Business Intelligence e Data Analytics: entenda as diferenças!

maximiza-business-inteligence-data-analytics-01

Os termos Business IntelligenceData Analytics são muito utilizados no mercado pelos gestores e principalmente gerentes de TI. Além de muito mencionados no mundo dos negócios, os executivos provavelmente sabem a importância para a gestão, mensuração de dados e até mesmo para a redução de custos.

Entretanto, a maioria dos especialistas apresentam os dois termos em conjunto, mas para que haja uma tentativa em obter um foco mais claro e eficaz, é necessário entender as diferenças entre eles.

Ficou curioso e quer saber mais sobre a diferença entre Business Intelligence e Data Analytics? Então, não deixe de ler até o final para não perder nenhum detalhe!

Afinal, o que é Business Intelligence?

O Business Intelligence, ou BI como é comumente conhecido, é o uso de dados para auxiliar os gestores na tomada de decisões. Assim, após a ferramenta coletar e analisar uma vasta porção de dados estratégicos, a empresa consegue, a partir daí, planejar formas para melhorar seus processos e projetar seus próximos passos de forma mais eficiente.

Isso só é possível, pois, graças a essa ferramenta, consegue-se identificar todos as estratégias que deram certo e que trouxeram resultado para a empresa, bem como aqueles que não tiveram muito sucesso. Isso possibilita direcionamento para tomada de decisões com base em dados objetivos e confiáveis.

E agora, o que é Data Analytics?

Objetivamente, Data Analytics, ou DA, é a ciência da análise de dados. Em outras palavras, auxilia na descodificação e análise de informações por meio de algoritmos e softwares de alta complexidade de acordo com o objetivo da empresa. Podemos dizer, então, que é uma prática que obtém dados estratégicos de qualidade.

Se o Business Intelligence é a parte de tomada de decisão, o Data Analytics é o processo de fazer perguntas. Para isso, são implementadas ferramentas de análise quando a empresa sente a necessidade de entender as novas tendências do mercado.

Depois de feita toda a varredura das informações, o BI entra para tornar essas previsões em modelos estratégicos para a empresa, projetando meios eficazes para alcançar o objetivo final — maximizar os lucros, reduzir os custos e otimizar procedimentos.

maximiza-business-inteligence-data-analytics-02

Quais são as diferenças entre Business Intelligence e Data Analytics?

Como vimos, o Data Analytics deve ser considerado como a fase de pergunta que possibilita que os gerentes de TI tenham previsões precisas sobre as possibilidades de tendências futuras. Esse procedimento antecede a fase de tomada de decisões do Business Intelligence.

Confira 6 dicas para ser um analista de TI de sucesso! 

O mercado está cada vez mais exigente, obrigando empresas, principalmente aquelas já são bem estruturadas e estabelecidas, tomarem decisões baseadas em dados concretos e certeiros e não apenas em intuição ou achismo. Só assim, conseguirá ganhar destaque de seus concorrentes e consequentemente gerar lucros casa vez maiores.

Por isso, além de entender a diferença entre esses dois processos, é importante compreender que a tomada de decisão de uma empresa pode gerar resultados absurdamente positivos, mas que para isso, deve sempre levar em consideração informações verdadeiras e concretas, deixando de lado especulações.

Entendeu a importância em diferenciar Business Intelligence e Data Analytics? Está pronto para implementá-los na sua empresa? Conte com a Maximiza para contribuir para a gestão automatizada do seu negócio! Se tiver qualquer dúvida, entre em contato conosco e fale com um de nossos especialistas.

Para mais dicas e novidades, curiosidades sobre TI, siga a Maximiza no TwitterFacebookLinkedIn e Instagram!

Imagens: Unsplash


Maximiza