PMEs crescem mais rápido e maior ao adotar tecnologias digitais

Redacao Maximiza Redacao Maximiza
PMEs crescem mais rápido e maior ao adotar tecnologias digitais

Um recente estudo da #Microsoft trouxe uma visão interessante sobre as pequenas e médias empresas e sua relação com a adoção de tecnologias digitais. Confira;

As tecnologias digitais podem ajudar empresas a crescer, diminuir custos, melhorar a eficiência e acessar novos mercados. No entanto, as PMEs têm necessidades e comportamentos diferentes das organizações maiores.

Com um número estimado de 400 milhões de pequenas e médias organizações operando globalmente, elas representam 99% de todas as empresas ao redor do mundo. São a principal fonte de criação de empregos, compondo entre 60% a 85% do mercado de trabalho.

Com esse tipo de escala e impacto, as PMEs precisam da capacidade de inovar para serem bem sucedidas e prosperarem em uma economia digitalmente habilitada. A pandemia e a necessidade de resiliência, junto com as tendências de trabalho e o home office, acabaram acelerando a transformação digital de muitas delas, que procuram verdadeiras parcerias.

Muitas relataram um crescimento devido ao foco na inovação tecnológica. O estudo Microsoft small and medium business (SMB) voice and attitudes to technology study, encomendado pela Microsoft e Analysys Mason, buscou então entender a visão única das PMEs mundialmente e examinou a relação entre a adoção de tecnologias, parcerias e resultados de negócios. Aqui, alguns dos interessantes achados:

  • 71% das PMEs relatam crescimento de receita no último ano;
  • 70% focam no crescimento como principal objetivo de negócios;

A adoção de tecnologias digitais contribui para um crescimento mais rápido

Quase 70% das empresas consideram o crescimento sua principal motivação. Porém, são as empresas pioneiras na adoção de tecnologias que possuem o dobro de chances de ter atingido seus objetivos comerciais, crescimento mais rápido e maior de capital no último ano, além de 4x mais probabilidades de estarem confiantes com o seu futuro.

Hoje, estão focadas em manter este ritmo atual, mesmo em um cenário de incertezas políticas, alta da inflação e dos custos com energia. Para 51% das empresas, os impactos contínuos da Covid-19 nos negócios continuam sendo uma preocupação.

  • O investimento em tecnologia melhora o desempenho das PMEs;
  • As PMEs enfrentam muitos desafios de negócios e de contexto dispersos;
  • Home Office e modelos de trabalho híbrido vieram para ficar, após a pandemia de COVID-19;
  • Entre as preocupações das PMEs, 64% tem no cenário geopolítico; 46% na inflação e 42% nos preços de energia;

Segurança e confiabilidade como base

Mais de 2/3 das PMEs planejam aumentar seus orçamentos de TI no próximo ano e priorizar investimentos das seguintes formas:

  • 33% ao aumentar a eficiência operacional;
  • 32% ao melhorar as vendas e o Marketing;
  • 31% ao melhorar a eficiência e retenção de clientes;

80% das empresas esperam ter uma força de trabalho híbrida durante, pelo menos, nos próximos dois anos, mas demandam por uma tecnologia que apoie seus objetivos comerciais de forma confiável e segura.

Parceiros aceleram o crescimento de PMEs e fortalecem a estratégia de negócios

A maioria das empresas considera a tecnologia importante para os objetivos; 16% acredita que ela é essencial para seus negócios. Mesmo assim, as PMEs querem que a tecnologia apoie diretamente seus objetivos e crescimento de negócios, a maximização dos lucros e obtenção da excelência operacional.

Muitas precisam de parceiros para mapear soluções certas para sua estratégia; 33% favorecem Provedores de Serviços Gerenciados ou Provedores de Soluções em Nuvem, e quase metade espera recomendações tecnológicas de forma proativa para acelerar as metas comerciais.

  • As PMEs querem que a tecnologia ajude com seus objetivos de negócios, mas precisam de ajuda para fazer esse link;
  • 51% das PMEs esperam que os parceiros de tecnologia sugiram proativamente novas soluções e ajudem a moldar sua estratégia digital;
  • Confiabilidade e segurança são importantes na seleção de novas tecnologias, mas o custo para 47%, é a principal barreira para a adoção;
  • Os orçamentos de tecnologia das PMEs crescerão à medida que adotarem mais soluções em nuvem nos próximos 2-3 anos;

O fator millenial

Os millenials, nascidos entre o início da década de 1980 até, aproximadamente, o final do século 20, concentram 41% do poder de tomada de decisões sobre tecnologia. Eles tendem a trabalhar para empresas que estão há menos tempo no mercado e 13% têm alta probabilidade de enxergar a tecnologia como importante ou até essencial para o sucesso comercial.

Quase 1/3 dos millenials se identificam como fãs de tecnologia na sua vida pessoal, são influenciados pelo seu comportamento como consumidores, inclusive pela sua forma de comprar e se relacionar com isso, além de valorizarem as avaliações e resenhas de outros usuários na hora de tomar decisões.

Em 2016, o estudo “How Millennials Work and Live” realizado pela Gallup, empresa de pesquisa de opinião dos Estados Unidos, apontou que os millenials preferem um trabalho que ofereça propósito, mais do que um trabalho que ofereça um alto salário. Os Millenials, como empresários, aplicam esses valores às suas prioridades comerciais e tecnológicas.

Objetivos ambientais, sociais e de governança não são apenas para grandes empresas

  • As PMEs valorizam e tem diversos objetivos como a Responsabilidade Social Corporatival (CSR), Governança ambiental, social e corporativa (ESG), mas a sustentabilidade ambiental (37%) é a mais comum;
  • 2/3 das PMEs que participaram do estudo da Microsoft possuem alguma estrutura de avaliação e monitoramento de ESG em vigor;
  • As metas de CSR/ESG foram adotadas pelas PMEs; já não são exclusividade de grandes empresas;

Os empreendedores millenials são os mais adeptos, sendo os mais propensos a terem um relatório anual dedicado ao progresso de seus objetivos de ESG. Em termos de áreas de foco, 37% citaram a redução de seu impacto ambiental, 30% queriam melhorar sua diversidade e inclusão, enquanto 30% estavam focados na criação de novos empregos. 

O estudo aponta a ligação entre o foco em ESG e o alcance dos objetivos comerciais – sendo estes dois traços os mais prevalecentes entre os negócios pioneiros na adoção da tecnologia.

Maximize sua PME com as melhores soluções e tecnologias digitais

99% das empresas do mundo estão ativamente buscando soluções para enfrentar os desafios atuais e gerar novas oportunidades. As PMEs tem impacto nas economias mundiais e na subsistência de bilhões de pessoas. Fazem isso não apenas para serem resistentes ou sobreviver, mas para prosperar, trazer inovação para suas indústrias e valor para seus clientes.

É fato que a tecnologia, combinada com a cultura e a liderança certa, pode criar um cenário de trabalho melhor para todos. Fale com a Maximiza e saiba mais sobre as melhores soluções para PMEs. Entre em contato conosco hoje mesmo!

Veja também

Desbloqueie o potencial dos registros de chamadas no Microsoft Teams

Desbloqueie o potencial dos registros de chamadas no Microsoft Teams

O Call Record Insights simplifica a maneira de extrair dados úteis dos registros de chamadas no Microsoft Teams; O Microsoft…

CONTINUE LENDO
Copilot no Teams: novos recursos aprimoram colaborações e reuniões híbridas

Copilot no Teams: novos recursos aprimoram colaborações e reuniões híbridas

Novos aprimoramentos do Copilot no Teams chegam para turbinar a colaboração e tornar as reuniões híbridas ainda melhores; Uma recente…

CONTINUE LENDO
Microsoft 365 Copilot otimiza o fluxo de trabalho para PMEs

Microsoft 365 Copilot otimiza o fluxo de trabalho para PMEs

Disponível para clientes de pequenas e médias empresas (PMEs), o Microsoft 365 Copilot fornece assistência inteligente em tempo real, permitindo…

CONTINUE LENDO