As 5 tendências de Big Data que você precisa saber

Redacao Maximiza Redacao Maximiza
As 5 tendências de Big Data que você precisa saber

Quando uma companhia utiliza o poder do Big Data, ela já alcança, naturalmente, uma alta posição no universo corporativo. Apesar disso, é fácil perder esta posição privilegiada e para que uma empresa se mantenha neste nível é necessário que ela esteja sempre atualizada sobre as principais tendências de Big Data.

As principais tendências de Big Data para este ano

Pensando nisto, listamos abaixo algumas das principais tendências para 2017, onde as perspectivas estão bastante positivas. Confira!

1. Simplificação das ferramentas

Uma das maiores dificuldades de quem precisa lidar com Big Data, atualmente, é a alta quantidade de ferramentas e suas diversas áreas de atuação, o que torna difícil a tarefa de encontrar a ideal para o propósito da empresa. Além disso a complexidade das mais populares delas acaba por desestimular o uso nas companhias.

Neste ano, a tendência é que haja uma aceleração no processo de simplificação destes sistemas, uma vez que isso já vem ocorrendo há mais de um ano. Em complemento disso, também se espera o surgimento de mais soluções que ocultem partes complexas demais, para que o usuário possa lidar com o poder do Big Data de uma forma mais simples.

2. Consolidação do mercado

Empresas menores, principalmente de consultoria e que apenas executam projetos, estão perdendo espaço e a tendência é que aos poucos desapareçam do mercado, sendo compradas por companhias maiores ou fechando as portas. Enquanto isso, os utilizadores de Big Data em suas diferentes áreas tenderão, aos poucos, a ganhar espaço no mercado.

Esta mudança é importante para quem já atua ou pretende atuar com Big Data, pois em um momento de consolidação optar pela ferramenta errada pode gerar perda de tempo e dinheiro, logo, é importante tomar cuidado neste processo.

Além disso, ao escolher montar uma companhia que trabalhe com Big Data, é preciso pensar em um nicho do mercado que não esteja saturado, para evitar ser concorrente de alguma empresa já consolidada no setor.

3. Inteligência Artificial no setor

Da mesma forma que se falava em estratégias mobile-first há alguns anos, hoje a atenção se volta para a AI-first, ou seja, em estruturar aplicações e empresas preocupadas primeiramente com a integração da IA no cotidiano.

Esta ascensão da IA é ótima para o setor de Big Data, já que é fundamental para a qualidade da inteligência artificial, que se tenha uma alta quantidade de dados disponíveis para serem trabalhados com o sistema. O desenvolvimento de carros autônomos, hoje, só é possível graças à alta quantidade de dados sobre trânsito e outros fatores geográficos acumulados nos últimos anos.

4. Governança de dados obtidos

Uma outra grande tendência em Big Data para 2017 é a governança de dados. Agora que as companhias já podem obter e compreender bem os dados coletados, outros trabalhos serão executados com eles.

Isso inclui a melhoria da segurança ao anonimizar os usuários, limitar alguns dados e mapear a árvore genealógica deles, para que se entenda quais dados foram utilizados e combinados com outros, de forma a gerar outras informações distintas.

5. Integração dos dados

Além da importância de um bom modelo de análise de dados, a integração destas informações com o cotidiano da empresa é fundamental. É necessário saber como fazer a depuração deste modelo com os processos da empresa, da forma mais ágil, transparente e simplificada possível.

Um exemplo é utilizar um algoritmo que preveja quais assinantes cancelarão uma matrícula no fim do mês, como de um curso ou academia. A seguir, precisa-se definir o que será feito com estes dados. Será enviado um e-mail para os usuários? Alguém da empresa entrará em contato com eles?

É importante ter em mente que, para que o algoritmo cumpra seu papel de forma adequada, é preciso que uma ação seja tomada a partir dos resultados gerados.

E aí, curtiu ficar por dentro destas tendências de Big Data? Que tal conhecer 5 motivos pelos quais a sua empresa precisa da nuvem? Confira!

Veja também

Copilot no chat, melhorias para reuniões e mais: Novos recursos no Teams

Copilot no chat, melhorias para reuniões e mais: Novos recursos no Teams

Com a nova experiência do Copilot no chat do Teams, agora é possível acessar o app acima de seu bate-papo. A atualização…

CONTINUE LENDO
Atualizações de produtos e recursos Azure estão disponíveis no Brasil 

Atualizações de produtos e recursos Azure estão disponíveis no Brasil 

Azure Ultra Disk Storage e Azure Red Hat OpenShift são alguns recursos Azure que estão disponíveis agora no Brasil; Com…

CONTINUE LENDO
Bing Chat Enterprise, Sales Copilot e mais: as novidades de IA Microsoft

Bing Chat Enterprise, Sales Copilot e mais: as novidades de IA Microsoft

Resumo No último Microsoft Inspire 2023, a Microsoft anunciou os próximos passos que capacitam o trabalho alimentado por IA. Entre…

CONTINUE LENDO