O que é Power BI? Descubra se vale a pena investir na solução

Power BI é um conjunto de ferramentas de business intelligence para gerenciar dados e compartilhar ideias com painéis que oferecem uma visão completa das métricas mais importantes de seu negócio em um só lugar. Com ele, usuários empresariais podem obter informação em tempo real, sincronizada por todos os seus dispositivos.

Com um dashboard intuitivo, permite que usuários explorem todos os dados disponíveis, a fim de desenhar soluções mais assertivas para os desafios corporativos.

Conheça o funcionamento e os diferenciais do Power BI

Os aplicativos móveis Power BI são outro grande diferencial, já que permitem acessar dados, relatórios e análises de qualquer lugar, sem representar desafios de usabilidade. Com os painéis predefinidos, criados pelos especialistas da Microsoft, sua empresa pode começar a utilizar os recursos da ferramenta em alguns instantes.

A plataforma ainda oferece alta customização, permitindo que experts obtenham ainda mais da ferramenta, criando seus próprios painéis.

Fazer uma análise de dados criativa fica mais simples com o auxílio da tecnologia, e com Power BI Desktop sua empresa está pronta para unificar as informações locais com aquelas armazenadas na nuvem.

Saiba como a IT Broker aumentou sua rentabilidade com a ajuda da nuvem!

Confira como a nuvem ajudou a Tracan a otimizar os negócios! 

Maximiza é destaque no Microsoft Inspire para soluções Cloud e casos de sucesso, em Washington, D.C.

Possui ainda uma avançada ferramenta de criação de relatórios, que possibilita combinar bancos de dados diferentes e serviços web para resultados ainda mais precisos.

A interface visual ajuda a entender e alterar de forma automatizada os problemas de formatação mais comuns e, com sua coleção de visuais predefinidos, sua empresa pode comunicar mensagens de forma eficaz.

maximiza-power-bi-microsoft

Com o Power BI é possível gerar uma visão 360 graus de suas métricas mais importantes em um só lugar, atualizadas em tempo real e disponíveis em todos os seus dispositivos (celular, tablet, computadores). Ai, sim! 

Tenha integração completa e estabilidade garantida pela Microsoft

Para utilizá-lo, basta conectar-se por gateways do Power BI com dados de seu SQL Server, modelos Analytics e diversas outras fontes de informação no mesmo dashboard, incorporando os relatórios que sua empresa já tem para uma experiência de integração completa. Com mais de 50 apps, o Power BI oferece respostas e insights que atendem as demandas únicas do seu negócio.

O Power BI é uma nova maneira de pensar Business Intelligence e o início do self-service BI. Sua principal vantagem está na redução de custos, já que a ferramenta permite conectar os apps que você mais usa sem exigir novos investimentos.

Experimente os benefícios do Power BI sem estourar seu orçamento

Consulte bases de dados on e offline, publique dashboards via SharePoint e experimente seus recursos gratuitamente (para o consumo de relatórios já publicados) ou comprando uma licença pro, ao custo de US$ 10,00/mês por usuário.

O preço convidativo é a estratégia da Microsoft para universalizar o Power BI, oferecendo recursos avançados de baixo custo para pequenas e médias empresas tão sedentas por informação quanto as maiores.

Hoje é raridade gerir um negócio sem contar com a ajuda de uma série de ferramentas como ERP, CRM, e-mail marketing e redes sociais. Todos esses canais, geram uma quantidade significativa de dados que podem ser motores de decisões mais assertivas.

Compartilhe informação e simplifique a tomada de decisões com auxílio do Power BI

Dados consolidados permitem que executivos tenham acesso à realidade do mercado e parem de tomar decisões por tentativa e erro. O compartilhamento de informação também tem muito a ganhar com a introdução do Power BI em sua empresa.

Desde o lançamento do Office 365, a Microsoft tem se esforçado na direção de virtualizar sua suíte de aplicativos mais popular. As várias mudanças e inovações que surgiram a parte daí tornaram o Power BI não só possível, como fundamental.

Potencializando, o Microsoft Excel permite obter, manipular, analisar e visualizar as KPIs mais importantes da sua indústria com a ajuda das planilhas que você já conhece, dotadas agora de performance inigualável.

Completamente online, podem ser visualizadas de qualquer lugar e manejadas por tantos membros de sua equipe quanto for necessário. Você pode acessar seus dados e relatórios em qualquer lugar com os aplicativos Móveis Power BI, que se atualizam automaticamente.

maximiza-power-bi-microsoft-1

Conheça as ferramentas que potencializarão suas planilhas

Que diferença isso faz no seu já tradicional Excel? As ferramentas power são quatro: Query, Pivot, Map e View. Cada uma delas estende as funcionalidades do aplicativo para que este faça ainda mais.

O Power Query, do inglês “consulta”, permite obter e manipular dados dessas inúmeras fontes, solicitando automaticamente atualizações quando estas estiverem disponíveis. Power Pivot articula a criação de modelos de dados sem que seus usuários precisem sair do Excel, o que possibilita maior produtividade.

Map e View, de forma integrada, permitem navegar por mapas tridimensionais que ajudam a compreender melhor a informação que se tem em mãos, proporcionando a criação de relatórios e dashboards ainda mais interativos. Na prática, isso significa começar sua jornada pelo Big Data com uma ferramenta acessível, confiável e familiar para os usuários do Office.

Entenda algumas desvantagens do Power BI

Embora o Power BI tenha grande potencial, nem tudo são flores. Quem não tem costume de utilizar o Excel provavelmente vai encontrar dificuldades pelo caminho. Os usuários com expertise na ferramenta conseguem se encontrar em alguns instantes e reconhecer o potencial do Power BI, mas quem tem formação básica e lida com planilhas apenas de vez em quando provavelmente não terá facilidade de administrar seus recursos.

Dar seus primeiros passos no Big Data com Power BI pode ser vantajoso para as pequenas e médias empresas, mas organizações mais complexas, que lidam com volumes de dados realmente gigantes podem se ver de mãos atadas frente ao Power BI.

A tecnologia não consegue administrar datasets complexos sem apresentar time-outs e desempenho inferior ao de outros serviços pro. E embora a usabilidade seja um dos destaques que fazem Power BI acessível para sua companhia, ela não deixa de ser um desafio para quem busca simplicidade.

Como toda ferramenta da Microsoft, embarca soluções muito complexas que podem confundir o usuário comum. Entender seus componentes e explorar, de fato, o máximo de suas capacidades vai exigir experiência com o pacote Office que nem todos os membros de sua organização têm.

O funcionamento modular significa um bom tempo investido no entendimento de cada parte do todo. Alguns desafios de performance advém daí, já que a falha de um destes recursos pode significar problemas em toda a integração.

Além disso, o Power BI tem limites bem claros: agendar reports e personalizar notificações não é um de seus fortes.

A qualidade da informação, da qual dependem todos os seus resultados, não pode ser validada por meio da ferramenta. Isso significa que a Microsoft assume que todos os dados alimentados à plataforma estão corretos, o que vai exigir cuidado extra ao longo da implementação.

Se a sua organização tem como parceiro o pacote Office e funcionários capazes de entender bem a ferramenta, o Power BI é um grande aliado. Caso contrário, talvez seja necessário explorar outras alternativas antes de investir.

Explore seus recursos antes de tomar a decisão, faça um teste gratuito! Simplificar sua gestão de TI é fundamental para obter os melhores resultados. Quer saber como fazer isso? Leia o guia que preparamos para você! Ainda tem dúvidas? Entre em contato conosco!

Para mais dicas e novidades, curiosidades sobre TI, siga a Maximiza no TwitterFacebookLinkedIn e Instagram!


Mariane Mazza