Computação em nuvem é complexa? Esclarecemos esse e mais 6 mitos

Redacao Maximiza Redacao Maximiza
Computação em nuvem é complexa? Esclarecemos esse e mais 6 mitos

A computação em nuvem tem se tornado uma das tecnologias mais marcantes dos últimos anos. Com um mercado empresarial em constante evolução e clientes cada vez mais exigentes, a necessidade por soluções inovadoras tem contribuindo para o surgimento de novas tecnologias e recursos, como é o caso da Cloud Computing.

Os benefícios dessa tecnologia são inúmeros. Podemos citar a questão dos custos mais reduzidos, a flexibilidade e escalabilidade – possibilidade de se adaptar o serviço à necessidade da empresa, pagando apenas o que é de fato utilizado – e a mobilidade, que também é um traço marcante da computação em nuvem.

Contudo, mesmo com todos esses benefícios, ainda é comum pairar muitas dúvidas e também alguns mitos a respeito dos seus benefícios e funcionamento.

Pensando nisso, hoje vamos desmistificar algumas das afirmações que são feitas em relação à Cloud Computing, e que eventualmente acabam confundindo quem pretende adotá-la. Continue lendo e confira o que separamos para você!

Computação em nuvem é algo complexo

Apesar da terminologia complexa, e que leva a crer que o seu funcionamento seja igualmente deste modo, na realidade, trata-se de algo bem simples. Cloud Computing, ou computação em nuvem, nada mais é que um sistema que possibilita que uma empresa ou um usuário comum possa rodar aplicações dos mais diversos tipos de forma remota, via internet, sem que estas estejam instaladas em seu dispositivo local.

A despeito disso, ainda é muito comum haver uma certa resistência quanto à adoção da computação em nuvem. Muitos acreditam que ter esse serviço à disposição é algo extremamente complicado e difícil de gerenciar: o que é um erro!

Com os constantes avanços, essa tecnologia tem se aprimorado ainda mais, e com o surgimento de novas ferramentas e recursos, a tendência é que seu funcionamento se torne ainda mais eficiente e simplificado com o passar do tempo.

A tendência dos serviços de nuvem é passageira

Talvez esse seja um dos maiores mitos a respeito da computação em nuvem. Indo totalmente contra essa afirmação, esse serviço tem se consolidado cada dia mais no mercado de tecnologia. Atualmente, já é utilizado em diversos seguimentos, como a telefonia, games, vídeo, música, softwares, entre outros.

Além disso, muitas empresas estão fazendo altos investimentos nesses sistemas, o que demonstra quão promissora e sólida é essa tecnologia.

A Computação em nuvem não é segura

Fazer esse tipo de afirmação demonstra total desconhecimento a respeito dessa tecnologia. Atualmente, a computação em nuvem não deixa nada a desejar em se tratando de segurança, se comparada a outros tipos de tecnologias.

As empresas que fornecem o serviço estão cada vez mais investindo em sistemas de proteção. Profissionais altamente capacitados cuidam do gerenciamento da segurança dos servidores onde estão armazenados os dados, além desses dados ainda poderem ser criptografados, o que torna ainda mais difícil o acesso às informações sem autorização.

Além disso, o espaço físico onde os servidores da nuvem são instalados é mais seguro, pois contam com sistemas contra panes elétricas, incêndios e catástrofes naturais. Tudo para evitar a perda dos dados.

Computação em nuvem dispensa a necessidade de uma equipe de TI

Na realidade, com a adoção da computação em nuvem, e a consequente realocação do gerenciamento dos dados para a empresa que fornece o serviço de nuvem, pode não haver mais a necessidade de uma equipe de TI para determinadas funções. Desse modo, tal afirmação é em partes verdadeira, pois, o que pode acontecer é a demanda sobre a equipe de TI da empresa contratante reduza, já que certos serviços agora estão sob a responsabilidade da empresa contratada.

Contudo, sempre haverá a necessidade de uma equipe de TI para gerenciar a base local da empresa em outras atividades, como o atendimento e suporte aos usuários e testando novas tecnologias que podem agregar valor às operações da empresa.

Computação em nuvem é apenas para as grandes empresas

Engana-se quem pensa que a computação em nuvem está restrita às grandes corporações.

Na realidade, algumas das características da Cloud Computing são a escalabilidade e a sua flexibilidade. Em razão disso, a sua utilização pode se adaptar à demanda da empresa que contrata, independentemente do seu tamanho.

Por exemplo: uma pequena empresa que resolve adotar esse sistema, mas possui pouca demanda quanto aos seus serviços, poderá contratar exatamente aquilo que necessita e pagar só pelo que utiliza. Isso evita desperdício de recursos e facilita o acesso das pequenas empresas a essa tecnologia, pois reduz os custos significativamente.

A nuvem não é confiável

Esse também é um grande mito a respeito da computação em nuvem. Há quem acredite que o sistema de nuvem não seja estável, e seja mais sujeito a interrupções e fragilidades, já que está diretamente relacionado com o serviço de internet.

Contudo, essa afirmação não condiz com a realidade da atual computação em nuvem. Hoje os datacenters são extremamente confiáveis em todos os aspectos. Modernos sistemas e profissionais especializados cuidam para que a operação da nuvem se mantenha de forma ininterrupta e eficiente.

Para se ter ideia, a preocupação com a manutenção do serviço em tempo integral é tão grande, que os datacenters contam com mais de um link de internet, para, caso um deixe de funcionar, o outro possa manter a nuvem em operação. Assim como há sistemas alternativos de fornecimento de energia, como os geradores, e também de servidores auxiliares, caso algum falhe.

Por fim, não há dúvidas que a computação em nuvem chegou no mercado para se estabelecer. Com um número cada vez maior de aplicações, fica mais difícil não identificar as inúmeras qualidades que essa tecnologia pode proporcionar à sua empresa. Certo é, também, que muitas dúvidas e mitos ainda a circundam. Por isso, é muito importante pesquisar e buscar aprender mais sobre esse excelente recurso.

Se você tem interesse em saber mais, uma excelente dica é conferir este outro artigo do nosso blog: Computação em nuvem: tire aqui as suas dúvidas. Nele encontrará tudo que precisa saber a respeito de computação em nuvem, o que facilitará a sua compreensão dessa incrível ferramenta, que pode melhorar de forma significativa as operações da sua empresa. Não deixe conferir!

Veja também

Copilot no chat, melhorias para reuniões e mais: Novos recursos no Teams

Copilot no chat, melhorias para reuniões e mais: Novos recursos no Teams

Com a nova experiência do Copilot no chat do Teams, agora é possível acessar o app acima de seu bate-papo. A atualização…

CONTINUE LENDO
Atualizações de produtos e recursos Azure estão disponíveis no Brasil 

Atualizações de produtos e recursos Azure estão disponíveis no Brasil 

Azure Ultra Disk Storage e Azure Red Hat OpenShift são alguns recursos Azure que estão disponíveis agora no Brasil; Com…

CONTINUE LENDO
Bing Chat Enterprise, Sales Copilot e mais: as novidades de IA Microsoft

Bing Chat Enterprise, Sales Copilot e mais: as novidades de IA Microsoft

Resumo No último Microsoft Inspire 2023, a Microsoft anunciou os próximos passos que capacitam o trabalho alimentado por IA. Entre…

CONTINUE LENDO