Por que 90% das grandes empresas estão usando o Microsoft Teams?

Como o Microsoft Teams derrotou outras soluções e se tornou a plataforma preferida no local de trabalho das grandes empresas?

microsoft-teams-maximiza-grandes-empresas-eua

Em julho de 2019, a Microsoft anunciou que seu serviço de colaboração de equipes atingiu 13 milhões de usuários ativos diariamente. Quase um ano depois, em março de 2020, anunciou que o Microsoft Teams havia atingido 75 milhões de usuários ativos e uma média de 4,1 bilhões de minutos em reuniões virtuais por dia, um aumento de quase seis vezes mais em seu uso. A solução que é um hub para trabalho em equipe se tornou o principal aplicativo de mensagens nas empresas – superando o seu principal concorrente Slack.

Atualmente, 91 das 100 maiores empresas dos EUA usam a plataforma, segundo a Fast Company. O software cada vez mais flexível integra perfeitamente bate-papo, chamadas, compartilhamento de arquivos, videoconferências e aplicativos de terceiros para permitir que os funcionários se envolvam em um fluxo de trabalho não linear. “As pessoas estão pedindo uma maneira de reunir uma massa crítica de recursos”, diz Jared Spataro, vice-presidente corporativo do Microsoft 365, o pacote de produtividade baseado em nuvem da empresa.

MICROSOFT TEAMS PELO MUNDO

Devido a pandemia, a maioria das organizações entraram em home office e foi recomendado que seus funcionários trabalhassem de casa. Essa mudança resultou em um disparo do uso de ferramentas de comunicação como o Microsoft Teams e novas estatísticas tem surgido como o salto de 500% no uso de reuniões, chamadas e conferências de equipes no hub, além de 200% no uso de equipes em dispositivos móveis, como é o caso do Microsoft Teams na China.

Com todas as ferramentas em mãos, as equipes em diferentes empresas tem facilmente a oportunidade de editar documentos no aplicativo, por exemplo, em vez de exigir que as pessoas alternem entre várias ferramentas ou janelas. A Microsoft também traz novas condições para funcionalidades muitas vezes esquecidas quando falamos em um conjunto de produtividade – mas agora bastante utilizadas pelas pessoas que estão na linha de frente como médicos, funcionários de atendimento ao cliente e equipes de manutenção – são recursos como relógios e software de gerenciamento de cronograma.

microsoft-teams-maximiza-grandes-empresas-eua-01

UM ÓTIMO CASE DE UMA GRANDE EMPRESA: IKEA

Como ótimo exemplo de uma grande empresa pelo mundo temos a Ikea, sueca, famosa por seus móveis de baixo preço para que os clientes montem em casa. A Ikea implantou o Microsoft 365 para que todos os 166.000 colaboradores utilizassem.

Assim, os funcionários adotaram rapidamente o Microsoft Teams para colaborar interna e externamente. A adoção de equipes ajudou a empresa a apoiar seus esforços de sustentabilidade, reduzindo processos baseados em papel e substituindo viagens e agendamentos de turnos por colaboração digital. “Vimos a oportunidade de conectar pessoas e ajudá-las a participar das melhorias em andamento em nossa empresa, compartilhando seus conhecimentos, mas isso simplesmente não era possível em nosso ambiente anterior”, conta Fabian Haeberlein, vice-gerente de marketing da loja de Huurre.

Os recursos de segurança incorporados no Microsoft 365 ajudaram a IKEA a adotar totalmente uma maneira moderna de trabalhar. Com o foco em melhorar as comunicações e a colaboração, a IKEA fez da implantação de equipes da Microsoft para todos na organização uma prioridade. Em cinco meses, todos os funcionários tiveram acesso ao Teams e havia 75.000 usuários ativos. Após a rápida implantação, a empresa começou a concentrar-se na adoção total e na desativação de seus servidores locais, que os colegas corporativos já haviam usado anteriormente para bate-papo e reuniões.

Fabian Haeberlein apreciou os benefícios imediatamente. “O uso do Microsoft Teams facilita nossa vida na loja e nos ajuda a atingir nossas metas de sustentabilidade, porque não precisamos usar tanto papel. Calculamos que, só aqui nesta loja, poderíamos economizar SEK364.000 [US $ 37.700] substituindo nosso processo de agendamento atual digital por turnos. E você pode imaginar quanto poderíamos economizar como empresa se usássemos em todas as lojas da IKEA em todo o mundo?”

microsoft-teams-maximiza-grandes-empresas-eua-03

MICROSOFT TEAMS NO BRASIL 

No Brasil, professores e alunos tem se conectado através das salas de aula online, chats e videochamadas. Através do hub, o programa que tem sido um excelente aliado no ensino e no aprendizado, já que permite a comunicação em grupos ou individualmente, uma importante forma de continuar a dar voz para cada uma das crianças e adolescentes na pandemia, seja para tirar dúvidas, dar novas ideias e compartilhar seus aprendizados. 

Muitas companhias também fazem da solução suas principais parceiras no nosso país neste momento, principalmente por conta de toda a sua segurança e facilidade: o Microsoft Teams tem seus dados são criptografados sempre. O hub está dentro dos padrões de conformidade, incluindo ISO 27001, a LGPD e até a GDPR, as leis de privacidade da Europa. A plataforma também faz parte da rede global de datacenters da Microsoft, que possui um modelo operacional transparente, assegurando que seus dados estarão protegidos com as medidas de segurança mais avançadas do mundo. A plataforma traz opções de extensibilidade e APIs abertas com mais de 150 empresas podendo fornecer atualizações e notificações de serviços de terceiros, como Zendesk, Asana, Hootsuite, GitHub e Twitter.

MICROSOFT TEAMS NA SUA EMPRESA

É fato que devido ao Covid-19, ao crescente trabalho remoto, e novos recursos das plataformas concorrentes, o Teams está mensalmente aprimorando as suas atualizações e trazendo novas experiências aos usuários. Por exemplo, em breve será possível personalizar modelos de bate-papo e colaboração em equipes como para uma ala hospitalar ou bancos. O Microsoft Teams agora também permite reunir mais pessoas: as conversas em grupo acomodam até 250 usuários e as equipes poderão ter até 10.000 membros, além de muito outros benefícios.

Agora que você já sabe de todas as funcionalidades do Microsoft 365 e do Microsoft Teams, além da economia que pode trazer tanto pra pequenas quanto grandes empresas, não deixe de considerar esta ideia. Fale com a Maximiza e saiba mais sobre soluções de comunicação integrada. Entre em contato conosco hoje mesmo!


Carol Moré