Bill Gates tem 5 recomendações de livros para este final de ano

Redacao Maximiza Redacao Maximiza
Bill Gates tem 5 recomendações de livros para este final de ano

Todos os anos Bill Gates publica sua lista de livros. Esses são os títulos que ele recomenda para 2021

livros bill gates 2021

Bill Gates quer que você leia mais ficção científica.

No final de Novembro, Gates divulgou sua lista anual de recomendações de livros de fim de ano – junto com uma postagem em seu blog explicando porque duas de suas cinco seleções são livros de ficção científica. Quando criança, ele escreveu, era “obcecado” pelo assunto. E mesmo sempre se concentrando mais na não-ficção, à medida que envelheceu, se viu “atraído pelos tipos de livros que teria adorado quando criança”.

Em sua juventude, escreveu o bilionário, ele devorou as obras de Edgar Rice Burroughs e Robert Heinlein – e passou “incontáveis horas” discutindo a trilogia “Fundação” de Isaac Asimov com o falecido Paul Allen, seu amigo de infância e eventual co-fundador da Microsoft.

Este ano, as suas recomendações de leitura incluem um par de obras de ficção científica modernas que “me fizeram pensar sobre como as pessoas podem usar a tecnologia para responder aos desafios”, já que Gates passou grande parte do ano passado promovendo a necessidade de inovações tecnológicas para lidar com a mudança climática. Em fevereiro, ele publicou seu próprio livro sobre o tema, “Como evitar um desastre climático”.

Além da ficção científica, Gates também recomendou dois livros de não-ficção sobre “ciência de ponta” e uma de ficção histórica que “me fez olhar para uma das figuras mais famosas sob uma nova luz”.

Aqui estão os cinco livros que fizeram sua lista anual de “favoritos” este ano:

livros bill gates 2021

1 – ‘Klara and the Sun’, de Kazuo Ishiguro

Como uma boa história de robô, o romance de Ishiguro fala sobre a relação de um “amigo artificial” e uma jovem doente. Embora ocorra em um futuro distópico, os robôs não são uma força do mal. Em vez disso, eles servem para fazer companhia às pessoas.

Este livro fez Bill Gates pensar sobre como pode ser a vida com robôs superinteligentes – e se vamos tratar esses tipos de máquinas como peças de tecnologia ou algo mais.

2 – Project Hail Mary, por Andy Weir

O último romance de Andy Weir é um conto sobre um professor de ciências do ensino médio que acorda em um sistema estelar diferente sem nenhuma lembrança de como chegou lá. No restante da história, Andy descreve como ele usa a ciência e a engenharia para salvar seus dias.

É uma leitura divertida e Gates conta que terminou tudo em um só final de semana.

Poucos assuntos capturam a imaginação dos escritores de ficção científica como a inteligência artificial. Se você estiver interessado em aprender mais sobre o que pode ser necessário para criar uma IA verdadeira, este livro, em tradução livre ‘Mil Cérebros: Uma Nova Teoria da Inteligência’, oferece uma teoria fascinante.

Hawkins pode ser mais conhecido como o co-inventor do PalmPilot, mas passou décadas pensando sobre as conexões entre neurociência e aprendizado de máquina, e não há melhor introdução a seu pensamento do que este livro, diz Gates.

4 – ‘The Code Breaker: Jennifer Doudna, Gene Editing, and the Future of the Human Race’, de Walter Isaacson

O sistema de edição de genes CRISPR é um dos avanços científicos mais legais e talvez mais importantes da última década. Bill Gates é familiarizado com ele por causa do trabalho em sua fundação – em que financia uma série de projetos que usam a tecnologia.

Porém disse que aprendeu muito com o livro abrangente, em tradução livre ‘A Decodificadora: Jennifer Doudna, Edição de Genes e o Futuro da Espécie Humana’. que fala sobre a descoberta pela bioquímica ganhadora do Prêmio Nobel Jennifer Doudna e seus colegas.

Bill detalha que Walter Isaacson faz um bom trabalho destacando as questões éticas mais importantes em torno da edição de genes.

5 – ‘Hamnet’, por Maggie O’Farrell

Se você é fã de Shakespeare, vai adorar este comovente romance sobre como sua vida pessoal pode ter influenciado a escrita de uma de suas peças mais famosas. Maggie O’Farrell construiu sua história com base em dois fatos que sabemos serem verdadeiros sobre “O Bardo”: seu filho Hamnet morreu aos 11 anos e, alguns anos depois, Shakespeare escreveu uma tragédia chamada Hamlet.

Gates conta que gostou especialmente de ler sobre sua esposa, Anne, que é imaginada aqui como uma figura quase sobrenatural.

COMO APRENDER COM A LEITURA?

Bill Gates lê muito e também desenvolveu um truque para aprender mais enquanto devora vários livros por ano. Já foi revelado pela seu ex-esposa, Melinda Gates, que ele consegue ler cerca de 150 páginas por hora. Como conseguir aprender tanto conteúdo nessa velocidade?

“Eu só faço notas em cerca de 20% dos livros que leio. Levo duas vezes mais tempo quando escrevo, mas para muitos livros isso é essencial para meu aprendizado”, respondeu Gates em uma publicação no Reddit.

Veja também

Copilot no chat, melhorias para reuniões e mais: Novos recursos no Teams

Copilot no chat, melhorias para reuniões e mais: Novos recursos no Teams

Com a nova experiência do Copilot no chat do Teams, agora é possível acessar o app acima de seu bate-papo. A atualização…

CONTINUE LENDO
Atualizações de produtos e recursos Azure estão disponíveis no Brasil 

Atualizações de produtos e recursos Azure estão disponíveis no Brasil 

Azure Ultra Disk Storage e Azure Red Hat OpenShift são alguns recursos Azure que estão disponíveis agora no Brasil; Com…

CONTINUE LENDO
Bing Chat Enterprise, Sales Copilot e mais: as novidades de IA Microsoft

Bing Chat Enterprise, Sales Copilot e mais: as novidades de IA Microsoft

Resumo No último Microsoft Inspire 2023, a Microsoft anunciou os próximos passos que capacitam o trabalho alimentado por IA. Entre…

CONTINUE LENDO