Cloud computing: você pode aumentar sua lucratividade com a nuvem

Redacao Maximiza Redacao Maximiza
Cloud computing: você pode aumentar sua lucratividade com a nuvem

Todos os proprietários de empresas desejam manter seus negócios competitivos e crescendo de forma sustentável, sem grandes investimentos ou esforços.

Isso é possível com as soluções tecnológicas e metodológicas que atendam às necessidades organizacionais na medida certa. A cloud computing (computação em nuvem) pode ser a mais importante delas.

A maioria dos gestores já ouviu falar em cloud computing, mas poucos realmente entendem o que ela representa para o negócio. Se você achava que essa seria só mais uma tendência passageira, não se engane.

A computação em nuvem não só veio para ficar, como para tornar negócios mais otimizados e lucrativos. As empresas que não tiram proveito dela serão minoria nos próximos anos.

Essa tendência permite que empresas gerem novas fontes de renda e encontrem novas maneiras para reduzir custos e despesas de maneira inteligente.

Pensando nisso, preparamos este post para esclarecer como a cloud computing pode te ajudar a maximizar os lucros, reduzindo desperdícios por meio de métodos inovadores de gestão. Acompanhe!

Saiba como a IT Broker aumentou sua rentabilidade com a ajuda da nuvem!

Confira como a nuvem ajudou a Tracan a otimizar os negócios! 

Maximiza é destaque no Microsoft Inspire para soluções Cloud e casos de sucesso, em Washington, D.C.

Flexibilidade e escalabilidade para o negócio crescer

Em um cenário de constantes mudanças, é importante ser ágil. Nesse aspecto, a cloud computing permite rápidas adaptações às novas condições e exigências do mercado, proporcionando flexibilidade para atuar de forma que não seria possível em um Data Center local.

Além da adaptação às condições externas, esta solução virtual também permite respostas rápidas às demandas internas.

Por exemplo: se a demanda de usuários aumentar, a cloud computing é escalonável e oferecerá serviços na medida certa para atendê-la. O contrário também pode acontecer. Se a demanda cair, menos serviços serão necessários, reduzindo custos com o seu uso.

A escalabilidade e a agilidade nos negócios pouparão tempo e custos. Consequentemente, os lucros terão mais chances de aumentar.

Segurança contra acessos não autorizados

Um fator que ainda impede muitas empresas de migrarem seus sistemas para a nuvem é a desconfiança sobre a real segurança das informações. Isso faz com que muitos gestores decidam manter as operações de TI concentradas em um Data Center local.

No entanto, migrar para a nuvem não significa abrir mão do controle. Apenas vai ser preciso seguir novos parâmetros e políticas de segurança pré-definidos pela fornecedora de cloud computing, além de definir os seus próprios.

Acredite: o acesso não autorizado pode acontecer mesmo em Data Centers locais. Porém, na nuvem, as políticas de segurança garantem maior rigidez contra invasões no sistema.

Segredos de negócios também valem dinheiro e garantir a segurança deles representará maior longevidade para os bons lucros.

Uma solução mais econômica e eficaz

Um dos maiores benefícios proporcionados pela migração para a nuvem é, sem dúvida, a financeira. Como o maior objetivo para qualquer tipo de negócio é o lucro, reduzir os custos, sempre que possível, gerará grande impacto para aumentá-lo.

Sendo assim, a cloud computing elimina totalmente os custos com aquisição de equipamentos de informática (hardwares), downloads, instalações e atualizações de sistemas (softwares).

Além disso, é possível verificar uma redução na demanda por equipes de TI e uma economia de energia na empresa. Tudo isso se reflete em mais dinheiro sobrando, aumentando a margem de lucro da empresa.

Segurança contra perda de dados

Catástrofes, desastres naturais e pequenos acidentes podem ocasionar a perda parcial ou total de dados importantes para a estratégia de negócios.

No entanto, ao migrar o sistema para a cloud computing, seus dados contarão com serviços de backups regulares. O tempo entre um backup e outro pode ser definido por você e tudo ocorrerá de forma automatizada.

Melhor ainda: o fornecedor oferece versões clonadas e armazenadas em mais de um servidor, além do principal, como modelos de recuperação dos dados. Ou seja, se o servidor principal estiver fora do ar, não tem problema. O secundário lhe atenderá adequadamente.

Aqui, o valor economizado com seguros de equipamentos e esforços de recuperação de dados aumentará consideravelmente o índice de lucratividade da empresa.

Facilidade para gerir o Big Data

Métodos de armazenamento de dados tradicionais, como planilhas e e-mails, dificultam a realização de análises avançadas do banco de dados. No caso das grandes empresas, este processo pode levar várias semanas e exigir especialistas altamente experientes.

Por outro lado, a computação em nuvem torna mais fácil a execução das operações do Big Data. A cloud computing fornece as ferramentas necessárias para captação, classificação e armazenamento de grandes volumes de dados de forma rápida e fácil.

Essa agilidade gera informações precisas rapidamente, afetando a produtividade e os lucros de uma forma positiva.

Operações de TI otimizadas

A computação em nuvem oferece a possibilidade de a empresa terceirizar todas (ou a maioria) as operações de TI. Isso contribui para a redução dos riscos e dos custos associados à necessidade de se manter uma infraestrutura local.

Sendo assim, todos os riscos serão transferidos para o provedor de serviços em nuvem, que assumirá também os custos com atualizações de sistemas e equipamentos.

O provedor de serviços cuidará de tudo, proporcionando economia de tempo e dinheiro que poderão ser investidos em outras áreas-chave do negócio.

Maior força competitiva

A cloud computing permite que os gestores identifiquem e aproveitem as oportunidades de forma mais rápida. O mesmo vale para as falhas, que podem ser corrigidas antes de gerar algum impacto negativo.

Por essas razões, as empresas que migram seus sistemas para a nuvem ganham uma vantagem competitiva diante dos concorrentes.

A nuvem agrega velocidade e agilidade ao negócio, impactando diretamente na sua capacidade de desenvolver produtos e serviços que atendam às necessidades dos clientes na medida certa.

Em outras palavras, a nuvem age como um facilitador, permitindo que a empresa leve produtos e serviços ao mercado mais rapidamente. Isso significa que as pequenas empresas podem competir com as grandes e médias de igual para igual.

Mais produtividade

As empresas que investem em tecnologias de conexão e cooperação online podem triplicar a produtividade. A cloud computing atende bem a esse requisito, possibilitando uma fácil interação operacional entre gestores e colaboradores.

Os profissionais podem acessar dados no sistema da empresa de onde estiverem, a qualquer hora e a partir de qualquer dispositivo móvel, desde que tenham acesso autorizado e conexão com a internet.

Essa mobilidade agrega agilidade às operações e simplicidade aos processos, além de contribuir para a continuidade do negócio (mesmo fora da empresa) e para uma grande economia de tempo e dinheiro com locomoções.

Todas essas vantagens podem ser aproveitadas ao mesmo tempo com a cloud computing. Além de tornar a empresa mais atualizada tecnologicamente, a nuvem vai melhorar a sua imagem no mercado. Aproveite essa estratégia e impulsione os lucros!

Gostou da novidade? Você também vai gostar de ver 6 mitos esclarecidos sobre a cloud computing!

Veja também

Copilot no chat, melhorias para reuniões e mais: Novos recursos no Teams

Copilot no chat, melhorias para reuniões e mais: Novos recursos no Teams

Com a nova experiência do Copilot no chat do Teams, agora é possível acessar o app acima de seu bate-papo. A atualização…

CONTINUE LENDO
Atualizações de produtos e recursos Azure estão disponíveis no Brasil 

Atualizações de produtos e recursos Azure estão disponíveis no Brasil 

Azure Ultra Disk Storage e Azure Red Hat OpenShift são alguns recursos Azure que estão disponíveis agora no Brasil; Com…

CONTINUE LENDO
Bing Chat Enterprise, Sales Copilot e mais: as novidades de IA Microsoft

Bing Chat Enterprise, Sales Copilot e mais: as novidades de IA Microsoft

Resumo No último Microsoft Inspire 2023, a Microsoft anunciou os próximos passos que capacitam o trabalho alimentado por IA. Entre…

CONTINUE LENDO