Como integrar o setor de TI à estratégia de negócios?

Redacao Maximiza Redacao Maximiza
Como integrar o setor de TI à estratégia de negócios?

A tecnologia da informação tem transformado a maneira como a sociedade se relaciona e desempenha a maior parte das suas atividades. No mundo corporativo não é diferente! Desde as tarefas mais simples, como estabelecer uma comunicação, até as mais elaboradas, como integrar o setor de TI à estratégia de negócios de uma empresa, as soluções tecnológicas têm marcado presença e auxiliado muito.

Nesse contexto, é neste ponto que vamos nos concentrar: a integração entre o setor de TI e a estratégia de negócios da empresa.

Durante muito tempo a TI foi empregada nas empresas apenas como uma forma de automatizar alguns processos, sem levar em conta o seu grande potencial para otimizar as suas operações de forma muito mais significativa, atuando na própria estratégia de negócios do empreendimento. Contudo, esse cenário mudou. Atualmente, a integração da TI com a empresa é muito maior, como veremos.

Pensando nisso, neste artigo vamos mostrar como promover a integração do setor de TI da empresa à estratégia de negócios de forma que se saiba exatamente como aproveitar toda a capacidade e as vantagens da TI dentro do negócio. Continue lendo e saiba como isso é possível!

1. Melhore a interação entre a empresa e a equipe de TI.

Promover a integração, em qualquer que seja o setor de empresa, é necessário que antes haja uma certa comunicação entre eles. Por isso, alinhar os anseios de cada um desses setores e verificar as possibilidades oferecidas para alcançá-los é o primeiro passo para se promover uma melhor integração.

Dessa forma, o que deve haver é uma maior participação e apoio da direção da empresa nas ações a serem realizadas pela gestão de TI, assim como também deve haver uma maior interação desta na rotina de negócios da empresa.

Atingir essa eficiência na comunicação entre esses setores requer uma análise precisa da equipe de TI sobre as suas ações, demonstrando o quão relevantes são para a empresa, ou o quanto elas podem ser revertidas em benefícios dentro da organização, seja melhorando a rotina de operações, a produtividade e a lucratividade.

O importante é que a direção da empresa tenha consciência da importância da atuação da TI em dado momento, bem como do prejuízo da sua não atuação.

2. Saiba que a TI pode ser o próprio caminho para essa integração

Parece contraditório, mas não é. Na verdade, na busca de uma integração entre o setor de TI de uma empresa e a estratégia de negócios da mesma, a TI pode ser a própria chave para se alcançar isso.

A tecnologia da informação no mundo corporativo atual é bem mais do que apenas o setor responsável por cuidar da parte de informática da empresa, o seu papel é muito mais amplo. A TI de hoje é responsável por encontrar as soluções mais adequadas oferecidas pela tecnologia, para atender a determinada demanda na empresa.

Portanto, se há uma demanda de integração entre os setores já mencionados, a própria TI pode fornecer a solução. Exemplo dessa afirmação é a implantação de um ERP.

O ERP é uma ferramenta de extrema relevância dentro de uma empresa, pois, por meio dele, é possível ter uma visão muito mais integrada de praticamente todos os setores dessa.

Isso afeta diretamente a forma como os negócios podem ser geridos e deixa o setor de TI muito mais próximo dessa gestão. Daí, a afirmação feita anteriormente fica mais clara.

3. Otimize a comunicação do setor de TI e a direção da empresa

Aqui, a palavra de ordem é: comunicação. Mas é a comunicação propriamente dita, a linguagem. Estabelecer uma integração entre setores de uma empresa nem sempre é fácil, visto que cada um tem as suas particularidades — e não adianta apenas querer integrar diferentes setores que não se comunicam, que não falam a mesma língua.

Levando em conta esse desafio de integrar o setor de TI às estratégias de negócios da empresa, fica claro que a comunicação pode ser um obstáculo.

Os profissionais de TI costumam ser muito técnicos em suas colocações, fazendo uma análise muito profissional e especializada de diferentes situações. Isso, invariavelmente, dificulta a comunicação com a direção da empresa, que nem sempre consegue visualizar e entender o que lhe é passado.

Logo, o que é necessário nesse momento é uma otimização da comunicação, de forma que não só a gestão de TI possa fazer a sua análise, mas que também a direção da empresa possa compreender a relevância das informações transmitidas.

4. Entenda que integrar o setor de TI à estratégia de negócios tem excelentes implicações

Se o que se busca é integrar o setor de TI à estratégia de negócios da empresa, nada mais oportuno do que analisar o que essa integração trará de positivo. Fazendo isso, certamente, tal conduta se tornará mais interessante.

A partir do momento que a empresa visualiza a potencialidade da TI para auxiliar na sua estratégia de negócios, todos os itens mencionados anteriormente acabam ficando mais fáceis de serem atingidos. Nesse contexto, o reforço que o setor de TI dá para a estratégia de negócios é enorme.

A TI torna-se uma das responsáveis por fornecer os meios mais modernos para otimizar processos dentro do ambiente corporativo, a exemplo da implantação de sistemas de gerenciamento de operação com o ERP, e de gerenciamento da base de clientes com o CRM, além de conceitos novos oferecidos, como a automação, computação em nuvem, entre outros.

Todas essas alternativas têm um grande impacto nos negócios da empresa. Estrategicamente falando, o que se busca no mundo corporativo é produzir mais, com mais eficiência e menos gastos — justamente o que a TI proporciona, pois um ambiente no qual ela é implantada está menos sujeito a falhas, desperdícios e interrupções, além de reduzir seus gastos.

Por fim, ao se integrar o setor de TI à estratégia de negócios, a produtividade e lucratividade da empresa serão afetados diretamente e positivamente.

E aí, gostou das informações? Ainda quer saber mais sobre o assunto? Não pare por aqui! Enriqueça um pouco mais seus conhecimentos lendo nosso outro artigo “Como reduzir custos de TI com a nuvem?”.

Veja também

Copilot no chat, melhorias para reuniões e mais: Novos recursos no Teams

Copilot no chat, melhorias para reuniões e mais: Novos recursos no Teams

Com a nova experiência do Copilot no chat do Teams, agora é possível acessar o app acima de seu bate-papo. A atualização…

CONTINUE LENDO
Atualizações de produtos e recursos Azure estão disponíveis no Brasil 

Atualizações de produtos e recursos Azure estão disponíveis no Brasil 

Azure Ultra Disk Storage e Azure Red Hat OpenShift são alguns recursos Azure que estão disponíveis agora no Brasil; Com…

CONTINUE LENDO
Bing Chat Enterprise, Sales Copilot e mais: as novidades de IA Microsoft

Bing Chat Enterprise, Sales Copilot e mais: as novidades de IA Microsoft

Resumo No último Microsoft Inspire 2023, a Microsoft anunciou os próximos passos que capacitam o trabalho alimentado por IA. Entre…

CONTINUE LENDO