4 tendências de definição de metas para 2023 e como Microsoft Viva pode ajudar

Redacao Maximiza Redacao Maximiza
4 tendências de definição de metas para 2023 e como Microsoft Viva pode ajudar

Quando clareza, alinhamento, definição de metas e integração ao fluxo de trabalho se unem, as equipes se sentem conectadas a um propósito e prontas para causar impacto, não importa onde trabalhem;

No começo de qualquer ano, funcionários buscam resgatar seus objetivos de trabalho, enquanto as empresas se preocupam em ter um progresso contínuo.

Dentro deste cenário, colaboradores ganham motivação ao terem clareza sobre seus objetivos e capacidade ao ver os resultados. 

Então, como oferecer uma boa experiência para continuarem motivados no dia a dia? Como fazer com que líderes tenham visibilidade e progresso em direção aos resultados dos negócios?

Vejamos as tendências mais recentes quando falamos em definição de metas, ideias sobre o que fazer de diferente em 2023 e como o Microsoft Viva pode ajudar.

1. Clareza é a chave para causar impacto e funcionários mais satisfeitos

A Microsoft contratou a Forrester Consulting para uma pesquisa com líderes e funcionários sobre o estabelecimento de metas em suas organizações. Mais do que nunca, os funcionários querem clareza em relação aos objetivos — e isso é bom para os negócios. 

Os resultados foram divulgados em fevereiro no relatório State of Goal-Setting de 2023, mostrando que líderes e funcionários concordam que metas claramente estruturadas levam à motivação. Sendo assim:

  • 60% dos líderes acreditam que metas claras e transparentes motivam os funcionários e trazem maior senso de propósito. Isso, por sua vez, ajuda na retenção de funcionários;
  • 47% dos líderes observaram que a definição mal estruturada das metas reduz a motivação;
  • Para os funcionários, a clareza de metas traz maior senso de propósito (50%) e motiva a fazer o trabalho diário (50%);

Isso, claramente está alinhado com os dados mais recentes do Work Trend Index da Microsoft, relatório ao qual a maioria dos funcionários (87%) relata que é produtivo no trabalho; mas 85% dos líderes não têm tanta certeza. O que falta aqui é alinhamento sobre o que as equipes estão trabalhando e clareza sobre progressos.

78% dos funcionários entrevistados no relatório Forrester entendem completamente seus objetivos pessoais, mas esse número cai significativamente quando falamos nos objetivos da equipe (63%) e ainda mais nos objetivos da empresa (39%). Isso destaca a necessidade de definir claramente estes objetivos e garantir que eles se propaguem por todos os níveis da organização.

Como garantir um entendimento compartilhado das metas na empresa, nos departamentos, individualmente, e ao mesmo tempo fornecer esta clareza sobre os objetivos para chegar lá? A melhor maneira é usar um processo transparente de gerenciamento e definição de metas ao qual todos tenham acesso, e que também pode ser um dos maiores desafios hoje em dia.

2. O estabelecimento de metas não é um exercício único

Os processos de gerenciamento e definição de metas geralmente falham porque permanecem apenas no nível da liderança, em uma mistura desorganizada e de ferramentas – pense na combinação de planilhas do Excel, apresentações de PowerPoint, documentos do Word e notas de reunião às quais nem todos têm acesso – sim, não há conexão entre as prioridades do negócio e iniciativas da equipe. Isso cria silos entre equipes multifuncionais e desconexão entre o que interessa à liderança e o que os funcionários realmente fazem diariamente.

Os líderes sabem que essa desconexão é real. De acordo com os resultados da pesquisa, o principal desafio do gerenciamento e definição de metas é envolver os funcionários – sendo que as duas coisas que os funcionários gostariam são atualizações mais consistentes e conexão mais forte entre as metas e os resultados da empresa.

Coesão e clareza não se limitam ao estabelecimento de metas. Líderes e funcionários desejam se conectar com o progresso das metas ao longo do tempo, regularmente, a partir de uma fonte central, incluindo práticas, revisões mensais, atualizações das metas em todo o departamento e reuniões gerais para discussão das mesmas.

É aqui que o Microsoft Viva Goals transforma a conexão entre metas e trabalho diário. 

Com a integração do Viva Goals ao Microsoft Teams, líderes e funcionários recebem notificações sobre objetivos, atividades, resultados principais (OKR) e OKRs de vários departamentos. Além disso, para trazer a definição de metas para o fluxo das conversas diárias, os usuários podem criar, editar e fazer check-ins para OKRs diretamente no chat do Teams.

3. A estrutura OKR (Objetivos e Resultados Chaves) é o que gera impacto em 1º lugar

A pesquisa também descobriu que a estrutura OKR é a mais usada pelos líderes, por oferecer uma metodologia consistente para definir metas às quais toda a organização pode se adequar e que motiva as equipes, incluindo resultados mensuráveis ​​para responsabilidade e incentivos a uma mentalidade de crescimento.

73% dos líderes que usam OKRs dizem que metas e resultados claros aliviam a pressão sobre eles para atingir os resultados, porque isso ajuda subordinados diretos a se concentrarem no que importa; apenas 55% dos líderes usam outras metodologias.

Este é um ótimo momento para apresentar aos seus funcionários uma maneira diferente de fazer as coisas, começar a implementar as comunicações e treinamentos necessários para os OKRs.

O Viva Goals agora possui o recurso Analytics que ajuda a informar e acelerar as implantações de OKR. 

Esse recurso permite que os administradores da organização visualizem as métricas de adoção de OKR em toda a organização, incluindo o total de usuários, equipes e OKRs, usuários ativos, check-ins e muito mais, para que possam entender como o envolvimento com as metas está progredindo.

4. Os funcionários tem refletido sobre como crescer fora de sua zona de conforto

De acordo com os resultados da pesquisa, 44% dos funcionários entrevistados tem essa pergunta em mente: ‘Quais são as minhas habilidades e quais habilidades que preciso agora?’ 

Em uma era em que as empresas estão sendo solicitadas a fazer mais com menos, o aprendizado e o crescimento também são multiplicadores ao nível dos negócios, ajudando funcionários a crescer.

A definição de metas em torno do aprendizado e do desenvolvimento pode assumir várias formas. É possível definir metas para a conclusão dos cursos de treinamento com base nos interesses individuais (dos funcionários e nas necessidades da empresa), aprender com equipes multifuncionais, atender a um determinado número de chamadas de clientes, etc.

É importante que todos entendam o motivo por trás dessas metas – como o aprendizado e o desenvolvimento serão importantes como profissionais e para a equipe coletiva. O Microsoft Viva Learning está tornando isso mais fácil com coleções de aprendizado.

Novas definições de metas com o Microsoft Viva Goals

Em 2023, as equipes estarão espalhadas por vários locais, sistemas e tecnologias. Unificar e contextualizar as informações mais importantes por meio de um sistema OKR digital centralizado, como o Microsoft Viva Goals, que se integra aos ritmos de funcionários já existentes, traz visibilidade e agilidade para tomar decisões com autonomia. 

Para ajudar sua organização a adotar estas tendências, a plataforma traz novos recursos para gerenciamento e definição de metas, incluindo:

  • Segurança e escalabilidade construídas para uso global: em breve em 37 idiomas, acesso condicional, Google no Microsoft Azure Active Directory (Azure AD), bem como Okta no Azure AD, tudo isso dá ao Viva Goals recursos seguros e prontos para o uso global que você espera da Microsoft.
  • Compromisso contínuo com integrações para adoção acelerada de OKR: com o aplicativo Teams completo, integrações com Microsoft Planner, Power BI, Microsoft Dynamics 365, importação em massa do Excel e Microsoft Project, você pode conectar sua organização e metas de equipe com o sistema que já está trabalhando.
  • Flexibilidade com base na maturidade OKR do seu negócio: recursos como Baseline KRs fornecem flexibilidade adicional com a adoção de OKR, permitindo que um usuário crie um resultado-chave sem ter uma meta; as metas faseadas permitem o acompanhamento não linear do progresso, dependendo da sua necessidade de negócio e da granularidade com que você gosta de acompanhar o progresso.
  • Visuais poderosos para fornecer insights de definição de metas aos administradores: com o recurso Analytics, os administradores são capacitados com métricas de adoção, engajamento e integridade do OKR para entender o progresso.

Saiba como o Microsoft Viva pode alinhar estratégia e organização, gerar resultados e impulsionar seus negócios. Entre em contato conosco

Fonte: Microsoft 365 Blog

Veja também

Desbloqueie o potencial dos registros de chamadas no Microsoft Teams

Desbloqueie o potencial dos registros de chamadas no Microsoft Teams

O Call Record Insights simplifica a maneira de extrair dados úteis dos registros de chamadas no Microsoft Teams; O Microsoft…

CONTINUE LENDO
Copilot no Teams: novos recursos aprimoram colaborações e reuniões híbridas

Copilot no Teams: novos recursos aprimoram colaborações e reuniões híbridas

Novos aprimoramentos do Copilot no Teams chegam para turbinar a colaboração e tornar as reuniões híbridas ainda melhores; Uma recente…

CONTINUE LENDO
Microsoft 365 Copilot otimiza o fluxo de trabalho para PMEs

Microsoft 365 Copilot otimiza o fluxo de trabalho para PMEs

Disponível para clientes de pequenas e médias empresas (PMEs), o Microsoft 365 Copilot fornece assistência inteligente em tempo real, permitindo…

CONTINUE LENDO