Descubra como a análise preditiva funciona na prática

A análise preditiva é uma medida proativa, que vai além das tão importantes medidas corretivas. Ela se propõem a solucionar problemas que foram anteriormente identificados e que, de certo modo, já trouxeram transtornos.

Leia o post e veja como funciona a análise preditiva!

A tecnologia e a mineração de dados

A tecnologia avançada permite que a mineração de dados seja realizada com maior precisão, o que otimiza a análise preditiva, já que ela conta com margem de segurança e confiabilidade mais amplas para identificar padrões, bem como para avaliar as probabilidades de que um determinado acontecimento venha a se concretizar no futuro.

A análise preditiva é o oposto da análise descritiva, cujo alvo é o passado, medindo e apresentando resultados de eventos que já aconteceram, como: quanto dinheiro se perdeu na empresa em um período específico; quantos clientes cancelaram serviços e compras; quantos clientes novos foram captados.

Como funciona a análise preditiva

Por meio da análise preditiva, é possível identificar comportamentos futuros no mercado. Tudo analisando dados que podem estar bem estruturados ou não, de origem interna ou externa à empresa.

Em linguagem científica, a análise preditiva é fundamentada no modelo preditivo, uma função matemática que pode entender o mapeamento entre uma série de variáveis de entrada de dados, que podem estar reunidas em um registro, e uma variável de resposta ou de destino.

Um exemplo de como funciona a análise preditiva é o trabalho efetuado pela Hekima para o governo brasileiro durante a Copa do Mundo de 2014. Uma equipe multidisciplinar e cientistas de dados combinaram algoritmos e puderam analisar o movimento nas ruas e nas redes sociais, prevendo o nível de ocupação nas ruas e o nível de violência.

Os softwares utilizados para realizar análise preditiva

Para efetuar a análise preditiva, é preciso contar com soluções inteligentes e com elevada capacidade de processamento de dados. Dessa forma, podem-se converter séries de dados em importantes insights para o futuro do mercado.

Algoritmos complexos, recursos de inteligência artificial e aprendizado de máquina permitem identificar padrões frequentes em sequências passadas e fazer projeções para o futuro da organização.

Uma dessas soluções tecnológicas é o Microsoft Azure, que consiste em uma coleção integrada de diferentes serviços na nuvem, como computação, análise de dados (descritiva e preditiva), serviços móveis, banco de dados, rede, armazenamento, web.

Por se tratar de uma solução online, o Azure não precisa ser instalado e pode ser acessado de qualquer local, não somente da empresa.

Exemplo de como usar a análise preditiva em sua empresa

Pode-se criar um modelo preditivo para identificar quem, entre os clientes, apresenta mais possibilidades de reclamar. É preciso consultar os dados do histórico e selecionar uma lista de recursos que estejam associados a problemas com clientes atuais e do passado (reclamações).

Pode ser incluída o total de queixas nos 6 últimos meses, quanto dinheiro o consumidor gastou na compra de produtos, informações gerais (sexo, idade, demografia).

Para a análise preditiva supervisionada, é necessário dar entrada no software com os recursos listados em relação a cada cliente e os respectivos resultados (pode-se dividir os clientes em 2 grupos básicos: os satisfeitos e os insatisfeitos). O modelo preditivo apreende as diferenças entre os grupos e monitora a atividade de todos os clientes atuais.

Por meio da generalização, calculam-se os riscos de que venham a surgir reclamações, mesmo de um cliente que nunca reclamou até o momento.

A análise preditiva é um diferencial competitivo

A análise preditiva revoluciona a forma como interagimos com o ambiente. A implementação dessa estratégia permite à empresa ter controle maior sobre indicadores de mercado e prever ações de concorrentes e consumidores.

A importância daquela postura é tão alta que se estima que movimentou um total de U$ 3 bilhões até 2017.

O que pensa da análise preditiva? Para obter ainda mais informações, faça o download de um e-book voltado exclusivamente para o tema!


Mariane Mazza