Entenda os tipos de Cloud Computing

Redacao Maximiza Redacao Maximiza
Entenda os tipos de Cloud Computing

A computação em nuvem tem uma importância inegável no mundo atual. Em convenções e feiras de tecnologia, o assunto é destaque e mostra que veio para ficar. Nesse sistema, existe uma organização para o fornecimento de serviços que é formada por armazenamento de dados, infraestrutura, plataformas e tipos de Cloud Computing — que são formados por nuvem privada, nuvem pública e nuvem híbrida.

Nunca ouviu falar sobre o assunto? Então, preste atenção em nosso post e conheça essa tecnologia!

Nuvem privada

A nuvem privada é um serviço prestado dentro de uma empresa. Ela oferece as funções básicas de Cloud Computing, que são o aumento da escalabilidade, da flexibilidade e da produtividade, o acesso remoto, entre outras.

Apenas uma companhia ou um grupo específico tem acesso a esse modelo de tecnologia, que não conta com o compartilhamento de recursos de TI com outras empresas ou usuários fora do ambiente de trabalho.

Nesse tipo de nuvem, a própria empresa integra os outros departamentos e áreas com o modelo de computação em nuvem, além de instalar e fazer a manutenção da infraestrutura e da plataforma da companhia. Com isso, a nuvem privada se utiliza de uma rede flexível e inteligente, que vem de uma experiência confiável, e possibilita armazenar as informações e os dados da corporação com segurança.

A nuvem privada é para empresas que trabalham com informações secretas e atuam em segmentos regulamentados. Essas organizações têm preocupações que precisam ser atendidas, e o programa fornece mais estabilidade no armazenamento das informações corporativas na nuvem. Isso garante um controle sobre o ambiente com menor risco de ameaças.

Outra vantagem desse sistema é a alta capacidade de customização, pois aumenta-se a eficiência de servidores e de Data Centers e diminui os custos de implantação para aumentar a produtividade da companhia. Também simplifica as operações e a infraestrutura.

No entanto, a implantação de uma nuvem privada tem um preço que pode não agradar algumas pequenas e médias empresas. Outro problema é com relação ao custo de operação contínua da nuvem, que pode ultrapassar o valor de uso de uma nuvem pública.

Nuvem pública

Nesse modelo, o serviço é prestado por meio da internet, por um fornecedor, a usuários comuns ou empresas. Esse provedor protege, hospeda, mantém e gerencia os dados do cliente ou de uma empresa, cobrando desses os recursos utilizados, sejam os de infraestrutura de aplicação, softwares ou infraestrutura física.

Outras empresas ou usuários compartilham esses serviços. Com a nuvem pública, sua empresa tem o total controle do que faz e registra no sistema, porém não controla as ações dos demais que estão no ambiente.

Você pode usufruir desse serviço de maneira efetiva, no entanto sua empresa pode passar por eventuais problemas de segurança por causa do caráter público dessa nuvem. É um modelo que tem como um de seus benefícios o baixo custo, sendo uma boa alternativa para as empresas com orçamento restrito e outras prioridades.

Entretanto, caso sua empresa tenha um grande número de dados confidenciais, esse tipo de nuvem não é o recomendado, pois o modelo é mais focado no público comum e não no público corporativo. A nuvem pública é para pequenos e médios negócios que trabalham com dados que não são tão secretos.

Nuvem híbrida

Esse modelo mantém os sistemas tanto na nuvem privada quanto na nuvem pública, de maneira simultânea. Os sistemas críticos ou que manipulam as informações confidenciais são hospedados internamente enquanto outros sistemas não lidam com dados secretos, que podem ser utilizados em uma rede pública.

Se você construir bem uma nuvem híbrida, ela poderá atender aos processos seguros que necessitam de um cuidado maior, pois a nuvem privada tem o objetivo de garantir a segurança por meio de uma rede exclusiva instalada na companhia.

A nuvem híbrida também atende a uma demanda de escalabilidade, quando uma empresa precisa da capacidade extra de um servidor somente durante um período movimentado em particular, e logo depois ela já não é mais utilizada. Ela atende a essa demanda irregular mais facilmente devido a sua escalabilidade dinâmica.

Esse formato de nuvem faz com que uma organização estabeleça a melhor formação para o modelo de negócios, pois melhora o controle interno de aplicações que sua empresa necessita e analisa qual é sua melhor opção. Devido às novas realidades econômicas e tecnológicas, o modelo de nuvem híbrida é o mais utilizado no mercado corporativo.

No entanto, existem alguns problemas. Seu custo é alto porque mescla os dois tipos de nuvem, o que pode ser inviável para os pequenos e médios negócios. Outra desvantagem é em relação à segurança.

A nuvem privada executa programas com informações confidenciais que não devem ser passadas por terceiros. Se isso acontecer acidentalmente durante uma transmissão de dados para a nuvem pública, não será legal para sua empresa, certo? Por esses motivos, sua implantação exige proteção constante e cautela.

Diferenças entre os tipos de Cloud Computing

É importante que você saiba as principais diferenças entre os tipos de Cloud Computing. Entre as nuvens privada e pública, a principal diferença é que a primeira fica no ambiente próprio do cliente, que não precisa ser dentro do espaço da empresa mas, sim, dentro do firewall. Ela é totalmente gerenciada por seus prestadores de serviços ou funcionários.

A nuvem privada é para aquelas empresas que ainda não se sentem confortáveis em ir para a nuvem pública devido a sua insegurança, ou por causa da sua cultura organizacional ou seus aspectos regulatórios.

Já a nuvem pública, tem sua infraestrutura fornecida em formato de serviço e é contratada por meio de uma assinatura. A nuvem híbrida é a junção da privada com a pública. Ela mantém os sistemas que cuidam das informações sensíveis na nuvem privada.

Agora que você já conhece os tipos de Cloud Computing, pode escolher seu melhor modelo e implantá-lo. No entanto, não se esqueça de buscar um provedor confiável para administrá-lo da melhor maneira possível e trazer os benefícios que você precisa para a segurança da sua empresa.

Nosso post foi importante para sua empresa? Então, nos acompanhe nas redes sociais. Estamos no FacebookTwitter e LinkedIn!

Veja também

Copilot no chat, melhorias para reuniões e mais: Novos recursos no Teams

Copilot no chat, melhorias para reuniões e mais: Novos recursos no Teams

Com a nova experiência do Copilot no chat do Teams, agora é possível acessar o app acima de seu bate-papo. A atualização…

CONTINUE LENDO
Atualizações de produtos e recursos Azure estão disponíveis no Brasil 

Atualizações de produtos e recursos Azure estão disponíveis no Brasil 

Azure Ultra Disk Storage e Azure Red Hat OpenShift são alguns recursos Azure que estão disponíveis agora no Brasil; Com…

CONTINUE LENDO
Bing Chat Enterprise, Sales Copilot e mais: as novidades de IA Microsoft

Bing Chat Enterprise, Sales Copilot e mais: as novidades de IA Microsoft

Resumo No último Microsoft Inspire 2023, a Microsoft anunciou os próximos passos que capacitam o trabalho alimentado por IA. Entre…

CONTINUE LENDO