Entenda o Modo Kiosk: funcionalidade do MDM permite personalizar dispositivos móveis

O Modo kiosk permite executar restrições de acesso aos recursos e configurações em um dispositivo móvel. Saiba como funciona no MDM

urmobo-modo-kiosk-personalizacao-02

Dentro de uma solução de MDM (gerenciamento de dispositivos móveis), existem vários benefícios específicos que ajudam (e muito!) na proteção, integridade da rede e inteligência dos dados de uma empresa.

O objetivo de uma gestão de dispositivos móveis é funcionar como um administrador de aplicativos nos devices da empresa, tais como smartphones e tablets, possibilitando a fácil interação entre colaboradores e o monitoramento das atividades de equipes remotas.

A urmobo, sistema completo de MDM parceiro da Maximiza, possui diversas funcionalidades (e algumas vantagens em relação aos concorrentes) que já falamos por aqui.

Nesse post explicaremos como funciona o chamado Modo Kiosk, também conhecido como ‘Launcher’ ou ‘Lockdown’. O recurso possibilita a troca do fundo de tela, o bloqueio, até a liberação de apps e dos aparelhos geridos por uma ferramenta de MDM.

MODO KIOSK

O Modo Kiosk limita o acesso a algumas funções dos aparelhos e configurações de um dispositivo móvel. Como o nome sugere, é especialmente útil para transformar o equipamento em um ‘quiosque digital’, mas o programa também tem muitas outras utilidades.

Desta forma, é possível enviar comandos para a personalização de telas, limitar o uso de aplicações e bloquear o aparelho ou algumas de suas funções e informações fora do horário comercial, já que um dos problemas mais críticos que temos, quando falamos em mobilidade corporativa, é o uso inadequado dos dispositivos.

urmobo-modo-kiosk-personalizacao-01

COMO FUNCIONA?

O Modo Kiosk funciona dentro de um sistema operacional do smartphone ou tablet e pode ser configurado conforme as necessidades e políticas do projeto de gestão da companhia – assim, cada grupo de dispositivos pode ter suas restrições de uso diferentes.

Dentro de uma gestão de MDM, o launcher é a tela inicial, a “área de trabalho”. É nela que ficam localizados os atalhos para principais aplicativos e configurações e é nessa interface que controlamos o menu onde os apps personalizados por um gestor podem ser acessados. Do contrário, o device é somente apenas um aparelho pessoal utilizado no horário comercial, sem restrições nem controles específicos para o ambiente corporativo.

Para configurar, basta acessar a ferramenta online através de um computador com acesso à internet. Acessando a plataforma da Urmobo, por exemplo, você poderá definir facilmente as configurações que deseja, quais aplicativos podem ser instalados/utilizados, sejam eles de terceiros ou do aparelho.

O objetivo do Modo Kiosk é justamente evitar usos indevidos dos aparelhos e equipar os colaboradores para otimizar o seu desempenho, já que muitos usuários realizam instalações ou remoções de aplicativos necessários para o trabalho.

POR QUE É IMPORTANTE PERSONALIZAR O MODO KIOSK?

O Launcher personalizado é um dos recursos mais demandados em uma solução de mobile device management. Ele agiliza processos, aumenta a produtividade, e ainda, fortalece a segurança das informações armazenadas e enviadas para os celulares e tablets empresariais. Tudo isso trazendo economia para a empresa.

Com a personalização, o usuário acessa apenas os aplicativos autorizados pela empresa reduzindo o consumo do pacote de dados de Internet, por exemplo. Com a restrição de certos apps, é possível evitar que arquivos e informações sejam transmitidos por meio de aplicativos de mensagem e para pessoas indesejadas. Diversos sites e apps que poderiam atuar como distrações (e, em casos mais sérios, até mesmo como violações de conduta) são bloqueados.

É possível ver que, com o modo kiosk, a sua empresa garante uma padronização: de fundos de tela, otimização de capacidade, gastos menores, segurança do usuário e limitação das aplicações, e ainda evita as questões trabalhistas.

Se você quer garantir a produtividade dos seus funcionários e gerenciar os dispositivos móveis que eles utilizam, não perca mais tempo. Entre em contato com a Maximiza agora mesmo e faça um Trial gratuito da Urmobo!


Carol Moré