Azure Data Lake Analytics: Conheça o serviço de análise sob demanda que simplifica o Big Data

O Azure Data Lake Analytics é uma arquitetura de processamento de dados distribuída e baseada em nuvem oferecida pela Microsoft na nuvem Azure

maximiza-azure-data-analytics

O Microsoft Azure traz um conjunto cada vez maior de serviços na nuvem para ajudar sua empresa a enfrentar desafios e continuar os negócios, ainda mais em tempos de pandemia e trabalho remoto. O Azure traz liberdade de criar, gerenciar e implantar aplicativos em uma enorme rede global usando suas ferramentas e estruturas favoritas.

E hoje vamos destacar particularmente o Microsoft Azure Data Lake, que faz parte da plataforma de nuvem pública Microsoft Azure, que inclui mais de 200 produtos e serviços em nuvem. O Azure Data Lake é uma plataforma de nuvem projetada para oferecer suporte a análises de big data. Ela fornece armazenamento ilimitado para dados estruturados, semiestruturados ou não estruturados de qualquer tamanho.

Como funciona o Azure Data Lake?

Construído no armazenamento de Blob do Azure, que é a solução de armazenamento de objeto da Microsoft para a nuvem, o Azure Data Lake é um recurso de baixo custo, armazenamento em camadas e alta disponibilidade. Ela se integra a outros serviços do Azure, incluindo o Azure Data Factory, que é uma outra ferramenta para criar e executar processos de extração, transformação e carregamento (ETL).

A solução é baseada na plataforma de gerenciamento de cluster Apache Hadoop YARN (Yet Another Resource Negotiator), e pode escalar dinamicamente em servidores SQL dentro do Data Lake, bem como servidores em Banco de Dados SQL do Azure e Azure SQL Data Warehouse.

Azure Data Lake Analytics

Dentro do Azure Data Lake temos o Azure Data Lake Analytics, que é a plataforma de análise sob demanda para big data. Os usuários podem desenvolver e executar programas massivamente paralelos de transformação e processamento de dados em U-SQL, R, Python e .NET em petabytes de dados. (U-SQL é a linguagem de consulta de big data criada pela Microsoft para o serviço Azure Data Lake Analytics). Com o Azure Data Lake Analytics, os usuários pagam por trabalho para processar dados sob demanda em um ambiente de análise como serviço. Ou seja, é uma solução de análise econômica porque você paga apenas pelo que usa.

Em vez de implantar, configurar e ajustar o hardware, você escreve consultas para transformar seus dados e extrair informações importantes. O serviço de análise consegue manipular trabalhos de qualquer escala de maneira instantânea, simplesmente configurando o controle para a quantidade de potência necessária.

Atualizado periodicamente, o Data Lake Analytics provisiona recursos de maneira dinâmica e permite a análise de dados em terabytes ou até mesmo em petabytes. À medida que o tamanho dos dados armazenados ou da quantidade de recursos de computação utilizados aumenta ou diminui, você não precisa reescrever os códigos.

maximiza-azure-data-analytics-tela

Principais Benefícios

  • Funciona com todos os seus dados do Azure;
  • Integração total com seus investimentos de TI;
  • Financeiramente viável e econômico;
  • Escala dinâmica;
  • Desenvolve programas paralelos de forma massiva, com simplicidade;
  • Depura e otimizar seus programas de Big Data com facilidade;
  • Virtualiza suas análises;
  • Possui segurança de nível empresarial, auditoria e suporte;

 

O que posso fazer com o Azure Data Lake Analytics?

Alguns exemplos de uso do Azure Data Lake Analytics, mas não fica-se limitado a isso:

  • Preparar grandes quantidades de dados para inserção em um Data Warehouse;
  • Processamento de dados copiados da web para ciência e análise;
  • Vasculhar textos e converter rapidamente em tokens para permitir a análise de contexto e sentimentos;
  • Usar inteligência de processamento de imagem para processar rapidamente dados de imagem não estruturados;
  • Substituir o processamento em lote mensal de longa duração por processos distribuídos de execução mais curtos;

 

Quem precisa do Azure Data Lake Analytics e por quê?

A solução Azure Data Lake foi projetada para organizações que desejam aproveitar as vantagens do big data pois fornece uma plataforma de dados que pode ajudar desenvolvedores, cientistas de dados e analistas a armazenar os dados de qualquer tamanho e formato e realizar todos os tipos de processamentos e análise em várias plataformas e linguagens de programação.

O sistema pode funcionar com suas soluções existentes, como gerenciamento de identidade e soluções de segurança. Ele também se integra a outros data warehouses e ambientes de nuvem sendo útil para empresas que precisam por exemplo, processar dados de streaming em tempo real, ter suporte para ambientes em nuvem híbrida, velocidade de implantação, além de recursos corporativos para segurança, criptografia e governança.

Pode parecer complicado a primeira vista, mas você nem precisa instalar nada no seu computador pessoal para usá-lo. Você pode simplesmente trabalhar com a plataforma em seu navegador favorito. Para começar, fale com a gente!

A Maximiza fornece uma solução completa para que você transforme seus dados em percepções e decisões para seus negócios. Entre em contato conosco!


Carol Moré