Confira 5 benefícios de uma solução de ERP em nuvem

107403-confira-x-beneficios-de-uma-solucao-de-erp-em-nuvem

A computação na nuvem já faz parte do dia a dia da maioria das pessoas, pelo uso de dispositivos móveis e dos computadores. Para as empresas, as soluções de softwares e armazenamento na nuvem têm se tornado uma importante estratégia de negócio.

Devido à facilidade de uso e à popularidade dos serviços de Cloud Computing, já estão disponíveis soluções de ERP na nuvem. Quer saber mais a respeito?

O que significa uma solução de ERP na nuvem?

Um ERP (Enterprise Resource Planning, ou planejamento de recursos da empresa) é um sistema que armazena informações de todos os setores da empresa em um único lugar.

Uma vez na nuvem, ele fica disponível para ser acessado a qualquer hora, sem a necessidade de instalação de nenhum software. Já é possível utilizar sistemas ERP robustos, como o SAP – totalmente na nuvem, por meio do serviço do Azure da Microsoft.

Quais as vantagens de utilizar uma solução na nuvem?

Confira 5 benefícios de uma solução de ERP 100% on-line agregam à sua empresa:

1. Redução de custos

Os custos do sistema ao longo do tempo são previsíveis, ou seja, você sabe exatamente quanto vai gastar com ele e pode, assim, fazer um planejamento financeiro, sem surpresas ao fim do mês.

Além disso, o investimento em uma solução de ERP na nuvem é baixo, uma vez que não existem gastos com licenciamento de software, instalação e nem a necessidade de disponibilizar um servidor para abrigar o sistema. Isso, inclusive, garante a redução de gastos com energia, pois não há a necessidade de uma máquina potente funcionando 24 horas, nem de espaço físico com refrigeração especial. Assim, você aumenta sua rentabilidade.

2. Segurança dos dados nas mãos do vendedor

A segurança dos dados está nas mãos do vendedor, que conta com tecnologias de ponta, com padrões internacionais de segurança — como a criptografia avançada, SSL e outros —, diminuindo as chances de invasões e perdas de dados confidenciais.

O provedor também conta com uma equipe de especialistas para prover soluções rápidas diante de qualquer problema, garantindo o funcionamento de toda estrutura sem interrupções.

3. Atualizações contínuas

Na utilização dos sistemas tradicionais, é preciso o suporte de toda uma equipe de TI para realizar a manutenção e melhorias de um software. Os custos dessas atualizações são altos, pois o atendimento é individual e pode levar tempo para ser realizado.

Na solução na nuvem, as melhorias e atualizações do sistema têm vantagens, tais como:

  • são realizadas de forma contínua;
  • não impactam a utilização do sistema pelo cliente;
  • não possuem custos extras para que ocorram.

A cada melhoria, todos os usuários do sistema têm acesso rápido às novas funcionalidades e correções.

4. Flexibilidade e mobilidade

O acesso ao sistema na nuvem pode ser realizado de qualquer lugar, usando um computador ou dispositivo móvel. Isso dá ao usuário a mobilidade de acesso às informações sem precisar estar fisicamente na empresa para realizar operações no sistema. Ele pode, então, trabalhar de qualquer lugar e em qualquer horário.

Além disso, a contratação desse tipo de serviço permite flexibilizar a contratação somente do que precisa ser usado no momento — nada a mais, nem a menos. Isso favorece a produtividade, pois há um foco muito específico nas necessidades atuais.

5. Capacidade e disponibilidade

O provedor da solução na nuvem é quem se preocupa em garantir a capacidade do servidor. Sendo assim, você não precisa se preocupar em fazer atualizações de hardware toda vez que houver aumento na utilização do sistema — como uma maior quantidade de usuários utilizando o sistema, por exemplo.

Além disso, a disponibilidade do serviço é totalmente do fornecedor. Logo, a necessidade de adquirir equipamento extra, caso o servidor pare de funcionar, fica totalmente sob a responsabilidade do provedor do serviço.

São muitos os benefícios da utilização de uma solução de ERP na nuvem. Diversas empresas estão migrando para a solução na nuvem para melhorar seus processos e estratégias.

Ficou interessado e gostaria de maiores informações? Entre em contato conosco e fale com um de nossos especialistas. Para mais dicas e novidades, curiosidades sobre TI, siga a Maximiza no TwitterFacebookLinkedIn e Instagram!


Maximiza