O que é o Microsoft Azure? Veja como a nuvem vai mudar sua empresa

Redacao Maximiza Redacao Maximiza
O que é o Microsoft Azure? Veja como a nuvem vai mudar sua empresa

Você conhece o Microsoft Azure e as vantagens das soluções em nuvem? Então acompanhe nosso post e veja como essas ferramentas podem alavancar a produtividade da sua empresa!

A computação em nuvem é um modelo de utilização de recursos computacionais de forma remota, como capacidade de armazenamento e processamento. Ela permite que uma empresa se dedique apenas ao seu produto, sem que gaste tempo e recursos na manutenção de grandes equipes de TI e imensa quantidade de hardware. O uso da computação em nuvem traz diversos benefícios para um negócio, como ausência de custos iniciais, de taxas de encerramento e pagamento relacionado ao uso.

Uma das formas de utilização da computação em nuvem é o SaaS, ou Software as a Service. Trata-se de um modelo de licenciamento de software que não demanda instalação física individual, ao mesmo tempo que pode ser acessado de qualquer lugar. Além das vantagens de pertencer à computação em nuvem, o SaaS possui outras mais. Entre elas, podemos citar:

  • Escalabilidade;
  • Integração;
  • Segurança na utilização dos dados;
  • Segurança no armazenamento dos dados;
  • Fácil atualização.

Neste post apresentamos um serviço que, apesar de ser semelhante a um SaaS, acaba não se restringindo apenas à utilização de um software de forma remota: a plataforma Microsoft Azure.

Saiba como a IT Broker aumentou sua rentabilidade com a ajuda da nuvem!

Confira como a nuvem ajudou a Tracan a otimizar os negócios! 

Maximiza é destaque no Microsoft Inspire para soluções Cloud e casos de sucesso, em Washington, D.C.

O básico sobre Microsoft Azure

O Microsoft Azure une os benefícios do SaaS com PaaS e IaaS (Plataform as a Service e Infrastructure as a Service) em uma plataforma completa de manipulação de dados e desenvolvimento de aplicativos criada para lidar com qualquer carga de trabalho. Essa plataforma possui uma coleção crescente de serviços integrados situados na nuvem. Servem para análise, processamento, banco de dados, serviços móveis, rede, desenvolvimento de app e web, criação de máquinas virtuais e, até mesmo, armazenamento.

Aqui é interessante diferenciar produto e serviço de soluções, uma vez que esses termos são muito comuns ao se falar sobre computação em nuvem. Uma solução é um conjunto de produtos pré-configurados orientados a uma demanda específica. Dessa forma, o Microsoft Azure possui as seguintes soluções já desenvolvidas e implementadas em templates:

  • Big Data
  • Marketing Digital
  • E-commerce
  • Internet das Coisas (IoT)

Por isso, é possível afirmar que o Azure vai além da definição clássica de SaaS, ao fornecer para o usuário uma plataforma que em muito se assemelha, exagerando na comparação, a um sistema operacional na nuvem. É possível atribuir toda essa capacidade à computação em clusters e à virtualização.

Sobre os serviços, estes possibilitam uma experiência mais profunda da plataforma, relacionada ao desenvolvimento remoto. Para utilização do Azure, a equipe de TI não precisa aprender novas e complexas linguagens de programação. É possível usufruir dos recursos compilando aplicativos com linguagens bem conhecidas, como JavaScript, Python, .NET, PHP, Java e Node.js.

Soluções inteligentes na nuvem

Como plataforma de inteligência artificial, Big Data e Business Intelligence, a Azure é a única nuvem pública que fornece APIs cognitivos, Bots, aprendizado de máquina e o BaaS – Blockchain as a Service.

BaaS é uma maneira de realizar transações quase instantaneamente, agilizando processos e reduzindo a possibilidade de fraudes. Alguns exemplos de aplicações que utilizam BaaS são empréstimos, títulos, gerenciamento de cadeias de fornecedores e verificação e gerenciamento de identidades.

Todas essas soluções são potencializadas por GPU para aceleração do aprendizado de máquina, simulações HPC (High Performance Computing) e análises em tempo real.

Ainda sobre procedimentos analíticos, o usuário pode tirar vantagem das soluções de Business Intelligence, como previsão de demanda e atualização de estoques. Isso é realizado de forma customizável ou, ainda, por meio de templates que podem envolver a solução inteligente Cortana.

De forma resumida, é possível definir por departamento em quais ações o Azure pode auxiliar os negócios:

  • Marketing: análise de desistência, feedback de clientes, otimização de campanhas e métricas de inovação.
  • Vendas: taxa de venda cruzada e upselling, aquisição de clientes e geração de leads.
  • Finanças: previsões de finanças, identificação de fraudes e gerenciamento de riscos.
  • Operações: previsão de demanda, identificação de anomalias nos serviços de TI, eficiência operacional e decisões sobre gastos e suprimentos.
  • Força de trabalho: medição do desempenho e identificação de melhorias relacionadas ao trabalho dos colaboradores.

Comparação com os concorrentes

Para que um serviço em nuvem seja escolhido entre todos os existentes, não basta analisar suas funcionalidades e preços. Questões de segurança, abrangência e recuperação de dados são itens importantíssimos nessa análise.

A empresa deve ter plena ciência do que está fazendo com seus dados e para onde os envia. As normas que regulamentam essas questões são chamadas de normas de conformidade (compliance). O Azure atende a 50 dessas normas, sendo considerado por diversas instituições dos Estados Unidos como a nuvem mais confiável. Além disso, a Microsoft ainda foi a primeira grande provedora de serviços na nuvem a adotar o novo padrão de privacidade ISO 27018.

Azure ainda é uma das melhores fornecedoras da nuvem híbrida, que é um modelo de nuvem que integra soluções locais (on premise), nuvem pública e nuvem privada para fornecer maior flexibilidade e maiores possibilidades de implantação. Quanto ao preço, ele é definido de acordo com planos que variam conforme o uso. Vão desde US$0,17 a US$0,96 por hora, dependendo da capacidade escolhida. No entanto, existe uma versão gratuita para testes.

Azure para desenvolvedores

Em constante evolução, a plataforma oferece possibilidade para desenvolvimento mobile (iOS, Android e Windows), com soluções móveis sem código, híbridas, nativas e de back-end. Esses serviços são mais diversificados com a possibilidade de softwares livres, graças a uma política de plataformas cruzadas que permite ao desenvolvedor utilizar arquiteturas de banco de dados e linguagens de programação de sua preferência.

É possível, ainda, companhar o desenvolvimento de novos produtos relacionados à plataforma por meio de seu próprio blog. Nele o leitor encontra meios de utilizar melhor o Azure, pesquisas de mercado, updates, tutoriais, whitepapers etc. Tudo isso escrito pelos próprios desenvolvedores e diretores de engenharia! Além disso, existe grande material elaborado nos sites da Microsoft para facilitar o entendimento das ferramentas e tornar a curva de aprendizado mais curta.

Com essa explicação didática e objetiva sobre o que é o Microsoft Azure, é possível entender como esse serviço de computação em nuvem é útil para empresas. Ao apresentá-lo para o comitê que toma as decisões, o gestor de TI está apto a apontar como melhores decisões podem ser tomadas sem que grandes gastos tenham que ser realizados

Tem interesse em mais informações sobre o Microsoft Azure para desenvolvimento na nuvem? Entre em contato conosco!

Veja também

Copilot no chat, melhorias para reuniões e mais: Novos recursos no Teams

Copilot no chat, melhorias para reuniões e mais: Novos recursos no Teams

Com a nova experiência do Copilot no chat do Teams, agora é possível acessar o app acima de seu bate-papo. A atualização…

CONTINUE LENDO
Atualizações de produtos e recursos Azure estão disponíveis no Brasil 

Atualizações de produtos e recursos Azure estão disponíveis no Brasil 

Azure Ultra Disk Storage e Azure Red Hat OpenShift são alguns recursos Azure que estão disponíveis agora no Brasil; Com…

CONTINUE LENDO
Bing Chat Enterprise, Sales Copilot e mais: as novidades de IA Microsoft

Bing Chat Enterprise, Sales Copilot e mais: as novidades de IA Microsoft

Resumo No último Microsoft Inspire 2023, a Microsoft anunciou os próximos passos que capacitam o trabalho alimentado por IA. Entre…

CONTINUE LENDO