Por que hospedar seus aplicativos no Azure?

Redacao Maximiza Redacao Maximiza
Por que hospedar seus aplicativos no Azure?

A tecnologia está transformando a forma como as empresas trabalham. Em especial, podemos destacar o surgimento da computação em nuvem, que causou e vem causando mudanças significativas para a realidade de qualquer negócio.

Para quem não conhece, trata-se de uma maneira de hospedar dados, aplicativos e sistemas na web, que é totalmente moldável a qualquer tipo de negócio, trazendo como benefícios a economia de recursos e a possibilidade de escalá-lo com mais facilidade.

Neste post, vamos apresentar algumas vantagens de trabalhar com hospedagem na nuvem. Destacaremos também os benefícios de hospedar seus aplicativos no Azure, um serviço oferecido pela Microsoft. Confira!

Quais são as vantagens de hospedar os seus aplicativos na nuvem?

Trabalhar com a hospedagem na nuvem tem inúmeras vantagens que podem fazer toda a diferença para que o negócio consiga prosperar da melhor maneira possível. Vamos explicar algumas delas a seguir.

Flexibilidade para fazer testes

Com a hospedagem em nuvem é possível fazer diversos testes e modificações em qualquer aplicação sem comprometer o funcionamento de todo o sistema, pois ela oferece a possibilidade de alteração somente em partes específicas da rede.

Outra vantagem é a possibilidade de monitorar o desempenho de cada área do aplicativo, detectando também os pontos que precisam ser otimizados. Sendo assim, será possível fazer as mudanças necessárias sem precisar se preocupar com o armazenamento da aplicação.

Economia de recursos e corte de custos

Hospedando seus aplicativos na nuvem, você pagará somente pelo que usa. Ou seja, haverá a possibilidade de reduzir custos, pois não será preciso trabalhar com uma infraestrutura que tenha capacidade maior do que a necessária.

Ajustes de demanda

Além do corte de custos, é possível adaptar essa infraestrutura para crescer ou diminuir conforme a demanda do negócio. Portanto, essa tecnologia estará sempre pronta para suportar qualquer crescimento sem comprometer a operação da empresa.

Este é um dos principais benefícios oferecidos pela computação em nuvem: utilizar apenas o que é necessário. Junto a isso será muito mais fácil diagnosticar quando alguma área do aplicativo está precisando de mais espaço para que possa funcionar melhor.

A nuvem trabalha para você

Um dos principais desafios atuais de qualquer aplicação está relacionado à experiência do usuário: é preciso melhorá-la a cada dia. A boa notícia é que a hospedagem em nuvem poderá ajudá-lo a fazer isso!

Tal objetivo é possível porque algumas dessas soluções conseguem construir padrões de possíveis comportamentos do usuário, com base nos dados armazenados, que podem ser utilizados para aprimorar a sua experiência.

Nesse sentido, há diversas opções existentes, desde a criação de algoritmos de recomendação até análises mais profundas sobre a fidelização de clientes. Basta escolher qual se encaixa melhor no seu modelo de negócio.

Controle total

Por fim, destacamos os benefícios de poder acessar as aplicações de qualquer lugar e analisar a sua performance em tempo real.

Afinal, ela é uma infraestrutura que atende às principais demandas dos negócios que têm como core business o desenvolvimento de aplicativos: agilidade, ser altamente modelável e ter capacidade de se aprimorar constantemente.

Já deu para perceber que utilizar a nuvem pode ser uma grande vantagem competitiva para qualquer empresa, pois dessa forma tudo ficará mais fácil, ágil e dinâmico.

Por que hospedar seus aplicativos no Azure?

Agora que você entendeu melhor as vantagens e os benefícios de trabalhar com a computação em nuvem, vamos trazer alguns motivos pelos quais optará por hospedar seus aplicativos no Azure, que é uma das principais soluções existentes nessa área.

Você perceberá que esses motivos estão altamente ligados com as vantagens descritas anteriormente, por isso recomendamos que tenha atenção em como essa tecnologia poderá potencializar ainda mais o seu negócio. Veja:

1. Serviço orientado ao suporte

Esse serviço funciona como uma plataforma de serviços e, por isso, possui um suporte impecável para qualquer aplicação. Ou seja, com essa tecnologia, a empresa gerencia os seus aplicativos, e o Azure toma conta de todo o resto, principalmente das atividades relacionadas à manutenção de toda a infraestrutura.

Portanto, hospedando seus aplicativos no Azure, você terá acesso a diversas funcionalidades para dar suporte em todas as fases do desenvolvimento do seu aplicativo: compilação, teste, implantação, gerenciamento e atualização. Tudo isso em um mesmo ambiente integrado.

2. Dimensionamento automático

Um dos serviços mais úteis da tecnologia Azure é o recurso do autoescalonamento. Com ele, será possível configurar regras de dimensionamento automático que adicionará instâncias para absorver qualquer pico de demanda que suas aplicações poderão receber.

Na prática será possível definir condições para que novas instâncias sejam adicionadas, ou seja, se no final do mês as requisições forem bem acima do normal, serão adicionadas novas instâncias para dar conta do recado!

Isso garantirá que suas aplicações estejam disponíveis a todo tempo e com desempenho que não esteja comprometido.

3. Possibilidade de trabalhar com ambientes de preparo

Hospedando seus aplicativos no Azure será possível trabalhar com ambientes de preparo, ou deployment slots.

Esse recurso permite a implantação de aplicativos em slots separados, ou seja, é possível fazer alterações no aplicativo em ambientes que não sejam os de produção e validá-las, para depois mudá-las para o slot de produção. Tudo isso poderá ser feito de forma simples, bastando apenas um clique!

Caso as alterações feitas não atinjam o resultado esperado, é possível também desfazê-las a qualquer momento.

Dessa maneira, elimina-se qualquer possibilidade de inatividade do sistema quando as alterações estiverem sendo feitas!

4. Integrações para implantação contínua

Outro recurso extremamente útil do Azure é dispor de integrações com vários serviços de repositório (Local Git, GitHub, OneDrive, Dropbox etc.) para que seja possível trabalhar com a implantação contínua.

Com a implantação contínua é permitido que as equipes de desenvolvimento possam criar pacotes de forma automática e implantá-los após cada verificação de código. É uma ótima opção para projetos que possuem frequentes demandas de alterações em suas linhas de código.

Sem dúvida, essas integrações são um dos maiores diferenciais dessa tecnologia.

5. Monitoramento avançado

Já afirmamos a possibilidade que o monitoramento da comunicação em nuvem oferece como um benefício para os negócios. Isso inclui configurar alertas, revisar dimensionamentos para os aplicativos e fazer revisões.

Além disso, é possível também monitorar métricas, como o tempo médio para atender a solicitações, a quantidade de largura de banda necessária, a memória utilizada etc.

Com o Azure, além de tudo, há o recurso chamado Application Insight, que é um serviço de monitoramento avançado. Com ele será possível diagnosticar problemas de desempenho e entender como os usuários utilizam o aplicativo.

É uma ferramenta projetada para os desenvolvedores, para ajudar no aprimoramento do desempenho e na usabilidade das aplicações.

Depois desses motivos, você não vai deixar de hospedar seus aplicativos no Azure, não é mesmo? Então, entre em contato conosco para ajudarmos com esse desafio!

Veja também

Copilot no chat, melhorias para reuniões e mais: Novos recursos no Teams

Copilot no chat, melhorias para reuniões e mais: Novos recursos no Teams

Com a nova experiência do Copilot no chat do Teams, agora é possível acessar o app acima de seu bate-papo. A atualização…

CONTINUE LENDO
Atualizações de produtos e recursos Azure estão disponíveis no Brasil 

Atualizações de produtos e recursos Azure estão disponíveis no Brasil 

Azure Ultra Disk Storage e Azure Red Hat OpenShift são alguns recursos Azure que estão disponíveis agora no Brasil; Com…

CONTINUE LENDO
Bing Chat Enterprise, Sales Copilot e mais: as novidades de IA Microsoft

Bing Chat Enterprise, Sales Copilot e mais: as novidades de IA Microsoft

Resumo No último Microsoft Inspire 2023, a Microsoft anunciou os próximos passos que capacitam o trabalho alimentado por IA. Entre…

CONTINUE LENDO