Educação: Como o Microsoft Teams pode ajudar professores, alunos e instituições de ensino?

maximiza-microsoft-teams-educacao-02

Microsoft Teams: a solução é um hub para trabalho em equipe do Microsoft 365. Com a ferramenta, é possível conversar, fazer reuniões, ligar e colaborar em um único local, não importa onde você esteja.

Utilizada por mais de 500 mil empresas em todo o mundo, o Microsoft Teams tem facilitado a colaboração e a produtividade em organizações de todos os tipos e tamanhos e aumentado a produtividade de quem faz home office. No contexto educacional, ele vem provando ser uma forma poderosa de ajudar alunos e professores a trabalharem de forma mais dinâmica. 

O software, integrado ao Microsoft 365, traz recursos de reuniões, anotações, bate-papos e mais. Também é possível utilizar as várias extensões da Microsoft e de terceiros, como integrações com Skype, SharePoint e Exchange.

Já a ferramenta no ambiente escolar é possível criar salas de aula colaborativas, reunir arquivos e comunicados e utilizar outros valiosos recursos, como OneNote e Forms. Vamos falar então de algumas de suas funcionalidades na educação? Confira!

FUNCIONALIDADES MICROSOFT TEAMS NA EDUCAÇÃO

maximiza-microsoft-teams-educacao-01

Por que utilizar Microsoft Teams em sala de aula?

O Teams realmente reune tudo em um só lugar. É uma plataforma ininterrupta que simplifica fluxo de trabalho de ensino, mas também possibilita que você crie um espaço para uma colaboração mais robusta entre os alunos. 

O programa que tem sido um excelente aliado dos professores no ensino e no aprendizado dos alunos. Ele permite a comunicação em grupos ou individualmente, uma importante forma de continuar a dar voz para cada uma das crianças e adolescentes na pandemia, seja para tirar dúvidas, dar novas ideias e compartilhar seus aprendizados. 

  • Os professores podem mandar mensagens e comunicados para alunos individualmente ou para turmas inteiras; 
  • Com o recurso “Canais”, os professores podem criar subcategorias dentro de cada equipe. Isso é especialmente útil para armazenamento de arquivos, projetos especiais ou um assunto específico;
  • Os usuários podem realizar videoconferências usando a tecnologia interna do Skype ou participar de discussões em vídeo com o Flipgrid, que também é integrado diretamente à plataforma;
  • Os professores podem utilizar o OneNote para compartilhar anotações e arquivos para a turma inteira no TeamsO OneNote também podem ser compartilhados entre os membros do corpo docente para coletar e selecionar recursos, colaborar e desenvolver novos documentos e compartilhar materiais de desenvolvimento profissional. 

A Microsoft se uniu a plataforma Chalkup no início de 2018 e novas atribuições foram feitas ao programa. Os professores também podem gerenciar seus exercícios sem sair do ambiente do Teams. 

Com as ferramentas de tarefas, os professores agora podem: 

  • Criar, atribuir, coletar e dar feedback sobre os exercícios;
  • Anexar arquivos relevantes — ferramentas do Microsoft Office como Word, PowerPoint, Excel e OneNote são criadas diretamente na plataforma, para que você possa criar com essas ferramentas e atribuir aos alunos o mesmo desempenho. 
  • Criar, salvar e usar rubricas para avaliar o trabalho do aluno: O criador de rubricas é personalizável e permite que os usuários adicionem comentários por escrito. 

Como o Teams pode mudar o modo como os professores trabalham? 

Com o tanto que se pode ter em uma única plataforma, não é mais necessário lidar com o incômodo de misturar contas, fazer login múltiplo e alternar entre aplicativos. Dessa forma, sobra mais tempo e energia para se adaptar e realmente aproveitar o que essas ferramentas têm a oferecer. 

  • O professor poder fazer uma videochamada rápida com um colega para trocar ideias; 
  • Saber que os alunos podem interagir em um ambiente perfeito significa que o professor pode atribuir mais projetos colaborativos e monitorar o andamento das coisas em cada grupo;
  • Fazer com que o treinamento seja realizado em uma plataforma onde todos podem participar promove a integração até dos alunos mais introvertidos — até mesmo os alunos tranquilos têm a oportunidade de ter uma voz ativa nas discussões;
  • Ter um local central para aprender e interagir com os colegas de profissão — onde os professores podem compartilhar informações e discutir questões e projetos importantes — pode significar menos reuniões demoradas;

Por onde começar? 

Sim, realmente são muitos recursos apresentados dentro do Microsoft Teams. Podem parecer demais no começo e causar medo, principalmente para quem não tem muito jeito com tecnologia. 

Recomendamos aprender aos poucos e com calma, escolher um projeto específico e tentar operar o projeto inteiro com o Microsoft Teams. 

Aprender também com o Microsoft Teams pode ser uma aventura dinâmica, prática e divertida, não só para os alunos! Depois de testar o Teams com um único projeto, você terá uma ideia melhor de como poderá usá-lo em outras áreas. 

Ficou interessado no Microsoft Teams? A Microsoft está oferecendo gratuitamente o Microsoft Teams para organizações e escolas de todo o mundo. Inscreva-se aqui. 


Carol Moré