3 dicas para começar a utilizar o Data Analytics em sua empresa

Redacao Maximiza Redacao Maximiza
3 dicas para começar a utilizar o Data Analytics em sua empresa

data analytics

Não é mais segredo que utilizar o Data Analytics nos negócios pode ser extremamente interessante para empresas de qualquer tamanho ou segmento.

Apesar disso, um estudo mostrou que quase 46% dos comerciantes passam por dificuldades ao tentar obter análises compatíveis e insights que possam lhes fornecer vantagem competitiva e lhes colocar à frente dos seus concorrentes.

Pensando nisso, hoje ajudaremos você a começar a utilizar o Data Analytics, mostrando ainda como sua empresa pode se beneficiar desse poderoso recurso.

COMO UTILIZAR O DATA ANALYTICS NA MINHA EMPRESA?

1. Rastreando vendas por meio de fontes de campanha 

A maioria das empresas possui meios de gerar leads, geralmente no próprio website. Mas, além disso, é preciso direcionar esse tráfego para um sistema onde você possa utilizá-lo.

É possível usar diferentes meios para captar esse tráfego, incluindo AdWords, e-mail, redes sociais e eventos especiais, como webinars e apresentações de conferências.

Considerando que o tempo e o orçamento da sua empresa têm um limite, certamente será de grande utilidade saber quais abordagens funcionam melhor. Isso permitirá o direcionamento correto dos esforços da companhia no futuro.

2. Fazendo análises preditivas

Considerada como a próxima grande tendência de mercado, a análise preditiva é extremamente útil para a equipe de vendas. Esse tipo de tecnologia possibilita que as empresas coletem dados a respeito de comportamentos passados para prever futuras ações e eventos.

Se uma companhia costuma vender determinado produto, por exemplo, a análise preditiva permite estudar as interações com os clientes anteriores e prever onde serão as possíveis vendas futuras desse produto.

Em vez de perder tempo fazendo ligações para clientes que provavelmente não se interessarão por aquele produto, a equipe pode utilizar a análise preditiva para buscar os nomes da lista que são mais propensos a se interessar pelo que está sendo vendido.

3. Criando campanhas de e-mail

O e-mail é um ótimo meio de alcançar um grande público e abranger diversas perspectivas ao mesmo tempo. A maior parte dos destinatários não comprará algum produto diretamente de um e-mail, entretanto, eles podem solicitar mais informações.

Por meio da análise de dados, é possível usar essa solicitação de informação para determinar qual tipo de assunto gera mais chances de um contato bem-sucedido com o usuário.

Também é possível utilizar o Data Analytics para definir o melhor horário e dia para enviar e-mails para a lista de potenciais clientes da sua empresa, disponibilizando essa informação para que o restante da equipe a utilize no futuro.

QUAIS SETORES DA EMPRESA PODEM SER BENEFICIADOS?

Com o uso do Data Analytics, outros setores da sua empresa também podem ser beneficiados. Confira:

1. Cultura e Recursos Humanos

Ao tratar dos possíveis usos da análise de dados em uma empresa, o setor de RH ainda é pouco considerado.

Utilizar esse tipo de tecnologia é bastante útil, pois possibilita mensurar o desempenho e auxiliar no entendimento do perfil da empresa e seus funcionários. Dessa forma, você pode contar também com contratações cada vez mais precisas e colaboradores com maior afinidade com os objetivos da companhia.

2. Desenvolvimento de negócios

Esse é o setor que geralmente recebe os resultados das análises. Além disso, a área comercial costuma se beneficiar bastante quando pode contar com os resultados de uma equipe de desenvolvimento de negócios.

Essas informações podem ser utilizadas para a avaliação de tendências de compras dos clientes, previsão de variações no câmbio, definição de público da empresa ou, ainda, para pesquisas de satisfação do consumidor.

3. Comunicação e Marketing

A área de marketing e comunicação das empresas também é uma grande beneficiada dos serviços de Data Analytics, visto que é responsável por acompanhar a ação da concorrência e os comportamentos do público e, então, auxiliar na definição de setores do mercado.

Além disso, a equipe de marketing também é capaz de analisar o desenvolvimento da imagem da empresa no decorrer dos anos.

Entendeu um pouco melhor como utilizar o Data Analytics na sua empresa? Então saiba mais sobre a análise de dados! E conte com a Maximiza para contribuir para a gestão automatizada do seu negócio!

Para mais dicas e novidades, siga a Maximiza no TwitterFacebookLinkedIn e Instagram!

Veja também

Termo de uso de celular corporativo: como elaborar um?

Termo de uso de celular corporativo: como elaborar um?

Os dispositivos móveis têm sido cada vez mais utilizados em empresas, especialmente em setores que operam com equipes externas ou…

CONTINUE LENDO
Agentes de IA chegam ao Microsoft Security Copilot

Agentes de IA chegam ao Microsoft Security Copilot

Após um ano de lançamento do Microsoft Security Copilot, que detecta, investiga e responde a incidentes de segurança de forma…

CONTINUE LENDO
Copilot é disponibilizado no centro de administração do Microsoft 365

Copilot é disponibilizado no centro de administração do Microsoft 365

No Ignite 2024, a Microsoft anunciou a disponibilidade geral do Copilot nos centros de administração do Microsoft 365, um conjunto de recursos…

CONTINUE LENDO