Afinal, o que esperar do lançamento do Azure Stack?

Redacao Maximiza Redacao Maximiza
Afinal, o que esperar do lançamento do Azure Stack?

Você, provavelmente, já conhece o Microsoft Azure e sabe, por intermédio de outros artigos, como ele pode mudar a sua empresa. Mas está por dentro do novo lançamento da Microsoft, o Azure Stack?

A gigante da tecnologia investe em mais uma solução para usarmos todo o potencial do Azure no datacenter da empresa.

O que é o Azure Stack?

O Azure Stack é um conjunto de funcionalidades que possibilitam que os usários implementem em seus datacenters as próprias soluções baseadas no ambiente em nuvem da Microsoft Azure. Ou seja, é a nuvem Azure da Microsoft trazida para dentro dos datacenters internos das empresas.

O Stack é capaz de construir nuvens privadas que executam o mesmo software usado na nuvem pública. Desse modo, toda a praticidade das ferramentas e do portal do Azure ficaram disponíveis em seu banco de dados.

Na verdade, o Stack executa o Hyper-V da Microsoft e a ferramenta de rede e armazenamento da Microsoft em seu banco de dados, mas você não vê nada disso, é como se o Stack estivesse executando apenas o tradicional Microsoft Azure em seu datacenter.

Após o lançamento, os desenvolvedores poderão segmentar a região do Azure Stack da mesma forma como criam aplicativos para acessar a versão pública do Azure.

Os mais ansiosos já podem configurar o Azure Stack beta no único servidor que já possuam para poderem experimentar a versão de testes disponibilizada pela Microsoft. Mas, atenção: a gigante da tecnologia já anunciou que não permitirá que os clientes tragam seu próprio hardware para implementações de grande escala.

Para os clientes que desejam fazer um rollout mais completo, a Microsoft recomenda que eles usem o Cloud Platform System, um pacote de hardware e software integrado ao Azure. Quando a Microsoft lançar oficialmente o Azure Stack, as empresas poderão gerenciar seus ambientes de armazenamento em nuvem por meio apenas desse software.

O Azure Stack será distribuído por meio de sistemas integrados construídos com parceiros de hardware já consagrados no mercado, como Hewlett-Packard Enterprise, Dell e Lenovo. Essas companhias ajudarão a simplificar as implantações do Azure Stack e deixarão o serviço o mais próximo possível das diversas necessidades dos consumidores finais.

Saiba como a IT Broker aumentou sua rentabilidade com a ajuda da nuvem!

Confira como a nuvem ajudou a Tracan a otimizar os negócios! 

Maximiza é destaque no Microsoft Inspire para soluções Cloud e casos de sucesso, em Washington, D.C.

Quais são as vantagens do Azure Stack?

Hardware

O novo hardware desenvolvido pelas empresas parceiras será útil para os usuários que desejam começar a usar o Azure Stack, mas não querem passar pelo trabalho de provisioná-lo em hardware existente.

É uma abordagem semelhante ao trabalho que a Microsoft fez com o Azure Pack, software que funcionava em hardware especializado construído por parceiros para permitir que o Azure pudesse ser implementado em um datacenter privado.

Personalizável

Assim como no Microsoft Azure, o Azure Stack também se destaca pela flexibilidade que permite fácil adaptação ao contexto de cada cliente. O novo produto oferece recursos que podem e devem ser personalizados de acordo com as demandas de cada usuário.

Não importa se o objetivo será rodar softwares de última geração ou o simples armazenamento de dados, o Azure Stack poderá ser personalizado para satisfazer às necessidades do seu contexto.

Acesso à malha de serviços do Azure (Azure Service Fabric)

Por ser desenvolvido com as mesmas ferramentas que formam o Microsoft Azure, o Azure Stack também possui suporte à malha de serviços da Azure, uma plataforma para a criação e o gerenciamento do ciclo de vida de sistemas baseados em microsserviço e administrados via nuvem.

Alguns dos benefícios de ter acesso à malha de serviços do Azure são: o rápido tempo de colocação no mercado; a arquitetura personalizável e escalável; a integração às ferramentas do Visual Studio para que os desenvolvedores possam compilar, testar, depurar, implantar e atualizar de modo rápido e fácil os aplicativos que criarem na ferramenta.

Com a ajuda do Azure Stack e da malha de serviços da Azure, você pode desenvolver aplicativos e escolher depois como melhor implantá-los, seja no datacenter da empresa, seja no Azure ou em uma solução híbrida. Bastam algumas mudanças no Powershell, e o aplicativo será implantado no ambiente que você escolher.

Nano Server

Uma das novas funcionalidades do Windows Server 2016 é o Nano Server. Essa opção de instalação fornece apenas o básico necessário para o funcionamento do servidor (Hyper-V, Clustering, Networking, Storage, .Net, Core CLR) e sem interface gráfica.

Desenvolvido com foco nos aplicativos em nuvem, o Nano Server requer menos custo de infraestrutura, assim como tempos mais rápidos de boot, menos espaço em disco e menor quantidade de reboots.

System Center 2016

A nova versão do programa de gerenciamento para TI inclui mais confiabilidade na transferência de dados em conexões lentas, melhorias na visualização das ferramentas de monitoramento e muito mais.

Confira aqui todas as novidades do System Center 2016 e veja como ele pode simplificar sua gestão de TI.

Outras vantagens

O Azure Stack também fornece funcionalidades, como o grupo de recursos e atribuição de papéis aos funcionários para facilitar o gerenciamento de aplicativos com diferentes elementos.

O que esperar do Azure Stack?

A Microsoft está confiante que o Azure Stack será um grande diferencial de sua plataforma de nuvem em comparação com a maioria das soluções oferecidas pelas concorrentes no segmento de nuvens públicas.

A ideia é que a Amazon e o seu serviço AWS fiquem definitivamente para trás e, pelo que podemos analisar no preview do Azure Stack disponibilizado pela própria Microsoft, a empresa está no caminho certo para atingir esse objetivo.

As expectativas também ficam altas com o comunicado da parceria de desenvolvimento de soluções de nuvem híbrida com empresas respeitadas e consolidadas, como a Dell e a Lenovo. A união das melhores mentes dessas gigantes pode garantir um salto de qualidade que levará a tecnologia de cloud computing para um outro patamar. Aguardemos!

Mas, até o lançamento, vamos continuar a conversar sobre o Azure Stack e o que podemos aguardar dele. O que você espera dessa novidade? Tem alguma dúvida sobre como será o funcionamento do produto e se ele será útil para você? Conhece alguma vantagem da solução que esquecemos de mencionar neste artigo? Comente no post e participe da conversa!

Veja também

Copilot no chat, melhorias para reuniões e mais: Novos recursos no Teams

Copilot no chat, melhorias para reuniões e mais: Novos recursos no Teams

Com a nova experiência do Copilot no chat do Teams, agora é possível acessar o app acima de seu bate-papo. A atualização…

CONTINUE LENDO
Atualizações de produtos e recursos Azure estão disponíveis no Brasil 

Atualizações de produtos e recursos Azure estão disponíveis no Brasil 

Azure Ultra Disk Storage e Azure Red Hat OpenShift são alguns recursos Azure que estão disponíveis agora no Brasil; Com…

CONTINUE LENDO
Bing Chat Enterprise, Sales Copilot e mais: as novidades de IA Microsoft

Bing Chat Enterprise, Sales Copilot e mais: as novidades de IA Microsoft

Resumo No último Microsoft Inspire 2023, a Microsoft anunciou os próximos passos que capacitam o trabalho alimentado por IA. Entre…

CONTINUE LENDO