Qual a importância do profissional de TI para integrar os seus negócios no mundo digital?

Qual a importância de fortalecer a união entre o profissional de TI e negócios? Confira também algumas dicas de como fazer isso!

Mais do que em um mundo digital, hoje vivemos em um ambiente de mentalidade digital. Nesse cenário, a área de Tecnologia da Informação (TI) vem ganhando um novo patamar nas empresas. Se antigamente o setor era visto apenas como operacional, agora ele passa a assumir um papel estratégico. E, como não podia deixar de ser, cresce também a importância do profissional de TI.

Afinal, com o Business Intelligence e o Big Data, as organizações contam com uma enorme quantidade de dados coletados em tempo real, que podem (e devem) ser transformados em insights para a tomada de decisões mais acertadas. Por isso, já investem em TI estratégico aquelas que perceberam a necessidade de reinventar o seu negócio levando em conta os avanços da tecnologia.

No post de hoje, entenda a importância do profissional de TI para que sua empresa se mantenha atualizada diante das mudanças do mundo digital.

Quais são as funções de um profissional de TI?

Quando falamos em transformação digital, falamos nas tecnologias que transformam os processos da empresa conduzir os seus negócios e como interage com o mercado. Para que isso ocorra, no entanto, é importante romper com a visão de que o departamento de tecnologia é meramente uma área de apoio ou apenas mantendo os equipamentos funcionando.

Confira 6 dicas para ser um analista de TI de sucesso! 

Integrar os diferentes setores da empresa

Para que uma organização tenha sucesso, seus diferentes setores devem trabalhar de maneira integrada tendo como foco a geração de resultados. E isso só ocorre satisfatoriamente quando os dados gerados pelos departamentos são armazenados, compilados e disponibilizados para fácil acesso das equipes.

Cuidar da segurança da informação

No mundo digital, o risco de ataques online a dados da empresa e de seus clientes é um problema a ser solucionado pelos profissionais de TI. Por meio de backups automáticos, por exemplo, é possível manter a integridade dos dados caso haja alguma queda nos sistemas.

Ao trabalhar a segurança da informação, além de reduzir as ocorrências que demandam tempo e dinheiro, o profissional de TI conquista espaço e obtém recursos para realizar os investimentos necessários.

white_board_explaining_monchomasse

Imagem:

Melhorar a comunicação na empresa

Com o uso de tecnologias baseadas na nuvem, o envio de e-mails e mensagens instantâneas ganha cada vez mais relevância como forma de melhorar a comunicação na empresa. O investimento em soluções de TI pode fazer a diferença para a integração dos diferentes setores.

Aumentar a produtividade

A adoção de softwares que otimizam ou eliminam processos repetitivos contribui para o aumento da produtividade do negócio. E, claro, os profissionais de TI são os funcionários mais preparados para gerenciar tais ferramentas, garantindo que não haja perda de tempo com falhas de funcionamento.

Acompanhar as métricas

No ambiente online, o acompanhamento de métricas é fundamental para avaliar a efetividade das ações. Profissionais de TI têm uma visão mais ampla do cenário e não se confundem com indicadores enganosos, os quais não contribuem para a tomada de decisões inteligentes. Dessa forma, é possível saber se as metas planejadas estão sendo alcançadas e quais melhorias podem (e devem) ser feitas para alavancar o desempenho da organização.

Agora você entendeu um pouco sobre a importância do profissional do TI? Vai muito além da parte operacional, não é mesmo? No mundo digital, a missão do TI estratégico é planejar as estratégias de inovação para a sua empresa, garantindo o seu sucesso nos próximos anos.

Quando os objetivos do negócio são atingidos, os ganhos em geral são facilmente realizados. O que você tem feito para integrar o profissional de TI e seus negócios? Ainda tem dúvidas? Faça contato conosco e veja como podemos ajudá-lo!

Para mais dicas e novidades, siga a Maximiza no TwitterFacebookLinkedIn e Instagram!


Carol Moré