Backup na nuvem: entenda como guardar seus dados no Azure

Redacao Maximiza Redacao Maximiza
Backup na nuvem: entenda como guardar seus dados no Azure

A era da informação já chegou a todos os centros urbanos e até mesmo a algumas cidades mais isoladas. A internet e os computadores deram às pessoas e às empresas muito mais espaço para armazenar e compartilhar seus dados, especialmente com o surgimento da tecnologia em nuvem. Para evitar que essas informações fossem perdidas por acidente, surgiu também o backup na nuvem.

Quando se trata de garantir a preservação dos dados da empresa, a qualidade do backup é fundamental. O Windows Azure, programa de backup da Microsoft, é uma das melhores opções para essa tarefa, tendo grande popularidade entre empresas do mundo inteiro.

Sua eficiência e segurança são grandes motivos para que ele seja tão conhecido e utilizado, mas muitas pessoas podem apresentar dúvidas de como realizar os procedimentos de maneira correta. Por isso, no post de hoje, você verá como funciona exatamente o Azure e entenderá os procedimentos para fazer seu backup com segurança.

Continue a leitura do nosso artigo e veja como funciona esse processo e porque você deve escolher esse programa.

Saiba como a IT Broker aumentou sua rentabilidade com a ajuda da nuvem!

Confira como a nuvem ajudou a Tracan a otimizar os negócios! 

Maximiza é destaque no Microsoft Inspire para soluções Cloud e casos de sucesso, em Washington, D.C.

O que é o backup na nuvem

Antes de qualquer coisa, é importante entender que existe uma grande diferença entre backup e armazenamento em nuvem.

Confundir os dois serviços pode levar pessoas a comprometerem a segurança de suas informações pessoais ou das empresas em que trabalhem. O risco também se estende a clientes, quando você é um empreendedor. Por isso, acompanhe e entenda melhor:

Armazenamento na nuvem

Como o nome indica, é quando um arquivo do seu computador é inserido em algum site de hospedagem na nuvem, como o Google Drive, o Dropbox, entre outros. A partir de tais plataformas, um usuário que tenha acesso à internet — via qualquer dispositivo, como celular, computador, tablet ou notebook — pode visualizar, editar e reorganizar os arquivos.

No entanto, o exemplar que fica armazenado é o único disponível. Isso significa que quaisquer alterações feitas ou caso alguém remova os arquivos, é bem provável que seja uma mudança permanente.

Esse tipo de armazenamento é o mais indicado quando o usuário quiser ter acesso apenas ao arquivo, de qualquer lugar. Funciona principalmente para agilizar os processos em empresas, em especial quando algum colaborador ou gestor precisa estar sempre viajando. Ele é útil, ainda, para estudantes, que podem agilizar seus trabalhos em qualquer unidade com acesso à web.

Backup na nuvem

Esse tipo de processo é bem diferente do primeiro. Nesse caso, estamos falando sobre um sistema que faz cópias dos arquivos e os armazena em mídias diferentes. A intenção do backup é garantir que haverá sempre uma versão dos dados que possa ser resgatada, seja em caso de falha ou remoção indevida, ou até por conta de alguma alteração que não deveria ter sido feita.

No caso do backup em nuvem, é possível ter várias versões do mesmo arquivo, diferentemente do armazenamento, que sempre terá a alteração mais recente. Nesse ponto, vale ressaltar que um backup pode ser feito em vários tipos de mídia, sendo a nuvem um dos locais onde diversos dados podem ser armazenados.

Uma das exigências do backup na nuvem é de que as informações sejam armazenadas constante e regularmente. Caso contrário, a versão será antiga demais para ser utilizada, o que torna todo o processo sem eficiência. Apesar disso, todos esses procedimentos compensam pela segurança fornecida ao usuário, à empresa e aos clientes.

A nuvem, em si, é um aglomerado de dados que pode ser acessado por diferentes pontos de entrada, em geral por meio da internet. A computação em nuvem está, de fato, ganhando muita popularidade, pois sua evolução permitiu o compartilhamento de dados de maneira muito mais fácil, tanto em residências quanto em empresas.

Por conta disso, existem cada vez mais serviços disponíveis nesse cenário, tanto de armazenamento quanto de backup. Isso torna de suma importância que os contratantes desse tipo de trabalho tenham noções precisas do que eles necessitam de qualidade, acima de tudo.

Afinal, a principal razão para a realização de um backup na nuvem é manter seus dados seguros. Fazer isso só é possível se houver uma fornecedora de confiança.

Com um bom backup, todas as informações ficam guardadas e usuários e empresas conseguem se prevenir contra falhas múltiplas das mídias nas quais os dados estão guardados.

Esse tipo de medida é necessária, seja por motivos corriqueiros, pois qualquer tecnologia possui uma chance de falha, seja por erro humano, ataques hackers ou problemas de funcionamento.

Via de regra, devem existir pelo menos 3 cópias dos mesmos dados em 3 mídias diferentes. Assim sendo, é atestada a segurança total dos dados. Supondo que todas possuam a mesma chance de falha — de 1%, por exemplo — a probabilidade de que todas as três mídias apresentem problemas ao mesmo tempo é de 0,000001%.

Considerando, ainda, que muitas mídias e fontes de armazenamento em nuvem têm chances de falha quase nulas, é possível afirmar que os dados estão bem seguros com um sistema de backup eficiente.

Quais são os prós e contras do backup na nuvem?

Como qualquer outra escolha no meio empresarial, executar o backup de seus dados também possui seus riscos e seu retorno. Por isso, procure sempre entender todos os fatores e avaliar suas necessidades, pois isso é fundamental para conseguir o melhor serviço possível.

Veja, a seguir, alguns exemplos desses prós e contras do backup em nuvem:

Vantagens

Redução do investimento

Criar um servidor próprio para a empresa, em que todos os seus dados possam ser armazenados, é um investimento, em média, bem alto.

São necessários equipamentos, espaço climatizado, estrutura e profissionais qualificados para sua manutenção. Com o backup na nuvem, basta que haja uma equipe com membros capacitados que se responsabilizem pela administração contínua e pela qualidade do serviço.

Acelerar o processo de backup

Tentar guardar informações de forma manual, seja em discos externos ou em vários computadores, de fato, pode consumir várias horas ao longo do dia. Isso significa que boa parte do tempo útil de trabalho será dedicado apenas a essa tarefa, consumindo seu time que poderia trabalhar de forma mais estratégica.

Com um sistema em nuvem, todo o processo pode ser automatizado ou semiautomatizado, o que reduz o consumo de tempo e, consequentemente, melhora o rendimento da equipe. Além disso, diminuem-se os custos de material para a realização de backups e o acondicionamento devido para que não haja falhas no hardware.

Baixo risco de perda

Como já mencionamos, fazendo um backup na nuvem, é possível reduzir consideravelmente as chances de perda total de dados dos clientes.

Mesmo que uma das mídias escolhidas falhe em algum ponto, haverá outras duas para cobrir a falha, ainda que seja em uma versão anterior. Isso, de qualquer forma, trará menos transtorno que refazer qualquer trabalho desde o início.

Ferramenta prática

Uma das características que as empresas mais buscam em termos de ferramentas corporativas é a facilidade de uso — e isso é encontrado no sistema Azure. Quanto mais simples e intuitiva for a interface, melhor para o usuário. Além disso, o procedimento do software também tende a ser mais rápido.

Some a isso uma equipe que possa ser treinada adequadamente para usá-lo e o tempo consumido — tanto para a utilização no dia a dia quanto pelo técnico que fiscaliza e dá suporte acerca do sistema — será ainda menor.

Evitar atrasos de produção

Quaisquer erros que ocorram na memória de uma máquina certamente vão atrasar muito todos os procedimentos, tanto os diretos quanto os relacionados em um fluxo de trabalho. Ter que buscar novamente dados de um cliente ou verificar o estoque apenas para apurar a veracidade dos números é um retrabalho que desperdiça muito tempo.

Com um backup na nuvem, essas mesmas informações podem ser recuperadas quase instantaneamente, minimizando o atraso provocado. Mesmo que sejam incompletas ou antigas, minimizarão qualquer impacto de uma perda total, deixando o processo de produção prejudicado o mínimo possível em casos extremos, que são raros de acontecer.

Desvantagens

Custo de manutenção

Apesar de a empresa estar isenta do custo de instalação de um servidor e ter acesso aos seus dados por outras plataformas, o serviço de backup necessário não é gratuito.

A empresa responsável cobra uma mensalidade pelo serviço, que pode ser maior ou menor de acordo com o volume de dados. Por isso, é bom ter certeza de que há benefícios complementares ao backup na nuvem, que certamente trarão uma ótima relação entre custo e benefício.

Mudanças na cultura da empresa

A troca do modelo de controle em papel pelo sistema virtual de organização exige que todos os funcionários busquem se adaptar a um novo método de trabalho. Existirá, portanto, um período de transição.

Nesse tempo, é provável que a produtividade da equipe caia de forma considerável quando não há um bom direcionamento ou, em especial, se os membros não têm experiência com tecnologia.

Esse é o principal argumento quando algumas empresas antigas são indagadas sobre o porquê de não mudarem sua forma de registro: justamente porque funcionam bem com o modelo anterior, mesmo que ele seja ineficiente.

No entanto, mesmo que haja uma época de adaptação, a troca é benéfica em diversos sentidos, desde que exista também transparência nos serviços prestados para não tornar as companhias dependentes demais do suporte terceirizado.

Escolha da empresa errada

Por falar em transparência, é preciso ter muita confiança na empresa a ser contratada. Afinal, com o crescimento da demanda por backup na nuvem, também veio o aumento do número de empresas que prestam esse serviço. Infelizmente, algumas delas não oferecem o nível de qualidade esperado pela maioria dos clientes.

Escolher o serviço errado pode acarretar grandes prejuízos para sua organização. E é justamente isso que torna o Azure ainda mais seguro, pois ele é fornecido pela própria Microsoft, o que reduz de maneira considerável as chances de perda e aumenta a sensação de segurança de quem contrata o serviço.

Serviços incompletos

Por fim, mesmo que a empresa seja competente, é preciso garantir que todo e qualquer tipo de serviço e complementos solicitados sejam os mais adequados para sua empresa. Nesse sentido, é preciso determinar bem suas necessidades, antes mesmo da contratação.

Por exemplo: o backup deve contar com o volume adequado de dados e toda a assistência técnica extra que for necessária, ou vai se tornar apenas mais um gasto sem retorno. Nesse sentido, o diálogo e um contrato bem detalhado podem prevenir diversos problemas que surgem de um serviço incompleto.

Como fica a segurança de dados no backup na nuvem?

Além de se preocupar com a preservação dos dados, as empresas também devem se precaver contra os crimes virtuais, como o sequestro de dados, fraudes, entre outros. Isso ocorre porque, junto à evolução da internet, cresceu a incidência desse tipo de crime, já que é cada vez mais fácil aprender sobre o funcionamento de softwares, criptografia e outros componentes de segurança.

Para evitar que certos problemas atinjam as informações confidenciais de sua companhia, dos seus usuários, colaboradores e clientes, o seu backup na nuvem também deve estar protegido contra as mais diversas ameaças. Além disso, devem ser adotadas medidas preventivas no cotidiano de todos os envolvidos na empresa.

Veja, a seguir, os principais pontos de risco e meios de prevenção disponíveis:

Problemas e possíveis riscos

Roubo de dados

Senhas, números de contas, dados confidenciais… Essas informações são valiosas para certos criminosos virtuais. Por isso, muitos tentam encontrar e copiar esses dados para uso ilegal. Uma pessoa pode ter suas informações bancárias roubadas, por exemplo, e os criminosos podem utilizá-la para fazer empréstimos ou ações ilegais em nome do titular.

Isso se agrava quando sua empresa guarda dados importantes de clientes. Em geral, os hackers podem copiar arquivos inteiros sem serem notados, se não houver uma política de segurança em seu armazenamento.

Sequestro de dados

Esse é um crime virtual semelhante ao primeiro, mas com uma abordagem diferente. No lugar de apenas fazer uma cópia das informações e deixar o sistema, o invasor deleta ou altera os dados originais que estavam no backup na nuvem.

Em seguida, ele pede um pagamento para que a conta seja recuperada e os dados, devolvidos. Em muitos casos, o hacker pode chantagear a empresa, ameaçando divulgar a falha na segurança, o que causaria um prejuízo ainda maior.

Informantes

Este é um problema de responsabilidade da fornecedora do serviço, mas ao qual é sempre necessário estar atento. Qualquer funcionário que tenha contato com as informações armazenadas e conheça os métodos de criptografia tem a capacidade de roubar as informações da empresa. Ele pode vendê-las para seus concorrentes, ou já trabalhar a mando de um deles.

Contrato incompleto

Um backup na nuvem é um serviço formal que inclui um contrato legal. Nele, devem constar todas as obrigações de cada uma das partes, além da legislação válida para ambos. Caso o contrato possua algum “furo”, como cláusulas mal explicadas ou tópicos não abordados, desconfie do provedor. Talvez seja uma empresa falsa.

Por isso, busque sempre companhias consolidadas no mercado para o fornecimento de armazenamento de dados ou backup em nuvem.

Malwares e vírus

Os códigos maliciosos são algumas das principais preocupações dos usuários na internet, sejam eles pessoas física ou jurídicas. Mesmo em grandes empresas, ainda é possível que alguns programas espiões entrem despercebidos e comecem a roubar dados automaticamente.

O mesmo pode acontecer com o backup na nuvem, caso não sejam tomadas as devidas providências. E isso pode ocorrer com organizações de qualquer nível — desde as que têm apenas um computador até as que administram grandes redes.

Métodos de prevenção

Criptografia

Esse meio de proteger informações é utilizado desde a época das grandes guerras. Uma mensagem criptografada é aquela que está escrita por meio de um código, em que os caracteres são trocados por outros ou por um pequeno grupo. Isso torna a mensagem incompreensível para quem não tem a chave que revela o código.

Firewall e antivírus atualizados

Assim como deve ser feito com computadores pessoais, os servidores de backup devem possui programas de proteção sempre ativos e atualizados. O cuidado deve ser redobrado, já que esses podem ser alvos mais constantes de ataques.

Apoio a investigações

Caso o seu backup na nuvem esteja sob a suspeita de alguma invasão, a empresa deve fornecer total apoio para averiguação dos fatos. Atividades incomuns ou ameaças devem ser sempre acompanhadas tanto pelos profissionais da empresa contratante quanto pela contratada.

Protocolo de limpeza de dados

Mesmo com todas as precauções, sempre é necessário considerar o risco de que um invasor ultrapasse todas as camadas de proteção do sistema. Nesses momentos, o servidor deve ter como último recurso a possibilidade de eliminação total dos dados.

Se as informações contidas no backup na nuvem forem muito preciosas e/ou comprometedoras se expostas, é melhor que sejam deletadas antes que qualquer divulgação ocorra.

Garantia em caso de perda

Caso uma situação de emergência ocorra, a empresa pode oferecer garantias extras que compensem qualquer perda. Elas devem estar previstas de maneira clara no contrato assinado e podem envolver compensação financeira, isenção temporária de pagamento, entre diversos outros benefícios.

Por que escolher o Azure Backup?

Se você está em busca de uma sugestão para fazer o backup de dados da sua empresa, o Microsoft Azure é uma das melhores opções. Além de manter o backup na nuvem de forma segura e com uma estrutura consolidada há muitos anos no mercado, você também pode contar com outros benefícios complementares.

Veja aqui uma lista das vantagens:

Pagamento sobre o consumo

Uma das características mais fortes do Azure é que ele não quantifica o preço a ser pago de acordo com um pacote, mas sim segundo o consumo total durante o período. Isso significa que não há risco nem de exceder o próprio limite nem de pagar a mais por dados não utilizados.

Ampla criptografia

Um erro cometido por alguns sistemas é criptografar apenas os dados do cliente, esquecendo-se de proteger também as suas conversas com os fornecedores.

A segurança do backup na nuvem também pode ser comprometida, caso alguma informação sigilosa seja trocada entre o cliente e um de seus atendentes. Nesse sentido, há garantia de que seus dados, inclusive de cadastro de fornecimento, estarão bem guardados e protegidos.

Armazenamento redundante

São chamados de “redundantes” todos os dados que são copiados para vários lugares. Na prática, é como se fossem feitos múltiplos backups, que são atualizados em sincronia. Esse tipo de prática reduz ainda mais as chances de perda.

O cliente que vai contratar o serviço de backup na nuvem também pode escolher entre redundância local (3 cópias são feitas em servidores do mesmo local) ou geográfico (as cópias são salvas em servidores muito distantes entre si, aumentando a eficiência da proteção).

Longo prazo de retenção

Ao fazer um backup na nuvem com o Azure, os dados armazenados são mantidos por um período de até 99 anos, sem alterações. Basta solicitar a retenção de longo prazo.

Isso pode solucionar problemas comuns de empresas grandes na área financeira, por exemplo, ou, ainda, manter servidores com dados de patrimônio cultural, como bibliotecas.

Backup consistente com várias plataformas

É possível armazenar dados não só de pastas e arquivos, mas também de programas inteiros no Azure, dependendo do tipo de serviço solicitado. E, mesmo que você tente resgatar todas essas informações em um sistema diferente do que usou para lançá-lo, ainda terá total compatibilidade.

O sistema de backup em nuvem, de fato, é uma segurança a mais para quem precisa armazenar dados sigilosos. Seja uma pequena ou média empresa ou uma grande corporação, as informações de registro dos negócios, de usuários, colaboradores, diretores, gestores e clientes precisam estar em constante segurança.

Além disso, a relação entre custo e benefício é grande, uma vez que, em qualquer instabilidade, problema ou falha você poderá recuperar os dados — não apenas a última versão, mas as anteriores. Isso pode ser útil até mesmo para verificações internas e externas, como ocorre em auditorias.

Agora que você já sabe como o Azure pode ajudar no seu backup na nuvem, que tal conhecer melhor esse serviço? Quer tirar mais dúvidas e entender como os conceitos explicados no post podem ser úteis para sua empresa? Então entre em contato com a Maximiza e acabe com as dúvidas!

Veja também

Copilot no chat, melhorias para reuniões e mais: Novos recursos no Teams

Copilot no chat, melhorias para reuniões e mais: Novos recursos no Teams

Com a nova experiência do Copilot no chat do Teams, agora é possível acessar o app acima de seu bate-papo. A atualização…

CONTINUE LENDO
Atualizações de produtos e recursos Azure estão disponíveis no Brasil 

Atualizações de produtos e recursos Azure estão disponíveis no Brasil 

Azure Ultra Disk Storage e Azure Red Hat OpenShift são alguns recursos Azure que estão disponíveis agora no Brasil; Com…

CONTINUE LENDO
Bing Chat Enterprise, Sales Copilot e mais: as novidades de IA Microsoft

Bing Chat Enterprise, Sales Copilot e mais: as novidades de IA Microsoft

Resumo No último Microsoft Inspire 2023, a Microsoft anunciou os próximos passos que capacitam o trabalho alimentado por IA. Entre…

CONTINUE LENDO