Microsoft Entra disponibiliza recursos exclusivos com ID Verificada

Redacao Maximiza Redacao Maximiza
Microsoft Entra disponibiliza recursos exclusivos com ID Verificada

Com ID Verificada, sua empresa consegue validar facilmente credenciais e informações de identidade, além de proteger a privacidade dos usuários

A Microsoft é uma das empresas que tem trabalhado muito a questão da identidade digital, para que haja um maior controle e armazenamento das informações pessoais com segurança.

Essa identidade pode ser integrada às nossas vidas e nos dar acesso total sobre como nossos dados são acessados e utilizados nos diversos aplicativos, dispositivos e serviços digitais.

Agora, através do Microsoft Entra, plataforma que fornece acesso seguro a tudo e para todos, já é possível garantir, através do chamado sistema de identidade descentralizado (DID), esta nova experiência aplicada a vários cenários.

O conceito por trás do Microsoft Entra Verified ID, a ID Verificada, é que indivíduos ou organizações, de maneira deliberada, tenham controle sobre o envio de suas informações de identidade, incluindo a capacidade de revogá-las. 

A ID Verificada, já está disponível gratuitamente para usuários do Azure AD (Azure Active Directory), permitindo:

  • Verificar e emitir credenciais de local de trabalho, status educacional, certificações ou quaisquer atributos de identidade exclusivos;
  • Treinar usuários a controlar e se responsabilizar por suas identidades digitais para melhorar a privacidade;
  • Reduzir o risco organizacional e simplificar o processo de auditoria;
  • Fornecer aos desenvolvedores uma maneira perfeita de criar aplicativos sem servidor e centrados no usuário;

ID Verificada: a maneira mais rápida e confiável de validar

A ID Verificada torna possível uma identidade digital portátil e própria. Em vez de conceder amplo consentimento a inúmeros aplicativos, serviços e espalhar dados em vários provedores, permite que indivíduos e organizações decidam quais informações compartilham, quando compartilham, com quem compartilham e — quando necessário — se cancelam ou não esse acesso. 

As empresas conseguem ter uma integração remota mais rápida, acesso seguro, fácil recuperação de contas através do autoatendimento, além de soluções para uma ampla variedade de casos de uso.

Automatize cenários críticos de governança de identidade

Os clientes do Azure AD (gratuitos e premium) também podem facilmente emitir, solicitar e verificar as credenciais para confirmar qualquer reivindicação. 

Os usuários finais podem apresentar essas credenciais, como falamos acima, para iniciar rapidamente um emprego, solicitar um empréstimo ou serviços.

Com a solução é possível ter credenciais fácil e rapidamente em um ambiente multi-nuvens, mantendo os usuários produtivos e reduzindo o tempo de gerenciamento de senhas.

O gerenciamento de identidade unificado melhora a visibilidade, o controle e a governança garantindo que apenas usuários autorizados tenham acesso

Principais Recursos ID Verificada

Baseada em padrões abertos, a ID Verificada automatiza a verificação de credenciais de identidade e permite interações protegidas por privacidade entre organizações e usuários. Alguns de seus principais recursos são:

Emitir e configurar facilmente as credenciais

Comece a emitir e aceitar credenciais verificáveis ​​em minutos ao configurar a ID Verificada no portal do administrador do Microsoft Entra. Personalize e configure com um modelo pré-criado ou suas próprias regras e arquivos de projetos.

Cada credencial é assinada com chaves criptográficas que o usuário possui e controla; elas podem ser apresentadas e validadas mesmo que a instituição emissora não exista mais.

Integrar rapidamente funcionários, parceiros e clientes

Ao validar digitalmente as informações com provedores da ID Verificada, você garante uma inscrição confiável e uma integração mais rápida.

Solicitar e verificar rapidamente as credenciais

Para proporcionar interações que respeitem a privacidade dos usuários, basta validar uma credencial de ID verificada com sua aprovação por meio da carteira digital.

Ao contrário das credenciais emitidas pelos sistemas de identidade centralizados atuais, as credenciais verificáveis facilitam a compreensão dos desenvolvedores e não requer integrações personalizadas.

Os aplicativos então podem solicitar e verificar a autenticidade das credenciais de qualquer organização usando APIs incluídas como parte do serviço. 

Apresentar credenciais de maneira segura respeitando a privacidade.

Os usuários podem gerenciar e apresentar credenciais usando o Microsoft Authenticator. O que torna único é que isso permite controlar quem pode acessá-las, mesmo que as credenciais sejam emitidas por outras organizações.

Recuperar credenciais através de um autoatendimento

Os usuários, ao gerenciar credenciais usando o Microsoft Authenticator, poderão recupera-las facilmente ao utilizar um esquema baseado em mnemônico (pass phrase). Assim, substitui-se as chamadas de suporte e perguntas de segurança por um processo de autoatendimento simplificado.

Suspender ou invalidar credenciais

É fácil também revogar ou suspender o status da ID Verificada ativa de alguém, ao mesmo tempo, isso permite que a credencial invalidada permaneça em sua posse.

Cenários aplicados

Clientes do mundo todo já começaram a emitir e verificar as credenciais em uma variedade de cenários. Desde na integração do trabalho remoto, na colaboração entre negócios, e até na quando falamos em educação. Isso permite um acesso além do campus; em bibliotecas, cafeterias para se ter descontos ou até lojas.

Como exemplo, vamos pensar neste cenário seguinte: Alice se formou recentemente na faculdade. Ela poderia solicitar uma cópia digital de seu diploma, emitido pela universidade. Através da sua ID Verificada, ela poderá apresentar seus dados digitalmente a qualquer pessoa – como um empregador em potencial – e este poderá verificar independentemente o emissor do seu diploma, até a hora da emissão e seu status.

O uso da ID Verificada é tão flexível que pode potencialmente ser aplicada em centenas de maneiras diferentes em uma organização.

A ID Verificada está disponível gratuitamente

A ID Verificada do Microsoft Entra também foi incluída nas assinaturas do Azure Active Directory e Azure AD Gratuito.

Estamos a disposição para tirar dúvidas e aplicar a solução em sua jornada. Fale com nossos especialistas!

Fonte: Tech Community Microsoft

Veja também

Desbloqueie o potencial dos registros de chamadas no Microsoft Teams

Desbloqueie o potencial dos registros de chamadas no Microsoft Teams

O Call Record Insights simplifica a maneira de extrair dados úteis dos registros de chamadas no Microsoft Teams; O Microsoft…

CONTINUE LENDO
Copilot no Teams: novos recursos aprimoram colaborações e reuniões híbridas

Copilot no Teams: novos recursos aprimoram colaborações e reuniões híbridas

Novos aprimoramentos do Copilot no Teams chegam para turbinar a colaboração e tornar as reuniões híbridas ainda melhores; Uma recente…

CONTINUE LENDO
Microsoft 365 Copilot otimiza o fluxo de trabalho para PMEs

Microsoft 365 Copilot otimiza o fluxo de trabalho para PMEs

Disponível para clientes de pequenas e médias empresas (PMEs), o Microsoft 365 Copilot fornece assistência inteligente em tempo real, permitindo…

CONTINUE LENDO