para essas funções, desde que sejam estabelecidas políticas claras de BYOD – Bring Your Own Device, em português, “traga seu próprio dispositivo”. 

Na prática, ao invés dos aparelhos corporativos adquiridos pela empresa, o colaborador pode usar o seu, mediante um acordo claro e  apoio financeiro para as necessidades daquela função. 

Inclusive, uma pesquisa global independente, realizada em 2021, mostrou que 87% dos colaboradores ouvidos disseram que escolher seu dispositivo para o trabalho era muito importante.  

Como gerenciar o uso dos celulares na empresa?

política de BYOD é bastante interessante, não é mesmo?

Contudo, ao optar por essa alternativa, a empresa não tem como garantir a segurança da informação e ter um controle financeiro assertivo sobre os custos destinados aos celulares corporativos. 

Sem contar que, ao usar seus próprios dispositivos, os colaboradores correm o risco de trabalhar além da sua carga horária. Outra desvantagem diz respeito aos impactos que falamos inicialmente, sobre a desatenção no horário de trabalho devido às questões pessoais. 

Para ajudar gestores como você neste desafio, confira 3 dicas simples para obter um melhor gerenciamento do uso do celular na empresa. 

Crie regulamentos ou manuais de conduta

Com certeza você já ouviu a frase: o combinado não sai caro, não é mesmo? 

Então, nada melhor do que criar regulamentos e manuais claros de conduta sobre o uso do celular no trabalho. É interessante consultar o setor de recursos humanos e todas as lideranças. 

Estabeleça uma comunicação interna eficaz

Da mesma forma que criar orientações sobre o uso do celular, é indispensável comunicá-las com clareza e certificar de que todos os colaboradores entenderam. Apostar em palestras, e-mails e até reforços na comunicação física (cartazes e panfletos), caso a empresa tenha sede física. 

Caso sejam definidas advertências e outras punições para o uso fora do combinado, é interessante contar com a assinatura de aceite de todos os funcionários. 

Utilize um software de gerenciamento especializado

Alguns softwares permitem um gerenciamento específico e bastante detalhado do uso dos aparelhos corporativos. É possível regular e monitorar o que é acessado, incluindo o download de aplicativos. 

O gestor também consegue identificar, com facilidade, quanto está sendo gasto e até mesmo a localização dos aparelhos.  Tudo isso pode ser feito de maneira remota, sem a necessidade de solicitar ao funcionário o aparelho para análise. 

Em conclusão, o uso excessivo do celular no trabalho pode ter impactos negativos, mas é importante considerar os benefícios que os dispositivos móveis podem trazer para a empresa, desde que gerenciados de forma eficaz.

Pronto para transformar o seu negócio com MDM?

A Maximiza, em parceria com Urmobo MDM, oferece técnicas inteligentes de gerenciamento para sua empresa. Ao integrar-se ao Android Enterprise, garante reforçada segurança contra o vazamento de dados e a integridade dos devices.

Fale com nossos especialistas e faça nosso Teste Grátis!

Veja também

Desbloqueie o potencial dos registros de chamadas no Microsoft Teams

Desbloqueie o potencial dos registros de chamadas no Microsoft Teams

O Call Record Insights simplifica a maneira de extrair dados úteis dos registros de chamadas no Microsoft Teams; O Microsoft…

CONTINUE LENDO
Copilot no Teams: novos recursos aprimoram colaborações e reuniões híbridas

Copilot no Teams: novos recursos aprimoram colaborações e reuniões híbridas

Novos aprimoramentos do Copilot no Teams chegam para turbinar a colaboração e tornar as reuniões híbridas ainda melhores; Uma recente…

CONTINUE LENDO
Microsoft 365 Copilot otimiza o fluxo de trabalho para PMEs

Microsoft 365 Copilot otimiza o fluxo de trabalho para PMEs

Disponível para clientes de pequenas e médias empresas (PMEs), o Microsoft 365 Copilot fornece assistência inteligente em tempo real, permitindo…

CONTINUE LENDO